Milhas de viagem: saiba como funciona para você viajar de graça

milhas de viagem
faça justiça com a resolvvi

Hoje em dia, muitas companhias aéreas utilizam programas de milhas de viagem para oferecer benefícios aos seus clientes. Essa é uma forma de fidelizar o consumidor e garantir vantagens a ele, em troca deste vínculo estabelecido

Algumas empresas de cartão de crédito trabalham de forma semelhante. Nesse caso, a pessoa acumula pontos de fidelidade toda vez que utilizar seu cartão e pode trocá-los, entre outros benefícios, por milhas aéreas.

Animated GIF

Dados coletados pela pesquisa da Minsait e publicados em fevereiro deste ano, indicam que o Brasil é o país com mais cartões de crédito e débito em toda a América Latina, com 513 milhões de unidades em circulação. 

Esse cenário mostra que o público consumidor das operadoras de cartão é muito grande, desse modo, é importante conquistar essas pessoas, estabelecendo uma relação amigável entre a empresa e o cliente.

Um vínculo que garante benefícios para o cliente também traz vantagens para a instituição, tais como:

  • Cria relações duradouras com o consumidor;
  • Destaca a empresa no mercado;
  • Conquista novos clientes;
  • Melhora seus resultados.

Quem utiliza esses benefícios há muito tempo, já tem até uma “mala de estimação” que a acompanha pelas viagens realizadas. Esse tipo de experiência agrega valor cultural para as pessoas, além de oferecer a chance de viajar, gastando muito menos.

Nesse artigo, trazemos algumas informações para você que deseja saber o que são as milhas de viagem e como utilizá-las. Acompanhe!

O que são milhas de viagem e como elas funcionam?

Na prática, as milhas de viagem são pontos que as pessoas acumulam, sendo um jeito que as companhias aéreas encontraram para fidelizar seus clientes e evitar perdê-los para a concorrência, oferecendo benefícios. 

Em troca da relação de fidelidade estabelecida com aquela instituição, o cliente recebe pontuações que se acumulam e podem ser trocados por descontos (ou pelo valor integral) em passagens aéreas.

Leia também: Como ganhar milhas no cartão de crédito? Aprenda agora!

Tudo isso de acordo com o saldo de pontos que já possui, que foram ganhos utilizando os serviços da própria empresa. Inclusive, a nova passagem poderá ser usada em trajetos tanto nacionais, quanto internacionais.

Cada programa tem seus critérios, regras e definições que determinam a quantidade de pontos necessários para essas trocas e os trechos para os quais a pessoa pode obter uma nova passagem. Então, é preciso se informar antecipadamente.

Para participar de um programa de milhas de viagem, o cliente precisa acessar o site da companhia aérea desejada ou do banco responsável pelo seu cartão de crédito e realizar um cadastro. 

Logo em seguida, o usuário adquire um número de inscrição. É por meio dessa conta que a empresa aérea vai depositar os pontos, conforme forem sendo acumulados.

É comum encontrar pontos estratégicos da cidade, com funcionários dessas empresas divulgando as campanhas de relacionamento com o cliente para as pessoas que passam no local.

Isso é algo extremamente positivo, afinal, nada melhor do que conversar diretamente com quem trabalha em contato com o programa para entendê-lo. Então, nesse caso, é possível se dirigir a um guichê e esclarecer as dúvidas.

Uma vantagem desses pontos de informações é que o cliente tem a possibilidade de visualizar o folder turístico impresso, diretamente em suas mãos.  

Como adquirir milhas de viagem

As milhas de viagem são um ótimo recurso para o usuário conseguir passagens gratuitas e poder economizar ao viajar para outros lugares.

Para usufruir desse benefício, é interessante conhecer todas as possíveis formas de adquirir os pontos necessários, conforme apresentaremos a seguir.

1 – Compra de passagens

A principal forma de acumular pontos para conseguir milhas é através de compras de passagens da própria companhia aérea que o programa de fidelidade está vinculado. 

É preciso estar atento ao regulamento, pois cada caso possui critérios específicos.

A quantidade de pontos acumulada em cada voo feito pelo usuário pode variar de acordo com vários aspectos: a distância do percurso percorrido, o preço da passagem adquirida naquele voo e a classe que a pessoa usou para voar.

2 – Pontos do cartão de crédito

Algumas operadoras de cartão de crédito trabalham com programa de fidelidade, semelhante àqueles usados pelas companhias aéreas. 

Essa é outras forma de conseguir milhas porque uma das recompensas possíveis para o cliente são pontos de milhagem.

Ao acumular saldo de pontos com as compras realizadas no crédito, a pessoa pode trocá-los por alguns benefícios determinados anteriormente. Portanto, basta usar essa forma de pagamento para o máximo de compras possível e juntar um bom saldo.

70 mil passageiros tem dreito a indenização

Se o cliente aplicar essa estratégia, especialmente em relação aos pagamentos mais altos, é possível acumular uma quantidade de pontos bastante favorável. Quando conseguir a quantia necessária, será possível escolher qual benefício deseja receber.

Afinal, quem não gosta de adquirir um bom vinho para lembrança e presentear amigos ou familiares? 

Por isso, pode aproveitar a oportunidade para usar o cartão de crédito ao pagar compras como esta. Normalmente esse é um produto caro e contribui para a soma dos pontos.

Quer planejar sua próxima viagem sem dor de cabeça? Clique aqui e baixe agora mesmo nossa checklist de viagem e garanta que não vai esquecer objetos essenciais na sua próxima aventura.

No momento de realizar uma nova aquisição, é muito importante prestar atenção em cada informação de um anúncio ou da embalagem. Pode conter dados sobre relevantes sobre o próprio programa.

Entre as opções de resgate de prêmio disponíveis, existe a chance do usuário escolher pontos de milha, sendo mais uma ótima alternativa ao programa oferecido pelas companhias aéreas.

3 – Empresas parceiras

Algumas empresas possuem parceria com os programas de fidelidade, e essa também é uma forma de adquirir milhas de viagem. Nessa modalidade, o cliente conquista bônus em alguns produtos específicos, ou a partir do valor que gasta em suas compras.

Cada estabelecimento define um contrato com especificações diferentes, portanto, é muito importante ler com cuidado para saber como funciona aquele programa e quais são os benefícios que o cliente tem direito. 

O programa oferecido por empresas parceiras das companhias aéreas pode ser um grande facilitador nesse sentido.

O cliente terá a chance de visitar lugares distantes e assistir a um show promovido por produtoras de eventos em Curitiba, por exemplo. O Brasil é muito grande e possui uma diversidade cultural que merece ser apreciada por todos.

Esse conhecimento é fundamental para que seja possível aproveitar as diversas oportunidades culturais que são encontradas em várias regiões do nosso país – ou fora dele.

Assim sendo, as milhas ajudam a popularizar as viagens por facilitar a aquisição de passagens gratuitas, principalmente aquelas de longa distância. 

Antigamente, a forma de conseguir percorrer grandes distâncias era contratar serviço de fretamento para excursões.

Como trocar as milhas de viagem

Depois de acumular uma determinada quantidade de saldo de pontos, o cliente pode pesquisar passagens no site do programa de fidelidade inserindo as informações do voo que deseja realizar. Essa pesquisa vai informar o usuário o valor da viagem em questão.

Se esse custo for equivalente ao saldo acumulado, é só completar o procedimento de compra, confirmando aquela passagem. Se ainda não tiver o suficiente, é possível completar o restante pagando em dinheiro a quantia que falta.

Também é permitido trocar os pontos por passagens para outras pessoas. Nesse caso, é necessário preencher os dados corretamente no momento em que fizer a solicitação.

O processo é o mesmo, mas o cliente deve ter atenção com as informações da pessoa para quem fará a transferência do benefício.

É importante saber que as regras para trocar a pontuação do programa de milhagem por novas passagens são diferentes, variando de acordo com o regulamento da companhia aérea, a operadora do cartão ou a empresa parceira. 

É preciso verificar como funciona cada um deles. Mas, em geral, as companhias permitem trocar os pontos por alguns benefícios além de passagens, como o acesso a classe superior ou uso de poltronas maiores.

Essa característica é uma boa pedida para estúdios de música que tem uma agenda apertada oferecerem viagens mais relaxantes aos artistas do estabelecimento.

Por que aderir a um programa de milhagem?

O programa de milhas é um artifício criado por diversas companhias aéreas para estreitar o vínculo entre a empresa e o consumidor, oferecendo ao cliente um plano de vantagens.

Ao juntar uma quantidade suficiente de pontos, é possível trocar por uma nova passagem aérea e realizar uma viagem completamente gratuita. Esse é uma maneira de economizar e aproveitar oportunidades de viajar pelo país e para fora dele.

Assim, a instituição também mostra que se preocupa em entregar um serviço de qualidade ao recompensar as pessoas pela boa relação que possui com a empresa.

A grande vantagem é que os pontos também podem ser adquiridos através de compras de produtos e serviços com empresas parceiras ou usando o programa de fidelidade do cartão de crédito. Desse modo, o cliente não se prende a uma única forma de aquisição.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.