Tempo de leitura: 4 minutos

Mala de mão para viagem: Veja seus direitos

Escolheu uma mala de mão para viagem, mas não sabe seus direitos? Acompanhe a leitura e entenda tudo sobre mala de mão.

Com o reajuste na taxa que as companhias aéreas podem cobrar para embarque de malas no compartimento de bagagens, cada vez mais passageiros têm escolhido diminuir a quantidade de itens que levam consigo em uma viagem.

Isso porque os passageiros têm direito a embarcar com uma bagagem de mão na cabine do avião sem custos, uma prática que tem se tornado cada vez mais comum entre os viajantes.

Porém, essa bagagem deve se encaixar nas exigências da companhia aérea, para garantir a segurança e a boa logística da viagem.

Por isso, se a bagagem não seguir os requisitos da companhia, o passageiro pode ter problemas durante o embarque.

Vai viajar com mala de mão e quer evitar dores de cabeça no aeroporto? Trouxemos algumas dicas sobre embarque com bagagem de mão, acompanhe a leitura conosco!

O que posso levar na mala de mão para viagem?

A sua bagagem de mão pode ser uma bolsa, uma mochila para notebook ou mesmo bolsa para bebê, desde que esteja dentro do peso e das dimensões permitidos pela companhia aérea do seu voo.

Deve ser guardada preferencialmente no compartimento superior da cabine, mas também pode ser encaixada sob o assento em frente ao seu, a não ser que você que viaje na primeira fila ou em alguma das saídas de emergência.

Alguns dos principais itens que geram dúvida, e que você pode sim levar na sua mala de mão para viagem, são:

  • Cigarros eletrônicos, que só podem ser transportados como bagagem de mão;
  • Casaco, jaqueta ou semelhante;
  • Guarda-chuva de bolso sem ponta (não são permitidos guarda-sóis ou guarda-chuvas de grandes dimensões);
  • Câmera fotográfica pequena;
  • Par de binóculos;
  • Artigos de leitura (livros, revistas ou tablet);
  • Instrumentos musicais, dentro das dimensões máximas permitidas;
  • Medicamentos, junto com a receita médica.

O que não posso levar na mala de mão para viagem?

Após checar quais itens você pode levar na mala de mão, para evitar dor de cabeça durante o embarque, é ainda mais importante ficar atento(a) aos itens que não podem viajar na bagagem que vai com você na cabine do avião.

Seguindo os protocolos de segurança para viagens aéreas, a bagagem transportada no compartimento de carga e a sua bagagem de mão são revistadas pelos agentes de segurança no aeroporto durante o embarque.

Vai viajar e quer sair quais itens não pode levar com você na cabine do avião?

Trouxemos para você os principais itens que não podem estar na sua mala de mão para viagem:

  • Líquidos, géis, aerossóis;
  • dispositivos de eletrochoque, armas de fogo de todo tipo (inclusive, réplicas e armas de brinquedo) ou outros dispositivos que disparem projéteis; 
  • objetos pontiagudos ou cortantes, como facas ou estiletes; 
  • lixas, tesouras; ferramentas de mão de obra ou pinças; 
  • lâminas de barbear, excluindo aparelho de barbear em cartucho;
  • tacos de beisebol e tacos de sinuca.

Mas se você tem dúvida se pode ou não levar algum item específico na sua bagagem de mão, vale checar quais são as restrições informadas pela companhia aérea responsável pelo seu voo.

Quais as dimensões permitidas de mala de mão?

De maneira geral, o passageiro ou passageira pode viajar com sua mala de mão sem custos, desde que a bagagem seja leve o bastante para ele ou ela consiga guardar a mala no compartimento superior da cabine sem necessidade de ajuda.

Por isso, ao embarcar no aeroporto, é importante ficar atento aos dois principais critérios das companhias para permitir que você embarque com sua mala de mão: peso máximo e dimensões máximas.

Para ser aceita nas cabines das principais companhias aéreas que operam no Brasil, o peso máximo que sua mala de mão pode ter varia de 10 a 16 quilos, a depender da política interna da companhia.

Já as dimensões máximas aceitas são de:

  • 55 cm x 35 cm x 25 cm (comprimento, altura e largura). Essas dimensões incluem bolsos, alças e rodas.

Se a sua mala de mão obedecer aos requisitos mas não houver espaço suficiente para o transporte dela na cabine, você tem direito a embarcá-la no compartimento de bagagens sem custo adicional.

Mas se a sua mala de mão não cumprir os requisitos mínimos de peso e dimensões, a companhia aérea pode exigir que você pague uma taxa para enviá-la no compartimento de bagagens. 

Se o passageiro se recusar a pagar essa taxa, infelizmente as companhias aéreas podem se resguardar da responsabilidade de transportar e/ou guardar a bagagem. 

Por isso, se você está planejando viajar levando mala de mão, é muito importante conhecer as regras da companhia aérea responsável pelo seu voo para transporte de bagagem na cabine do avião.

Quer planejar sua viagem nos mínimos detalhes? Baixe grátis nossa checklist!

Se você quer planejar sua próxima viagem nos últimos detalhes e sem esquecer itens importantes, não deixe de baixar nossa checklist de viagem!

Gabriela Atanásio

Analista de Operações Jurídicas na Resolvvi e advogada de formação, Gabriela escreve artigos para o Portal Resolvvi sobre direitos do consumidor.

Todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *