Tempo de leitura: 8 minutos

Nome errado na passagem aérea: como corrigir e evitar

Descubra tudo o que deve saber sobre nome errado na passagem aérea e aprenda como corrigir e como evitar essa situação desagradável.

Comprar passagens áreas pela internet é uma facilidade e tanto.

No entanto, ao realizar a compra, pode ser que você se confunda e digite algum dos seus nomes de forma incorreta.

Mas a boa notícia é que existem formas de reparar o erro ou até mesmo de evitá-los.

Acompanhe a leitura deste artigo e fique por dentro!

👉 Seu voo cancelado atrasou a sua chegada em mais de 4h? Não se preocupe! Nós cuidaremos de todos os detalhes legais para buscar uma indenização justa de até R$10 mil para você.

Como corrigir o nome errado na passagem aérea?

Para corrigir o nome errado na passagem aérea você deve entrar em contato com a companhia aérea. Cada uma delas possui procedimentos e canais de atendimento próprios.

Portanto, confira os tópicos a seguir para conferir o procedimento nas companhias Latam, Azul e Gol.

Como corrigir nome na passagem da Latam?

Ao final da sua compra de passagens pela internet, a Latam te avisou sobre a política de alteração de nome.

Assim, o esperado era que você tivesse feito uma nova conferência de dados, sobretudo para averiguar se o seu nome estava errado na passagem aérea.

Porém, se mesmo assim o erro ocorreu e permaneceu, você pode alterar o seu nome na passagem apenas uma vez, por meio dos seguintes contatos:

  • 0300 570 5700 de qualquer lugar do Brasil;
  • 4002 5700 de capitais brasileiras;
  • 0800 055 5500 no caso de passageiros com dificuldades auditivas ou de fala.

No entanto, é importante saber que a Latam apenas permite a correção em bilhetes comprados por meio dos canais de venda da própria companhia, sem que a viagem já tenha sido iniciada.

Como corrigir nome na passagem da Azul?

A Azul permite correção de dados errados em passagem aérea, como nome e dados de contato, sem muita dificuldade.

Porém, apenas a correção de pequenos erros são corrigidos sem burocracias. Para erros maiores, haverá uma conferência mais aprofundada para evitar fraudes.

E para realizar a correção do nome errado na passagem, basta entrar em contato com a Azul pelo número  0800-887-1118.

Como corrigir nome na passagem da Gol?

Você pode corrigir nome errado na passagem aérea da Gol por meio do site ou ligando para o número 0800 704 0465.

Assim, pequenos erros de grafia podem ser corrigidos de forma simples, sem muita burocracia.

Já em casos mais específicos, como o de separação de casais, a companhia exige documentos que comprovem o novo nome.

Descubra mais artigos relacionados:

O que diz a ANAC sobre nome errado na passagem aérea?

De acordo com a resolução n°400/2016 da ANAC, é responsabilidade do passageiro buscar a correção de erros de dados na passagem aérea, e isso inclui o nome errado.

É importante saber que a Agência Nacional de Avião assegura esse direito ao passageiro, isto é, de corrigir o nome no bilhete.

Portanto, se a companhia aérea se negar a realizar a alteração, considere abrir uma reclamação na ANAC.

Quais são erros mais comuns nos nomes em bilhetes aéreos?

Alguns dos erros mais comuns em nomes nas passagens aéreas são:

  • Esquecimento do nome meio: se o passageiro digita apenas o primeiro e o último nome, não há problemas. No entanto, se o mesmo desejar inserir o nome do meio, é possível;
  • Sobrenomes complementares (agnomes), como Junior, Filho ou Neto: esse tipo de sobrenome é obrigatório nas passagens. Portanto, se esquecer de digita-lo, o passageiro deve solicitar a inserção;
  • Erros de digitação: certamente os erros de digitação são os mais comuns em nomes nas passagens aéreas. Por exemplo, o nome Carolina pode ter variações como Karolina Carolinna. Assim, a correção é fundamental para evitar problemas na hora do embarque;
  • Erros de nomes completos: para evitar situações problemáticas, sobretudo de fraudes, a legislação brasileira não permite a mudança do nome por completo na passagem aérea. Além disso, se subentende que o passageiro está tentanto tranferir passagens para terceiros. Nesse caso, o aconselhado é que o mesmo realize o cancelamento da passagem e realize uma nova compra.

A seguir, confira dicas para evitar nome errado na passagem aérea.

Nome errado na passagem aérea: como corrigir e evitar

Como evitar nome errado na passagem aérea?

Agora que você já está por dentro de como corrigir nome errado na passagem aérea, acompanhe as nossas dicas para evitar erros em suas próximas reservas:

  1. Opte por utilizar apenas o nome que consta no seu documento oficial: isso porque o nome na sua passagem deve corresponder exatamente ao nome que consta em seu documento a ser apresentado no embarque, como o passaporte ou RG;
  2. Confira a sua documentação antes de realizar a reserva: pelo mesmo motivo do item anterior, isto é, para fins de conferência de identidade no momento do embarque;
  3. Dê atenção a todos os detalhes durante a reserva: isto é, a cada espaço preenchido, revise as informações que você inseriu. Assim você evita não só o nome errado na passagem aéreas, mas também erros nos demais dados;
  4. Não faça uma reserva em um momento ou situação de pressa: isso poderá aumentar as chances de erros no fornecimento dos seus dados;
  5. Verifique a confirmação de reserva: é comum que as companhias aéreas enviem um e-mail de confirmação de reserva. Assim que o receber, cheque todas as informações. Se o seu nome ou outro dado estiver errado, não perca tempo em entrar em contato com a companhia para solicitar a correção.

Seguindo todas as nossas dicas, você estará mais seguro para evitar ter o nome errado na passagem aérea.

E se você teve um problema com voo atrasado ou voo cancelado que atrasou a sua chegada ao destino final em 4 ou mais horas, conte com a Resolvvi para fazer justiça!

Isso porque juntos buscaremos uma indenização justa para você pelo dano que sofreu. Avalie seu caso grátis:

Tudo ocorre de forma 100% online, sem burocracias e você só pagará pelo serviço se ganhar!

FAQ – Saiba mais sobre nome errado na passagem aérea

O que fazer se meu nome estiver errado na passagem aérea?

Caso seu nome esteja incorreto na passagem aérea, é importante entrar em contato com a companhia aérea o mais rápido possível para corrigir o erro.

Posso voar se meu nome estiver errado na passagem?

Em muitos casos, erros simples de digitação podem ser corrigidos pela companhia aérea sem grandes problemas. No entanto, é essencial resolver a situação antes do embarque para evitar contratempos.

Qual é o prazo para corrigir o nome na passagem antes do voo?

O prazo para corrigir o nome na passagem pode variar de acordo com a política da companhia aérea e o tempo restante até o voo. É aconselhável entrar em contato o mais cedo possível para garantir que haja tempo suficiente para a correção.

O que fazer se a companhia aérea se recusar a corrigir o nome na passagem?

Se a companhia aérea se recusar a corrigir o nome na passagem e o erro for significativo, pode ser necessário buscar orientação legal ou reclamar aos órgãos reguladores de aviação, como a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Existe alguma forma de prevenir erros no nome da passagem?

Para prevenir erros no nome da passagem, verifique cuidadosamente os detalhes ao fazer a reserva e forneça as informações corretas de acordo com seu documento de identificação oficial.

Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscaram seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.

Patricia Autran da Resolvvi

Chief of Marketing Operations e Engenheira de produção de formação, Patricia Autran escreve artigos para o Portal da Resolvvi sobre dicas para os passageiros. Já que adora viajar, conhece os principais truques para sua viagem ser um sucesso.

Todos os posts

26 comentários em “Nome errado na passagem aérea: como corrigir e evitar

  1. Cleidiane Cleidiane

    O quer fazer o meu primo comprou passagem pra minhas filhas e ele trocou o sobrenome delas.o que faço a gol não atende o telefone ja foi na empresa falaram q e só por telefone não sei o q faço.

    1. Marcela Albuquerque da Resolvvi Marcela Albuquerque da Resolvvi

      Oi Cleidiane, tudo bem?

      A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) esclarece aos usuários do transporte aéreo que a correção de eventuais erros na grafia do nome ou sobrenome do passageiro pode ser solicitada às empresas aéreas.

      A correção de erros como subtração ou acréscimo de letras, subtração ou alteração de sobrenome (para pessoas que possuem mais de um sobrenome) não caracteriza infração à norma vigente.

      Por fim, caso o passageiro se sinta prejudicado, deve procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda a ANAC, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.

      Entre em contato com a ANAC, pelo telefone 163 ou pelo 0800 725 4445, ou ainda pelo setor “Fale Conosco” do site do órgão ou diretamente nos aeroportos.

      Um abraço.

  2. Maria Raimunda Faustino de Godoi Maria Raimunda Faustino de Godoi

    Comprei a minha passagem e logo de colocar um nome e um sobrenome , coloquei só os dois primeiros nomes e fui até o aeroporto e lá atendente da Gol me disse pra eu pedir a empresa 123 milhas pra corrigir o meu nome , pois só ela poder fazer a retificação, entrei em contato com a 123 milhas e não obtenho ajuda , o que faço , procuro a ANAC também, já está chegando o dia de eu viajar , me ajudem por favor.

    1. Marcela Albuquerque da Resolvvi Marcela Albuquerque da Resolvvi

      Oi Maria, tudo bem?

      A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) esclarece aos usuários do transporte aéreo que a correção de eventuais erros na grafia do nome ou sobrenome do passageiro pode ser solicitada às empresas aéreas.

      A correção de erros como subtração ou acréscimo de letras, subtração ou alteração de sobrenome (para pessoas que possuem mais de um sobrenome) não caracteriza infração à norma vigente.

      Por fim, caso o passageiro se sinta prejudicado, deve procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda a ANAC, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.

      Entre em contato com a ANAC, pelo telefone 163 ou pelo 0800 725 4445, ou ainda pelo setor “Fale Conosco” do site do órgão ou diretamente nos aeroportos.

  3. Gabriela Gabriela

    Comprei a passagem com meu sobrenome errado e ja mandei email e eles falou que nao pode resolver e que vou ter que compra outra passagem oque faço?

    1. Marcela Albuquerque da Resolvvi Marcela Albuquerque da Resolvvi

      Oi Gabriela, tudo bem?

      A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) esclarece aos usuários do transporte aéreo que a correção de eventuais erros na grafia do nome ou sobrenome do passageiro pode ser solicitada às empresas aéreas.

      A correção de erros como subtração ou acréscimo de letras, subtração ou alteração de sobrenome (para pessoas que possuem mais de um sobrenome) não caracteriza infração à norma vigente.

      Por fim, caso o passageiro se sinta prejudicado, deve procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda a ANAC, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.

      Entre em contato com a ANAC, pelo telefone 163 ou pelo 0800 725 4445, ou ainda pelo setor “Fale Conosco” do site do órgão ou diretamente nos aeroportos.

    2. Rodrigo Rodrigo

      Tbm fiz isso… Como você resolveu?

  4. Messias Araújo Messias Araújo

    Olá comprei as passagens da minha esposa e filhos de Santiago do Chile a Curitiba,pela agência 123 milhas,mas vão vim pela LATAM,mas vi que no sobre nome do meu filho faltou uma letra e no outro filho além de colocar Esteban eu coloquei Estebam com M no final vou ter alguma problema no dia da viagem ou e melhor resolver diretamente na LATAM ?

    1. Marcela Albuquerque da Resolvvi Marcela Albuquerque da Resolvvi

      Oi Messias, tudo bem?

      A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) esclarece aos usuários do transporte aéreo que a correção de eventuais erros na grafia do nome ou sobrenome do passageiro pode ser solicitada às empresas aéreas.

      A correção de erros como subtração ou acréscimo de letras, subtração ou alteração de sobrenome (para pessoas que possuem mais de um sobrenome) não caracteriza infração à norma vigente.

      Por fim, caso o passageiro se sinta prejudicado, deve procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda a ANAC, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.

      Entre em contato com a ANAC, pelo telefone 163 ou pelo 0800 725 4445, ou ainda pelo setor “Fale Conosco” do site do órgão ou diretamente nos aeroportos.

  5. Ana Ana

    Comprei a passagem da minha amiga e coloquei o nome dela Maria Carolina Nascimento, mas o nome é Maria Carolina do Nascimento, o que fazer? Tô desesperada

    1. Marcela Albuquerque da Resolvvi Marcela Albuquerque da Resolvvi

      Oi, Ana. Tudo bem?
      Você pode entrar em contato com a companhia aérea pelo SAC e pedir a correção do nome da passageira ou verificar se essa alteração pode ser solicitada diretamente pelo site da companhia.

  6. Mario Mario

    Comprei passagens na agência de viagens 123 milhas, e verifiquei que não inclui os sobre nomes, o bilhete já foi emitido, não consigo uma resposta com a 123 milhas, e a gol diz que é com a agência de viagens, alguém pode me dizer se eu não conseguir embarcar da direito a indenização ?

    1. Marcela Albuquerque da Resolvvi Marcela Albuquerque da Resolvvi

      Oi, Mario. Tudo bem?

      Como a passagem foi comprada por uma agência de viagem, a 123 milhas deverá atuar como intermediadora entre você e a companhia. O ideal é que você continue tentando contato com a agência de vendas, de preferência por email. Pois assim as mensagens ficam registradas e podem servir de prova à você. Caso não consiga contato com a 123 milhas, aí sim recomendamos que você entre em contato novamente com a companhia aérea, informando que ainda não teve solução para o problema.

      Um abraço

  7. Maria Leidiane Maria Leidiane

    Comprei a passagem e coloquei meu no errado coloquei Leonice Feliciano Gonçalves mas e Leonice Feliciano da Silva o q eu faço.

  8. Myrla Prince do Nascimento Monteiro Myrla Prince do Nascimento Monteiro

    Minha vizinha comprou minha passagem é ao invés do y colocou o I, e não estou tendo retorno pra alterações. E minha viajem estar próxima

    1. Marcela Albuquerque da Resolvvi Marcela Albuquerque da Resolvvi

      Oi, Myrla. Tudo bem?
      Nesse caso, a orientação é a mesma do comentário anterior: o ideal é que você procure chegar com antecedência no dia do seu voo para tentar fazer a correção diretamente no balcão da companhia aérea. Uma dica é entrar em contato por email antecipadamente, assim, a conversa ficará registrada e servirá de prova para você.

  9. Laila Laila

    Meu companheiro de viagem comprou a passagem com o meu sobrenome errado, não estou conseguindo retorno o meu embarque esta muito próximo, estou preocupada, pois não estou tendo retorno. Eu preciso de ajuda !

    1. Marcela Albuquerque da Resolvvi Marcela Albuquerque da Resolvvi

      Oi, Laila!
      Caso você não consiga contato por telefone ou via email/site com a companhia aérea ou agência de viagem, o ideal é que você procure chegar com antecedência no dia do seu voo para tentar fazer a correção diretamente no balcão da companhia aérea, informando que já havia solicitado a alteração com antecedência, mas que não teve retorno.
      Uma dica é entrar em contato por email, assim, a conversa ficará registrada e servirá de prova para você.
      Um abraço.

      1. jose jose

        e consegui resolveu na hora?

        1. Marcela Albuquerque da Resolvvi Marcela Albuquerque da Resolvvi

          Oi, José.
          O ideal é tentar entrar em contato com a companhia dias antes da viagem, por email ou telefone.

    2. Marcela Albuquerque da Resolvvi Marcela Albuquerque da Resolvvi

      Oi, Laila. Tudo bem?
      O ideal é que você procure chegar com antecedência no dia do seu voo para tentar fazer a correção diretamente no balcão da companhia aérea. Uma dica é entrar em contato por email antecipadamente, assim, a conversa ficará registrada e servirá de prova para você.

    3. Maria Edinolia nicacio Teixeira Maria Edinolia nicacio Teixeira

      comprei uma passagem pela 123 meia na companhia azul só que coloquei a data da viagem errada já mandei e-mail para eles e eles não me deram resposta porque o que vocês podem fazer

  10. Naiere Naiere

    A empresa edestino pediu confirmação para reacomodar o voo de RETORNO que havia sido cancelado pela cia, contudo a empresa reacomodou também o voo de IDA e para um voo que terei que esperar um para de 21 horas em outro destino.
    Agora estão cobrando uma taxa de 956,00 para concertar o erro deles em reacomodar o voo de IDA. Estou desesperada

    1. Marcela Albuquerque da Resolvvi Marcela Albuquerque da Resolvvi

      É uma absurdo essa situação, mas infelizmente não conseguimos reivindicar uma indenização o seu caso, pois atuamos com problemas de voos cancelados, atrasados, extravios de bagagem, dentre outros casos similares em que a Justiça entende que ocorreu dano moral passível de indenização.

      Dessa forma, o ideal é que você entre em contato diretamente com a companhia aérea ou agência que lhe vendeu a passagem ou busque órgãos de defesa ao consumidor, como o PROCON ou o site Consumidor.gov.

      Caso queira conhecer mais do nosso serviço e dos seus direitos, dá uma olhadinha nas nossas Perguntas Frequentes!

      Um abraço, da equipe Resolvvi.

  11. MAGDA REGINA SIMONI MAGDA REGINA SIMONI

    Nao consigo falar c a empresa decolar p acertar meu sobrenome. Em vez de Simoni coloquei Simomi. O telefone indicada nao atende fiquei mais de duas horas c a ligaçao e ninguem atende. O que faço?

    1. Marcela Albuquerque da Resolvvi Marcela Albuquerque da Resolvvi

      Oi, Magda!
      Caso você não consiga contato por telefone ou via email/site com a companhia aérea ou agência de viagem, o ideal é que você procure chegar com bastante antecedência no dia do seu voo para tentar fazer a correção diretamente no balcão da companhia aérea, informando que já havia solicitado a alteração com antecedência, mas que não teve retorno.
      Uma dica é entrar em contato por email, assim, a conversa ficará registrada e servirá de prova para você.
      Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *