Negativação do nome indevidamente por cobrança indevida
indique e ganhePowered by Rock Convert

Descobriu a negativação do nome indevidamente por conta de uma cobrança indevida? Saiba agora mesmo como resolver esse problema e a exigir seus direitos.

Já recebeu chamadas inconveniente de uma empresa te cobrando por uma dívida que você não fez ou já pagou?

E, para piorar, a cobrança ainda gerou a negativação do nome indevidamente?

Infelizmente, uma cobrança indevida pode te prejudicar mais do que você imagina.

Além do incômodo das ligações, sms ou cartas enviadas para te cobrar, você também pode ter o seu nome negativado por conta desse erro.

Quer saber o que fazer quando uma cobrança tem como consequência a negativação do nome indevidamente? Acompanhe a leitura.

<div role="main" id="newsletter-blog-rodape-posts-43de842c928ae77a6dbe"></div>
<script type="text/javascript" src="https://d335luupugsy2.cloudfront.net/js/rdstation-forms/stable/rdstation-forms.min.js"></script>
<script type="text/javascript"> new RDStationForms('newsletter-blog-rodape-posts-43de842c928ae77a6dbe', 'UA-102759825-1').createForm();</script>

Uma cobrança pode gerar a negativação do nome indevidamente?

Ao receber uma cobrança indevida, a atitude mais comum de um consumidor pode ser simplesmente ignorar o problema.

Principalmente porque esse tipo de cobrança costuma passar despercebida nas faturas, ou mesmo porque os consumidores tem o hábito de usar débito automático.

De acordo com a Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC), cerca de 271.896 consumidores brasileiros tiveram problemas de cobrança indevida só em 2020.

Esse tipo de problema pode acontecer em diversas situações, desde uma cobrança indevida no cartão de crédito ou mesmo em empresas de telefonia móvel.

Porém, o que pouco se fala é sobre como a cobrança pode gerar a negativação do nome indevidamente.

Ou seja, você pode ser cobrado por uma dívida que não fez ou por um produto ou serviço que não utilizou, e ainda ficar com o nome negativado por isso.

Antes de saber exatamente o que fazer em caso de cobrança que teve como consequência a negativação do nome indevidamente e buscar seus direitos, você deve entender como descobrir esse tipo de erro.

Como descobrir que a cobrança gerou a negativação do nome indevidamente?

Com certeza você deve querer saber onde está pagando mais do que deveria, não é?

E, como agravante, deve querer saber também se esse débito pode levar seu nome direto para o cadastro de inadimplentes. Ou seja, negativando seu nome de maneira indevida.

Geralmente, ao pagarmos faturas regulares, como as de telefonia, internet, etc, não observarmos atentamente os detalhes discriminados.

Também não é incomum receber uma cobrança indevida no cartão de crédito.

E é exatamente aí que mora o perigo!

São nesses detalhes, normalmente ignorados, que estão localizados os impostos, taxas e o valor do serviço que de fato foi contratado. 

Por isso, ao receber sua fatura de telefone e internet, por exemplo, olhe atentamente se realmente solicitou todos os serviços descritos ou se está pagando por algo que não foi oferecido verdadeiramente no último mês. 

Outro exemplo é a situação de cobrança indevida em telefonia móvel

É muito comum sermos cobrados por serviços que podem passar despercebidos, como os horóscopos via sms.

Powered by Rock Convert

Pode acontecer de você pode não ter solicitado o serviço e estar sendo cobrado indevidamente!

A melhor forma de perceber uma cobrança indevida de telefonia móvel, ou de qualquer empresa, é não ignorar quando a empresa entrar em contato.

Talvez seja a melhor oportunidade para regularizar a situação de imediato. 

Por mais cansativo que seja, é importante monitorar todo e qualquer contato da empresa. Isso com certeza vai ajudar a evitar o nome negativado por cobrança indevida.

Também não abra mão de acompanhar as movimentações no seu CPF nos birôs de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Caso você não saiba como fazer isso, clique aqui e aprenda como consultar seu CPF.

O que fazer quando a cobrança causa a negativação do nome indevidamente?

No geral, a melhor maneira de resolver um problema envolvendo cobrança indevida, que gerou a negativação do nome indevidamente ou não, é entrando em contato pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa em questão.

E se a empresa não te der bola? Bom, a situação pode ficar um pouco mais complicada, mas há solução.

Pode acontecer do consumidor pagar a dívida, mesmo que seja uma cobrança indevida, tentando evitar ser inscrito nos cadastros de inadimplência. 

Nesse caso, o consumidor terá o direito de pedir não só o ressarcimento da dívida, mas também o valor dobrado por conta do erro da empresa.

Além disso, também poderá pedir uma indenização pelo dano moral sofrido.

O consumidor pode também não pagar a dívida e imediatamente entrar em juízo com o pedido de remoção da dívida sob pena da empresa ter que pagar uma indenização pelo dano sofrido, além de uma indenização por danos morais.

Existe também a possibilidade do consumidor decidir ignorar a cobrança indevida e, ao tentar solicitar um empréstimo, por exemplo, descobrir que seu nome está negativado.

Isso quer dizer que a cobrança indevida gerou a negativação do nome. Ou seja, aconteceu a negativação do nome indevidamente.

Nesse caso, é possível não somente a remoção do cadastro indevido nos órgãos de proteção ao crédito, mas também uma indenização por danos morais.

Quer saber como resolver problema de cobrança indevida que a negativação do nome indevidamente? Acompanhe.

Cobranças e negativação do nome indevidamente: Tenho direito a uma indenização?

Infelizmente, pode acontecer uma situação mais grave, onde a cobrança está gerando a inscrição do seu CPF nas instituições de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Nesse caso, é muito importante que você busque seus direitos.

Sofreu fraude no CPF? Saiba como resolver

Considerando que um nome negativado, de forma indevida ou não, pode causar uma série de problemas, como te impedir de pedir um empréstimo, você pode entrar com um pedido de indenização.

Ou seja, o consumidor por pedir uma indenização por danos morais por cobrança indevida quando há a negativação do nome.

Por isso, não deixe de exigir seus direitos.

Agora, a Resolvvi pode te ajudar em casos de nome negativado. Quer saber se seu nome negativado é qualificado a uma indenização por danos morais? Clique aqui.

Powered by Rock Convert

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!