Tempo de leitura: 10 minutos

Entenda como o Mercado Pago pode negativar seu nome e como evitar

Saiba como o Mercado Pago pode negativar seu nome e o que fazer para não cair nessa situação. Entenda os motivos pelos quais isso pode ocorrer e proteja-se.

A empresa Mercado Livre, conhecida por sua imensidão de produtos vendidos online, possui um outro serviço: o Mercado Pago.

Este serviço é, portanto, uma carteira digital utilizada por comerciantes que a contratam para realizar vendas nas modalidades de crédito e débito, sejam elas em lojas físicas ou virtuais.

No entanto, além dessa função, o Mercado Pago também oferece linhas de crédito aos seus clientes, inclusive empréstimos para negativados.

Mas assim como em qualquer outra situação de concessão de crédito, o empréstimo no Mercado Pago suja o nome do consumidor em caso de inadimplência.

Sendo assim, se você quer saber mais sobre Mercado Pago e negativação do nome do consumidor, não deixe de acompanhar a leitura deste artigo!

O que é o Mercado Pago?

Antes de tratarmos sobre em qual situação o Mercado Pago pode negativar o nome de um cliente, achamos importante que você conheça um pouco mais desse serviço.

Resumidamente, o Mercado Pago é uma solução de pagamento criada pelo Mercado Livre (uma gigante no ramo das vendas online no Brasil).

De início, essa ferramenta era utilizada apenas como uma marketplace, função que assegurava a confiabilidade de uma compra para os usuários.

Com o sucesso da marca e com a boa reputação que tem, outras funções foram sendo adicionadas ao Mercado pago, como as vendas em lojas online, em redes sociais, maquininhas de cartão de crédito e linhas de crédito (empréstimos).

Hoje, o Mercado Pago tem um grande espaço entre as subadquirentes que atuam no Brasil.

Se você não sabe, subadquirentes são empresas que atuam na intermediação entre comprador, vendedor, bandeira de cartões de crédito e bancos nas compras realizadas por crédito ou débito.

Por isso, hoje em dia o Mercado Pago se consolidou como um meio de pagamento confiável e seguro.

Leia também: 5 financeiras confiáveis para negativados: Descubra agora!

Os empréstimos no Mercado Pago

Agora que você já sabe o que é como funciona o Mercado Pago, deve estar se questionando: mas como um cliente pode ter o nome negativado?

Bom, a resposta para isso é simples: se ao solicitar e ser concedido um empréstimo pelo Mercado Pago o cliente não pagar as parcelas, ele pode sofrer a negativação do nome.

Ou seja, assim como pode ocorrer com empréstimos de qualquer banco ou instituição.

De fato, as condições da linha de crédito pelo Mercado Pago são bem atraentes para os vendedores parceiros.

Isso porque, a depender do perfil do cliente, ele pode conseguir empréstimos de até R$ 500 mil, com pagamentos em até 24 parcelas.

Porém, toda atenção aos pagamentos é pouca, afinal, não há nada de bom em um empreendedor ficar o nome sujo, já que o problema pode atrapalhar tanto a vida pessoal quanto a do negócio.

Afinal, o Mercado pago pode negativar nomes de consumidores?

Como já adiantamos, sim, o Mercado Pago pode negativar o nome de um cliente que solicitou um empréstimo.

Ao ter o crédito concedido, rapidamente o Mercado Pago credita o valor na conta do solicitante.

Desse modo, passa a ser responsabilidade do cliente arcar com os pagamentos das parcelas (na quantidade e valores estipulados em contrato).

Porém um dos diferenciais do empréstimo do Mercado Pago é a condição de pagamento facilitado, podendo o cliente quitar o valor das parcelas de duas formas:

  • Por débito de um valor fixo mensal do saldo disponível em conta;
  • Ou por débito de uma porcentagem a cada venda realizada.

Porém, assim como é possível consultar no site do Mercado Pago, também é possível que o cliente realize o pagamento das parcelas por PIX, boleto bancário, cartão de débito e transferência TED, por exemplo.

No entanto, se mesmo com tantas formas de realizar o pagamento o cliente se mantiver em débito com as parcelas, começará a sofrer custos adicionais diários.

Além disso, não poderá usar o Mercado Crédito como meio de pagamentos ou fazer compras no Mercado Livre e nem pagamentos pelo Mercado Pago.

E se mesmo com as tentativas de negociação o débito persistir, o Mercado Pago poderá negativar o nome do cliente.

Ou seja, inscrever o nome dele ou dela nos órgãos de proteção ao crédito.

👉 Seu nome está negativado indevidamente? Conte com a Resolvvi e verifique grátis agora mesmo se você tem direito de receber uma indenização.

Quais são os problemas de ter o nome negativado?

Se ter o seu nome negativado enquanto não empreendedor já é um problemão, enquanto empreendedor pode ser ainda pior, pois pode afetar também o seu negócio.

Afinal, as empresas e bancos passam a ver o consumidor negativado como alguém que não pode assumir suas responsabilidades financeiras.

Por isso, é comum questionar até se quem tem nome sujo pode comprar no carnê.

Nesse sentido, entre as principais consequências do nome negativado, podemos destacar:

  • Passar por dificuldades na hora de alugar um imóvel;
  • não conseguir emitir talões de cheque;
  • passar por rompimentos de possíveis negócios em andamento, se for o seu caso;
  • ser impedido de conseguir um empréstimos, financiamento e cartões de crédito.

Portanto, a melhor saída diante de uma negativação do nome é negociar as dívidas!

A seguir confira nossas dicas para evitar que o Mercado Pago negative o seu nome.

Como evitar que o Mercado Pago negative o meu nome?

Não só pelo Mercado pago, mas para evitar que tenha o nome negativado por qualquer empresa, a dica mais precisa é: não faça dívidas se não puder arcar com os pagamentos!

No caso de empréstimos, que geralmente possuem altos valores, a atenção tem que ser redobrada.

Nesse sentido, confira outras dicas para contratar o empréstimo de forma mais segura:

  • Analise a progressão de seus rendimentos e de sua empresa: se sentir que o valor da parcela do empréstimo irá impactar muito nas suas finanças, é melhor evitar ou optar por um empréstimo de menor valor;
  • Utilize a opção de débito do valor da parcela diretamente da sua conta: com o débito automático é menos provável que você se esqueça do dia do pagamento das parcelas. Além disso, se certifique de que tem valor suficiente próximo ao dia da cobrança;
  • Tenha um bom planejamento das suas finanças: tenha todos os gastos mensais na ponta do lápis, mês após mês, para evitar surpresas desagradáveis.

Com essas dicas você pode se livrar das dores de cabeça que acompanham a negativação!

E se o Mercado Pago negativar o meu nome indevidamente?

Agora que você já sabe tudo sobre Mercado Pago e negativação do nome, é hora de ficar por dentro de um problema real: o nome negativado indevidamente.

Isso ocorre quando uma empresa comete o erro de inscrever (ou manter inscrito) o nome de um consumidor nos órgãos de proteção ao crédito em situações como:

  • Dívida não feita ou já paga;
  • Serviço não contratado ou já cancelado;
  • Quando o consumidor tinha uma dívida negativada, negociou, pagou e ainda sim a empresa manteve a negativação (após 5 dias úteis).

Nesse sentido, não só o Mercado Pago, mas qualquer outra empresa, pode cometer esse erro.

Assim, diante das várias consequências do nome sujo que pode sofrer o(a) consumidor(a), ele ou ela pode contar com dois direitos principais:

Portanto, se for o seu caso, não deixe de contar com a Resolvvi para fazer justiça!

Avalie o seu caso grátis em nosso site e nós te ajudaremos a dar entrada no pedido de indenização de forma 100% online e sem burocracias.

E o melhor de tudo: você só paga pelo serviço se ganhar!

Porém, para que tudo ocorra da melhor forma, aqui vão algumas provas das quais você irá precisar:

  • Comprovante de negativação (que pode ser um print da consulta do seu nome);
  • Comprovante de pagamento, bem como boletos e faturas;
  • Caso o pagamento tenha sido feito após um acordo, é importante também ter o documento que formaliza a negociação.

E aí, gostou de saber mais sobre nome negativado pelo Mercado Pago? Então não deixe de acompanhar a Resolvvi para mais assuntos importantes para a sua vida financeira!

Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.

Perguntas frequentes sobre Mercado Pago e negativação do nome

O que é o Mercado Pago?

Resumidamente, o Mercado Pago é uma solução de pagamento criada pelo Mercado Livre (uma gigante no ramo das vendas online no Brasil).

Como o Mercado Pago pode negativar o nome do consumidor?

Os clientes Mercado Pago podem solicitar empréstimos que, quando não pagos corretamente, pode levar à negativação do nome. Portanto, por meio de dívidas de empréstimo.

O Mercado Pago é uma adquirente ou uma subadquirente?

O Mercado Pago é uma subadquirente, já que lida com mediação entre comprador, vendedor, bandeira de cartões de crédito e bancos nas compras realizadas por crédito ou débito

Como evitar que o Mercado Pago negative o meu nome?

Se você fez um empréstimo com o Mercado Pago e quer evitar de ter o nome negativado, não tem segredo: não deixe de arcar corretamente com os pagamentos das parcelas. Além disso, opte pela opção de cobrança diretamente na sua conta Mercado Pago, para evitar problemas com esquecimento.

Melyssa Diniz

Supervisora de Operações Legais e advogada de formação, Melyssa Diniz escreve artigos para o Portal da Resolvvi sobre nome negativado, facilitando informações sobre tudo que os consumidores precisam saber.

Todos os posts