Tempo de leitura: 13 minutos

O que pode levar na bagagem de mão no avião: Guia completo

Venha descobrir agora o que pode levar na bagagem de mão no avião, desde eletrônicos até produtos de higiene pessoal. Ou seja, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de bagagem!

De modo geral, a mala de mão se tornou um item indispensável em qualquer viagem de avião, já que a maioria das companhias aéreas passou a cobrar pelo despacho.

Mas, afinal, você sabe o que pode levar na bagagem de mão?

Em suma, mesmo com o aumento no transporte de bagagem a bordo nos últimos anos, muitos passageiros ainda desconhecem as regras do que pode ou não ser transportado na mala.

Assim, acabam tendo problemas na hora de viajar, como uma mala de mão se tornar uma bagagem por causa do peso, tamanho, objetos etc.

Diante disso, perdem pertences e, por vezes, a bagagem nem chega, como afirma a advogada a seguir:

Acontece toda hora, com passageiros de qualquer classe: executiva, econômica… A pessoa chega em casa e encontra as caixas de eletrônicos vazias, ou nem consegue passar na alfândega em Guarulhos, pois a bagagem não chega.

Luciana Atheniense, especialista em direito do turismo e responsável pelo site Viajando Direito.

Por isso, nós preparamos este post para esclarecer as dúvidas mais comuns sobre o que pode e não pode levar na bagagem de mão.

Vem com a gente!

O que posso levar na bagagem de mão em um avião?

De acordo com as regras da Anac, cada pessoa tem direito a levar à bordo uma mala de mão e um artigo pessoal, que pode ser uma bolsa, mochila ou sacola.

O item pessoal deve ser pequeno o suficiente para caber embaixo do assento à frente.

Algumas companhias áreas definem as dimensões máximas aceitas, então é importante checar o site da empresa antes de viajar. 

Nesse sentido, dentro da bolsa ou mochila, os passageiros costumam levar:

  • Documentos;
  • Notebook e outros eletrônicos;
  • Livros;
  • Medicamentos;
  • Poucas roupas para caso ocorra algum problema com a bagagem.
O que pode levar na bagagem de mão no avião: Guia completo

Entretanto, o que você pode levar na bagagem de mão varia muito. De modo geral, o que pode levar na bagagem de mão no avião são itens como:

  • Documentos;
  • Roupas;
  • Calçados;
  • Objetos de higiene pessoal. Por exemplo, perfume e pasta de dente;
  • Eletrônicos;
  • Medicamentos acondicionados na embalagem original;
  • Aerossóis na quantidade máxima de até 4 frascos, e cada um deve ter 300 ml ou 300 g;
  • Alimentos e bebidas;
  • Objetos pessoais, ou seja, como óculos de sol, chaves, guarda-chuvas pequenos e acessórios pessoais são permitidos;
  • Itens de valor como, por exemplo, joias;
  • Artigos de entretenimento, isto é, livros, revistas, tablets, e-reader, fones de ouvido etc.;
  • Objetos de conforto: se você tiver um item de conforto essencial, como um travesseiro de pescoço ou uma manta, pode levá-lo na bagagem de mão;
  • Álcool em gel (70%), entre outras coisas que não estão na lista de restrições da companhia aérea e da Associação Nacional de Aviação Civil.

Por fim, lembre-se de verificar as regras específicas da companhia aérea com a qual você está viajando, pois algumas podem ter políticas mais rigorosas em relação a certos itens!

O que não pode levar na bagagem de mão em voo nacional?

O anexo da Resolução ANAC nº 207/2011 traz todos os itens proibidos na bagagem de mão, mas a lista pode ser atualizada pela agência conforme necessário. 

Portanto, veja o que você não pode levar na bagagem de mão:

  • Pistolas, armas de fogo, dispositivos que disparem projéteis e dispositivos neutralizantes (isto é, destinados a atordoar ou imobilizar);
  • Objetos pontiagudos ou cortantes, inclusive instrumentos com lâminas superiores a 6 cm;
  • Ferramentas de trabalho (ou seja, furadeira, serras, maçaricos, martelos etc.);
  • Substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis (explosivos, munições, fotos de artifício etc.);
  • Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos, que ameaçam a saúde das pessoas a bordo da aeronave ou a segurança da própria aeronave;
  • Instrumentos contundentes, que podem causar ferimentos graves se utilizados para agredir alguém fisicamente.

Assim, com base nisso, confira a seguir quais são as restrições para líquidos na bagagem de mão!

👉 Sua chegada atrasou 4 ou mais horas por conta de um problema com voo? Não se preocupe! Nós cuidaremos de todos os detalhes legais para buscar uma indenização justa de até R$10 mil para você.

Quais são as restrições para líquidos na bagagem de mão?

Em resumo, as restrições de o que pode levar na bagagem de mão no avião para líquidos são estabelecidas para garantir a segurança dos passageiros e da tripulação a bordo de aeronaves.

Portanto, confira as restrições a seguir:

  1. Tamanho dos recipientes: os líquidos na bagagem de mão devem ser armazenados em recipientes individuais com capacidade máxima de 100 mililitros (ou 3,4 onças) cada;
  2. Embalagem: todos os recipientes de líquidos devem ser colocados em um saco plástico transparente com fechamento ziplock.
  3. Saco de embalagens: deve ter dimensões aproximadas de 20 cm x 20 cm (ou 8 polegadas x 8 polegadas) e deve ser selado;
  4. Quantidade permitida: cada passageiro geralmente pode levar apenas um saco plástico com líquidos, gel e aerossóis na bagagem de mão;
  5. Verificação de segurança: você deve retirar o saco plástico contendo líquidos da sua bagagem de mão e colocá-lo em uma bandeja separada para inspeção por raio-x.

Contudo, lembre-se: as regras feitas pela ANAC se aplicam aos voos que saem do Brasil, portanto, se você sai de outro país, consulte as normas locais!

Descubra mais artigos relacionados:

Posso levar comida na bagagem de mão?

Em suma, sim, todo passageiro tem direito a levar alimento na bagagem de mão, como também na despachada.

No entanto, vamos nos atentar às regras estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que permitem:

  • Alimentos sólidos: alimentos sólidos, como sanduíches, frutas, biscoitos, barras de granola, snacks e outros itens não líquidos;
  • Alimentos líquidos ou pastosos devem ser embalados em recipientes individuais de até 100 mililitros (ou 3,4 onças) cada e colocados no saco plástico transparente com fechamento ziplock junto com seus outros líquidos;
  • Recipientes bem fechados: certifique-se de que os recipientes que contêm alimentos estejam bem fechados e não vazem para evitar bagunças na sua bagagem;
  • Alimentos frescos: se você planeja levar alimentos frescos, como frutas ou sanduíches caseiros, é importante considerar que eles podem se deteriorar durante o voo;
  • Restrições internacionais: certos produtos agrícolas, carnes e produtos lácteos podem ser proibidos ou sujeitos a inspeção rigorosa;
  • Segurança do aeroporto: durante a segurança do aeroporto, os alimentos podem ser submetidos a verificações adicionais, portanto, esteja preparado para apresentá-los.

Com isso, em geral, levar comida na bagagem de mão é algo possível, se for para consumo pessoal durante o voo!

Pode-se levar medicamentos na bagagem de mão?

De modo geral, é importante garantir que você tenha acesso aos medicamentos que precisa durante a viagem, mesmo se a sua bagagem despachada for perdida ou atrasada.

Portanto, aqui estão algumas diretrizes a serem seguidas ao levar medicamentos na bagagem de mão:

  1. Mantenha os medicamentos em suas embalagens originais;
  2. Leve uma cópia da receita médica;
  3. Verifique as regras do país de destino;
  4. Líquidos e géis (normalmente é de 100 mililitros por recipiente);
  5. Inspeção de segurança, ou seja, esteja preparado para a possibilidade de que os medicamentos sejam inspecionados durante o controle de segurança no aeroporto;
  6. Transporte de agulhas e seringas: é importante ter uma justificativa médica ou uma declaração do médico que indique a necessidade desses itens.

Sabendo disso, cumprir as regulamentações é essencial para garantir uma viagem tranquila e segura.

A seguir, confira tudo sobre frascos de perfume, o que pode levar na bagagem de mão no avião!

Posso levar frascos de perfume na bagagem de mão?

Primordialmente, em voos domésticos não há restrição, pode levar como e quanto desejar, desde que dentro do peso e volume corretos.

Agora, em voos internacionais os líquidos precisam ir em frascos de até 100 ml, condicionados em uma embalagem plástica transparente.

Ainda, devem ter um sistema de abertura e fechamento.

Nesse sentido, geralmente, é seguro levar frascos de perfume na bagagem de mão, desde que você siga as diretrizes de líquidos e embalagem.


Quais são as regras para levar objetos pontiagudos e cortantes na bagagem de mão?

De início, as regras para levar objetos pontiagudos e cortantes na bagagem de mão são rigorosas e variam de acordo com as políticas de segurança do aeroporto e da companhia aérea.

Contudo, há algumas diretrizes gerais que você pode seguir:

  1. Itens proibidos: objetos afiados, cortantes ou pontiagudos, como facas de lâmina longa, tesouras de tamanho grande, lâminas de barbear e canivetes;
  2. Tamanhos permitidos: em alguns casos, pequenas tesouras de ponta arredondada com lâminas de até 4 polegadas (ou aproximadamente 10 centímetros) de comprimento podem ir na bagagem de mão. No entanto, isso pode variar, portanto, verifique com antecedência;
  3. Objetos não pontiagudos, isto é, agulhas de tricô, pinças, alicates de unha e cortadores de unha, geralmente podem ir na bagagem de mão;
  4. Regras para objetos cortantes de uso médico: aconselhamos ter uma justificativa médica e documentos que comprovem sua necessidade;
  5. Itens de coleção ou esportivos, ou seja, facas de cozinha ou objetos de coleção com lâminas afiadas, geralmente não podem ir na bagagem de mão. Portanto, é melhor embalá-los na bagagem despachada.

Finalmente, não esqueça de que as regras e regulamentações podem variar entre companhias aéreas, e as políticas de segurança estão sujeitas a alterações.

Ademais, veja o que pode levar na bagagem de mão de avião para o bebê!

O que pode levar na bagagem de mão para o bebê?

Você pode levar na bagagem de mão tudo o que o bebê precisa durante o deslocamento, incluindo o tempo de voo e as conexões ou escalas. 

Dessa forma, em voos internacionais, você pode exceder o limite de 100ml para alimentos líquidos para bebês.

Para produtos de higiene, respeite a quantidade máxima estabelecida pela ANAC.

Se tiver dúvidas sobre itens muito específicos, pergunte na companhia aérea ou verifique no site da ANAC.

E se a sua chegada atrasar em 4 ou mais horas por conta de um problema com voo, conte com a Resolvvi para fazer justiça! Juntos buscaremos uma indenização justa pelo ocorrido:

Tudo ocorre de forma 100% on-line, sem burocracias e você só paga pelo serviço se ganhar!

Como acomodar roupas e calçados na mala de mão de forma eficiente?

Agora que você já viu o que pode levar na bagagem de mão no avião, vamos te ajudar agora a acomodar roupas e calçados na bagagem de forma eficiente!

Como acomodar roupas e calçados na bagagem de mão de forma eficiente? Passo a passo:

  1. Prepare o que você vai precisar

    Faça uma lista do que você planeja usar durante a viagem para evitar incluir itens desnecessários.

  2. Escolha roupas versáteis

    Opte por roupas que possam ser combinadas de várias maneiras para criar diferentes looks. Afinal, isso minimiza a quantidade de roupas que você precisa levar.

  3. Reúna seus materiais de embalagem

    Você precisará de sacos organizadores, sacos a vácuo (se desejar), sacos plásticos transparentes e organizadores de bagagem (opcionais, mas úteis).

  4. Enrole suas roupas

    Em vez de dobrar suas roupas, enrole-as para economizar espaço e evitar rugas. Isso é especialmente eficaz para camisetas, blusas e roupas íntimas.

  5. Empacote em camadas

    Coloque roupas mais pesadas e volumosas na parte inferior da bagagem e camadas mais leves por cima.

  6. Escolha calçados compactos

    Leve apenas os calçados essenciais e escolha aqueles que sejam compactos e versáteis. Se possível, use os sapatos mais volumosos durante o voo.

  7. Organize sua bagagem

    Se você tiver organizadores de bagagem com compartimentos e bolsos, use-os para separar e organizar suas roupas e calçados. Isso ajuda a manter tudo no lugar.

Sendo assim, seguindo este guia de passo a passo, você deve conseguir acomodar suas roupas e calçados de forma eficiente na sua bagagem de mão!

FAQ – Saiba mais sobre o que pode levar na bagagem de mão

O que é permitido levar na bagagem de mão em voos no Brasil?

Nas bagagens de mão, você pode levar itens pessoais, eletrônicos, medicamentos, alimentos, produtos de higiene e objetos de valor. No entanto, existem restrições quanto a líquidos, géis e objetos pontiagudos.

Quais são as restrições para líquidos e géis na bagagem de mão?

Você deve transportar líquidos e géis em embalagens individuais de até 100 ml cada. Além disso, essas embalagens devem ir em um saquinho transparente com fecho, e cada passageiro pode levar até 1 litro no total.

Posso levar alimentos na bagagem de mão?

Sim, pode levar alimentos sólidos e não perecíveis na bagagem de mão. Alimentos líquidos, como iogurtes, molhos e sopas, estão sujeitos às regras de líquidos e géis.

Posso levar medicamentos na bagagem de mão?

Sim, você pode levar medicamentos na bagagem de mão, inclusive líquidos acima do limite de 100 ml. No entanto, recomendamos levar a prescrição médica ou uma declaração para evitar problemas.

Quais objetos são proibidos na bagagem de mão?

Objetos cortantes, como tesouras, canivetes e alicates, bem como itens como armas, explosivos, substâncias inflamáveis e produtos químicos.

Posso levar eletrônicos na bagagem de mão?

Sim, pode levar eletrônicos na bagagem de mão, como laptops, tablets, smartphones e câmeras. Mas, lembre-se de retirá-los da bagagem durante a inspeção de segurança.

Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.

Patricia Autran da Resolvvi

Chief of Marketing Operations e Engenheira de produção de formação, Patricia Autran escreve artigos para o Portal da Resolvvi sobre dicas para os passageiros. Já que adora viajar, conhece os principais truques para sua viagem ser um sucesso.

Todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *