Tempo de leitura: 7 minutos

O que acontece quando você perde o voo?

Quer saber o que acontece quando você perde o voo? Então acompanhe este artigo e saiba quais são os seus direitos!

Você vai ver que perder o voo não é uma coisa difícil de acontecer, mas nem todo passageiro sabe o que acontece a partir daí.

Será que mesmo assim temos algum direito? Que providência tomar nessas situações?

Por exemplo, se eu perdi meu voo, consigo reembolso?

Portanto acompanhe a leitura deste artigo com muita atenção e assim você vai descobrir o que acontece quando você perde um voo.

👉 Sua última viagem não saiu como o esperado por conta de um problema em seu voo? Exija seus direitos e receba uma indenização!

O que acontece quando você perde o voo?

Pode não parecer, mas perder um voo é uma coisa muito frequente de acontecer com os passageiros.

Mas saber o que acontece e como solucionar o problema quando você perde um voo, vai depender do que levou o passageiro a perder esse voo.

Você não embarcou porque chegou atrasado? Foi porque sua passagem foi cancelada pela companhia? Ou porque houve um atraso de voo?

Como você pode ver, existem inúmeras situações que podem justificar o fato de um passageiro perder o voo, por isso não desanime.

Você não está sozinho e resolver esse problema não é um bicho de sete cabeças!

Veja a seguir, então, o que pode acontecer se você perder um voo.

O que pode acontecer se eu perder um voo?

De acordo com a ANAC, a Agência Nacional de Aviação Civil, a passagem aérea tem validade de 12 meses a partir de sua emissão.

Ou seja, mesmo se você perder um voo, não vai acontecer de você perder o dinheiro o qual investiu na passagem.

Portanto, o passageiro que perder o voo, tem o direito de usar a mesma passagem em outro voo.

Para isso, basta fazer o pagamento da taxa de remarcação ou multa, quando remarcar a viagem, pois as companhias aéreas geralmente cobram uma taxa para remarcar a passagem.

No entanto, você precisa ficar atento(a), pois algumas companhias aéreas cobram uma multas além da taxa de remarcação e, em muitos casos, equivale a um valor muito alto.

Então se você perceber que foi afetado por um valor abusivo, pode registrar uma reclamação no Procon ou recorrer ao Juizado Especial de Pequenas Causas.

Por outro lado, você também pode buscar a ajuda da Resolvvi para exigir seus direitos. Quer saber como? É só clicar no botão abaixo e verificar seu caso grátis:

Continue a leitura com atenção para descobrir o que acontece e quais são os seus direitos quando você perde um voo.

O que acontece se eu perder um voo? Tenho direito a um reembolso?

Caso seja possível adiar algum compromisso ou até mesmo se não houver programado nada, há possibilidade de agendar novamente o voo.

Por isso uma solução para quem perdeu um voo e quer tentar um reembolso da passagem aérea é solicitar uma negociação com a empresa aérea.

Então verifique junto da empresa com a qual você adquiriu sua passagem para saber se você tem direito de remarcar um novo voo.

No mais, vale lembrar que se você não conseguir viajar dentro do prazo de validade da passagem, poderá solicitar o reembolso, conforme regulamento da ANAC.

Também fique atento(a), pois as taxas de serviço de reembolso podem variar de empresa para empresa e a depender do tipo de passagem.

Se o prazo de validade da passagem expirou, fica a critério da empresa adotar o critério de correção do valor a ser reembolsado.

Por isso é muito importante sempre prestar atenção nesses prazos!

Quer saber o que acontece quando um passageiro perde um voo por causa da companhia Então acompanhe o tópico a seguir!

Animated GIF

Saiba o que acontece quando um passageiro perde um voo por causa da companhia

No caso que você perder um voo por responsabilidade da companhia aérea, seja devido a um voo atrasado ou cancelamento de voo, preste atenção!

Em qualquer uma dessas duas situações, é fundamental que o passageiro seja informado dos motivos que levaram o atraso ou o cancelamento do voo a acontecer.

No caso de cancelamento de voo, o passageiro precisa receber a informação com o mínimo de 72 horas antes do voo acontecer.

E isso não somente para cancelamento, mas para qualquer tipo de alteração de horário de voo pela companhia.

Além disso, o passageiro tem direito de receber assistência material da companhia aérea.

Quer saber de mais informações e descobrir o que acontece quando você perde um voo? Veja abaixo mais detalhes sobre o No-show.

Entenda seus direitos nos casos de no-show

Um dos motivos mais comuns nos casos em que um passageiro perde um voo é por conta de no-show, mas você sabe o que acontece a partir daí?

Em resumo, o no-show é um termo que se refere ao passageiro que não comparece, deixa de embarcar ou perde um voo e não avisa à companhia antecipadamente.

Para conseguir um assento em um outro voo, o passageiro precisa pagar uma taxa de no-show.

No entanto, dependendo do tipo de passagem, você pode pedir um reembolso.

Mas o que acontece quando um passageiro perde um voo por causa de no-show?

Atualmente, se você perder o voo e quiser remarcar ou cancelar vai ter que desembolsar um valor diferente daquele já pago na compra da passagem aérea.

De acordo com a regra atual, quanto menor for o valor da passagem aérea, maior poderá ser a tarifa de no-show.

Enquanto as passagens mais caras podem ter uma taxa menor ou ainda conceder ao passageiro o direito de conseguir um reembolso.

Vale lembrar também que as taxas de no-show podem mudar de acordo com a companhia aérea.

Mas em resumo, na pior das hipóteses, tente remarcar o voo, preste atenção nas conexões ou ainda você pode fazer o acompanhamento de voo junto da Resolvvi!

Independente do que acontece quando um passageiro perde um voo, vale ressaltar que as práticas abusivas sempre serão condenáveis.

Portanto, se identificar que a companhia passou por cima dos seus direitos, entre em contato com a Resolvvi e cadastre o seu problema!

Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.

Jesus Hernández da Resolvvi

Chief Operating Officer na Resolvvi, advogado de formação, Jesus escreve artigos para o Portal Resolvvi sobre os problemas com voo que milhares de passageiros enfrentam todos os dias.

Todos os posts