Como corrigir nome errado na passagem aérea? Veja o que fazer

Jesus Hernández da Resolvvi Escrito por Jesus Hernández da Resolvviem 11 de novembro de 2019
Como corrigir nome errado na passagem aérea? Veja o que fazer

Ficou com o nome errado na passagem aérea e não sabe o que fazer? Não se preocupe!

Erros de digitação durante a compra de passagens aéreas é bem mais comum do que você imagina.

No entanto, corrigir não precisa ser uma tortura. Veja a seguir o que fazer quando precisar corrigir nome errado na passagem aérea.

Como corrigir o nome errado na passagem aérea?

Cometer erros ao preencher os seus dados na passagem aérea é completamente humano e normal. 

É por isso que a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, através da resolução nº 400/2016, estabelece que todos os usuários de transporte aéreo tem direito a correção de erros na grafia do nome ou sobrenome junto às empresas aéreas.

Ou seja, a ANAC determina que as companhias aéreas devem deixar você alterar o seu nome ou sobrenome em passagens aéreas, sem cobrar nenhuma multa ou taxa por isso.

Informações importantes:

Caso o seu nome seja Carlos Morais da Silva e você tenha escrito na passagem somente Carlos Silva ou Carlos M. Da Silva, isso não é considerado um erro, portanto não precisa ser corrigido.

Caso você tenha escrito desta forma e esteja apreensivo, pode ficar tranquilo. A titularidade ainda é sua e você pode embarcar sem problemas.

No entanto, se o seu nome é Marcelo Sousa e você digitou Marcela Sousa, por exemplo, é importante buscar fazer a correção o quanto antes.

Veja como corrigir nome errado na passagem nas principais companhias aéreas brasileiras:

Nome errado na passagem aérea da Latam

Para alterar o seu nome na passagem aérea da Latam, é necessário entrar em contato com a Central de Vendas e Serviços da empresa aérea.

Veja o telefone: 0300-570-5700 ou 4002-5700

A alteração é permitida e pode ser feita de forma gratuita, ou seja, sem cobrança de taxas ou multas.

A Latam possui apenas algumas diretrizes para você seguir quando estiver com esse problema. Veja:

  • o ajuste não pode alterar o sentido do nome (não troque Carlos Morais da Silva por Maria Pereira Vasconcelos, por exemplo);
  • é possível corrigir até 3 letras do nome ou sobrenome;
  • você pode inverter a ordem das letras;
  • omitir o primeiro nome de um nome composto;
  • ou ajustar o nome do meio, sobrenome ou último sobrenome por não utilizá-lo mais legalmente (em caso de casamento, adoção, troca de sexo, etc).

Ficou com alguma dúvida? Clique aqui e confira as informações no site da Latam.

Nome errado na passagem aérea da Gol

Assim como na Latam, se você colocou o nome errado na passagem da Gol, é possível solicitar a correção sem custo de taxa ou multa, tanto em voos nacionais quanto em voos internacionais.

A correção pode ser feita desde que não haja alteração no nome completo do passageiro. Por exemplo: de “Peepetuo” para “Perpetuo”.

Caso a alteração seja por motivo de casamento ou separação, você deve enviar a certidão de casamento/separação para realizar as alterações.

Para alterar o seu nome, você pode falar no chat do site da Gol ou ligar para 0800 704 0465.

Para alterar RG, endereço, e-mail e senha, veja o passo a passo para fazer a alteração direto no site:

  • clique aqui e faça login com CPF, e-mail ou número Smiles;
  • ao entrar no seu cadastro, clique em “Editar”, que fica no canto superior da sua direita;
  • corrija os seus dados e depois clique em “Salvar Alterações”.

Nome errado na passagem aérea da Azul

Na Azul é possível fazer a correção de erros de forma simples e sem problemas, sejam eles erros de digitação de dados, e-mail, telefone, números de documento pessoais, data de nascimento ou outros.

Importante:

Apenas pequenos erros são corrigidos de forma mais rápida. Erros maiores precisam ser conferido pela equipe da companhia aérea, para evitar fraudes.

A Azul orienta que, em casos de erros digitação, o passageiro deve entrar em contato com a equipe de suporte pelo site ou através do telefone 0800-887-1118.

O que fazer se a companhia aérea não quiser alterar o nome do passageiro?

Como você já sabe, a ANAC possui uma resolução em que obriga as companhias aéreas a realizarem alterações na passagem por conta de erro de digitação.

Caso a companhia aérea se recuse a fazer isso ou cobre qualquer valor, multa ou taxa pela correção, você pode recorrer ao juizado de pequenas causas.

Em algumas situações, a empresa pode exigir que, para fazer a alteração, você apresente outros documentos que comprovem que aquele é o seu nome verdadeiro.

No entanto, em casos de troca de identidade do passageiro, a companhia aérea pode se recusar a fazê-lo, afinal a passagem aérea é intransferível e trocar a identidade é algo proibido por lei.

Ficou com o nome errado na passagem aérea e está tendo dificuldades para corrigir? Entre em contato com a ANAC, pelo telefone 163 ou pelo 0800 725 4445, ou ainda pelo setor “Fale Conosco” do site do órgão.

Caso ainda esteja com problemas ou a empresa aérea queira lhe cobrar algum valor para fazer a alteração, não se preocupe. 

Você deve procurar os seus direitos no Procon ou nos Núcleos Regionais de Aviação Civil (NURAC), que fica no aeroporto da sua cidade.

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários e nós ajudaremos você.


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário