Países que não precisam de passaporte para viajar, saiba quais são!

Roberta Franci, da Resolvvi Escrito por Roberta Franci, da Resolvviem 12 de setembro de 2019
Países que não precisam de passaporte para viajar, saiba quais são!

Viajar sem passaporte pode causar muitos transtornos em sua viagem. Alguns países só permitem a entrada de cidadãos com esse documento. Mas, felizmente, há outros países que não precisam de passaporte.

No texto de hoje, listamos 8 destinos internacionais para você explorar sem se preocupar em gastar para tirar o documento.

Todos eles fazem parte do Mercosul ou têm acordos com as nações integrantes do bloco.

As regras estão na Cartilha da Cidadania, documento que reúne as normas vigentes de interesse dos cidadãos da região. Confira!

Países que não precisam de passaporte: Argentina

Nossos hermanos possuem um país convidativo para o turismo brasileiro (apesar da rivalidade futebolística que, por vezes, se estende para o lado pessoal). É uma viagem com bom custo-benefício, que permite você viajar sem passaporte. 

A fronteira com o Brasil é apenas a singela Cataratas do Iguaçu, uma das 7 maravilhas da natureza. Se você optar por chegar por lá, Puerto Iguazu é sua porta de entrada. Além deste ponto turístico, há destinos inacreditáveis no país, como a Patagônia, a capital Buenos Aires e a região de vinícolas.

Países que não precisam de passaporte: Paraguai

O Paraguai é o país que completa nossa tríplice fronteira, juntamente com a Argentina. Neste ponto, sua entrada será pela Ciudad Del Este, local onde você pode fazer compras a um preço muito honesto. É mais um país para viajar sem passaporte.

Apesar de não ser um destino famoso entre os brasileiros, é um país com enorme bagagem cultural. A capital, Assunção, é cheia de prédios históricos e áreas verdes. No interior, você pode ter experiências ainda mais curiosas, como as Ruínas da Santíssima Trindade, do período da catequização das comunidades indígenas da região pelos jesuítas.

Países que não precisam de passaporte: Uruguai

Pequeno e maravilhoso. O Uruguai possui um território menor do que muitos estados brasileiros. Mas além de permitir viajar sem passaporte, ele possui incríveis destinos. Seu litoral é belíssimo, e Punta del Este não é somente uma praia linda, mas com raridades culturais e históricas. 

Já na capital Montevidéu, uma mistura com o passado europeu, você pode usufruir de toda a infraestrutura de uma capital.

Países que não precisam de passaporte: Chile

Viajar sem passaporte para o Chile não só é possível como recomendável. É um dos países mais incríveis do mundo pela diversidade de seu território, exatamente como acontece no Brasil.

Esse país múltiplo abriga vulcões, geleiras, desertos, vinhedos, história e modernidade.

Ele se modifica a cada estação de forma brusca, motivo pelo qual você pode programar sua viagem sem pensar muito, porque sempre terá uma experiência única em qualquer região.

A capital Santiago é linda, assim como a Patagônia Chilena e a Ilha de Páscoa.

Países que não precisam de passaporte: Peru

Em primeiro lugar, Machu Picchu, cidade perdida de Cusco, já é uma motivo suficiente para viajar sem passaporte para o Peru.

Mas o país tem muito a oferecer. Lima é uma capital imponente e bela, onde você pode conhecer coleções importantes de arte pré-colombiana.

As linhas de Nazca (conjunto de figuras antigas) já trazem um ar de mistério para o deserto localizado no sul do país. 

Rico em sítios arqueológicos, o país abriga parte da Cordilheira dos Andes.

Países que não precisam de passaporte: Equador

Está procurando por um lugar barato para viajar sem passaporte? Então programe sua viagem para o Equador!

O país reúne história e natureza, como na capital Quito, onde se encontra os assombrosos vulcões Cotopaxi e Chimborazo.

Prefere algo mais paradisíaco? Então vá para as Ilhas de Galápagos. O país ainda abriga parte da Floresta Amazônica e montanhas andinas, ou seja, tem para todo gosto.

Países que não precisam de passaporte: Colômbia

Águas do Caribe, verde dos cafezais, cidades históricas, conjuntos arquitetônicos majestosos e imponentes. A Colômbia recebe seus visitantes com muitas possibilidades e tradições culturais, sem deixar de lado a hospitalidade.

Além da capital Bogotá, com infraestrutura excelente, você pode ir à Cartagena, na costa caribenha, que tem uma Cidade Antiga colonial murada, recifes de corais e um castelo do século XVI. Em resumo, é um país de natureza exuberante.

Países que não precisam de passaporte: Venezuela

A Venezuela se localiza no mar do Caribe, mas seu turismo não se limita a esse litoral maravilhoso.

Afinal, a Cordilheira dos Andes está do outro lado, com cachoeiras gigantes e montanhas em forma de mesa. É um país para viajar sem passaporte e curtir a miscigenação de paisagem, clima e cultura.

Você pode querer conhecer a capital Caracas, mas tenha cuidado, porque ela já foi considerada a capital mais violenta do mundo. Prefira as ilhas Los Roques e de Margarita, a 160 km da capital. É um paraíso de águas cristalinas e barreiras de corais. 

Visite também o Parque Nacional Morrocoy, Mérida e Trujillo, cidades cortadas pelos Andes e cheias de história.

Em Trujillo, você conhecerá um dos monumentos mais altos da América do Sul, a estátua da Virgem da Paz. De lá para Mérida, há a Rota das Neves, dividida por montanhas e casinhas de um lado, e um enorme desfiladeiro de outro.

Não deixe de conhecer a Cachoeira Salto Angel, a mais alta do mundo com quase 1km de queda. Ela está no Parque Nacional Canaima, que possui outras cachoeiras enormes, como o Salto El Sapo e Sapito e Salto La Golondrina.

Países que não precisam de passaporte: Bolívia

Que tal visitar o maior deserto de sal do mundo? A Bolívia abriga o famoso Salar de Uyuni, o Deserto do Atacama, parte da Floresta Amazônica, o Lago Titicaca (maior do continente) além de sítios arqueológicos que prometem surpreender os viajantes, como a Isla del Sol.

Quem quer ter uma viagem incrível, sem dúvidas deve colocar o país no roteiro. Será preciso muitos dias para explorar suas possibilidades.

De um lado, existem as riquezas naturais. De outro, a história. Para planejar sua viagem, chegue por La Paz, a capital que tem como pano de fundo a montanha Illimani coberta de neve, e pense no que priorizar.

É preciso destacar alguns pontos sobre viajar sem passaporte para esses países. Em primeiro lugar, a permanência máxima para turistas brasileiros em todos esses países é de 90 dias.

Você consegue entrar apenas com o documento de identidade (RG), atualizado com no máximo 10 anos de emissão.

Países como Paraguai, Uruguai, Peru, Bolívia, Venezuela e Colômbia exigem apresentação de certificado internacional de vacinação contra a Febre Amarela, que pode ser retirado nos postos de saúde municipais. Por fim, há ainda um limite anual de três viagens para Venezuela e Colômbia.

O acordo do Mercosul veio para facilitar a vida dos cidadãos dos países integrantes do bloco. É possível viajar sem passaporte e conhecer maravilhas da América do Sul sem muita burocracia. Com a identidade em mãos, você deve se preocupar apenas em traçar os melhores roteiros.

Pronto para viajar? Então, aproveite e baixe o nosso Checklist de Viagem gratuito para organizar a sua próxima viagem sem perder tempo. Confira!

Acompanhe outras leituras sobre passaporte aqui!

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários