Tempo de leitura: 8 minutos

Países que não precisam de passaporte para viajar: Conheça 9

Quer viajar para o exterior e não tem passaporte? Saiba já quais são os paises que não precisam de passaporte para viajar e comece a planejar sua viagem!

Por vezes, viajar sem passaporte pode causar muitos transtornos em sua viagem.

Isso porque alguns países só permitem a entrada de cidadãos com esse documento. Mas, felizmente, há outros países que não precisam de passaporte.

Assim, mesmo que seja importante saber como tirar o passaporte, ainda assim é possível viajar sem ele!

Por isso, listamos 9 destinos internacionais para você explorar sem se preocupar em ter o passaporte para viajar!

Além disso, todos os países que citamos fazem parte do Mercosul ou têm acordos com as nações integrantes do bloco, e são alguns dos melhores locais para viajar sozinho.

Então, quer saber mais sobre paises que não precisam de passaporte para viajar?

Continue a leitura deste artigo!

Conheça 9 paises da América do Sul que não precisam de passaporte para viajar

Se você quer viajar, mas no momento ainda não tem passaporte, saiba que existem diversas opções de destinos pelo mundo para você.

Entretanto, separamos algumas opções que estão bem próximas da realidade dos brasileiros que adoram viajar.

Além disso, boa parte destes destinos possui valores bastante acessíveis, além ser estarem na lista dos paises que não precisam de passaporte para viajar.

Confira a seguir:

1. Argentina

Apesar da aparente rivalidade entre brasileiros e argentinos, o país é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros!

Isso porque, antes de tudo, o local proporciona uma viagem com bom custo-benefício, que permite você viajar sem passaporte. 

Além disso, uma das atrações mais conhecidas do local é a das Cataratas do Iguaçu, uma das 7 maravilhas da natureza.

Se você optar por chegar por lá, Puerto Iguazu é sua porta de entrada!

Também há destinos belíssimos no país, como a Patagônia, a capital Buenos Aires e a região de vinícolas.

2. Paraguai

O Paraguai é o país que completa nossa tríplice fronteira, junto à Argentina.

Neste ponto, sua entrada será pela Ciudad Del Este, local onde você pode fazer compras a um preço muito honesto, além de ser mais um dos paises que não precisam de passaporte.

Apesar de não ser um destino famoso, é um país com muita cultura, principalmente em Assunção, capital do Paraguai, que é repleta de prédios históricos.

Além disso, nos locais mais afastados do Paraguai, é possível ter experiências ainda mais curiosas, como as Ruínas da Santíssima Trindade, do período da catequização dos indígenas da região pelos jesuítas.

3.Uruguai

Pequeno e maravilhoso, o Uruguai possui um território menor do que muitos estados brasileiros.

Porém, de permitir viagens sem passaporte, ele possui incríveis destinos! Seu litoral é belíssimo, e marcado por praias famosas, como Punta del Este. 

Por outro lado, na capital Montevidéu é possível usufruir de toda a infraestrutura de uma capital, que carrega ares europeus.

4.Chile

Viajar sem passaporte para o Chile também é possível!

Além disso, o local carrega uma enorme diversidade no seu território, abrigando vulcões, geleiras, desertos, vinhedos, e também, concilia ainda locais históricos com a modernidade.

Também é possível conhecer, além da capital Santiago, locais como a Patagônia Chilena e a Ilha de Páscoa.

5.Peru

Em primeiro lugar, conhecer o Machu Picchu já é uma motivo suficiente para viajar sem passaporte para o Peru!

Mas o país tem muito mais a oferecer, como, por exemplo, a linda capital Lima, onde você pode conhecer coleções de arte pré-colombiana, e a Cordilheira dos Andes.

Ou seja, há uma grande variedade, para todos os gostos de turistas que procuram países que não precisam de passaporte para viajar.

6.Equador

Está procurando por um lugar barato para viajar sem passaporte? Então, programe desde já sua viagem para o Equador!

O país reúne história e natureza, como na capital Quito, onde estão os vulcões Cotopaxi e Chimborazo.

Entretanto, se você prefere algo mais paradisíaco, escolher as ilhas de Galápagos pode ser uma boa pedida!

Além disso, o país ainda abriga parte da Floresta Amazônica e montanhas andinas, o que reflete a tamanha variedade das paisagens locais.

7.Colômbia

Águas do Caribe, verde dos cafezais, cidades históricas e conjuntos arquitetônicos são algumas das paisagens mais marcantes do local.

Desse modo, o país recebe seus visitantes com muitas possibilidades e tradições culturais, sem deixar de lado a hospitalidade.

Além da capital Bogotá, com infraestrutura excelente, você pode ir à Cartagena, na costa caribenha, que tem uma Cidade Antiga colonial murada, recifes de corais e um castelo do século XVI.

Em resumo: a Colômbia é um país de natureza exuberante, e das mais diversas paisagens!

8.Venezuela

A Venezuela se localiza no mar do Caribe, mas seu turismo não se limita só ao litoral!

Afinal, a Cordilheira dos Andes está do outro lado, com cachoeiras gigantes e montanhas em forma de mesa.

Além disso, você pode querer conhecer a capital Caracas, mas tenha cuidado, porque ela já foi uma das capitais mais violentas do mundo!

Caso prefira locais mais calmos, prefira as ilhas paradisíacas de Los Roques e de Margarita, a 160 km da capital.

Visite também o Parque Nacional Morrocoy, Mérida e Trujillo, cidades cortadas pelos Andes e cheias de história.

Em Trujillo, você conhecerá um dos monumentos mais altos da América do Sul, a estátua da Virgem da Paz. De lá para Mérida, há a Rota das Neves, dividida por montanhas e casinhas de um lado, e um enorme desfiladeiro de outro.

9.Bolívia

Que tal visitar o maior deserto de sal do mundo?

A Bolívia abriga o famoso Salar de Uyuni, o Deserto do Atacama, parte da Floresta Amazônica, o Lago Titicaca (maior do continente) além de sítios arqueológicos que prometem surpreender os viajantes, como a Isla del Sol.

Quem quer ter uma viagem incrível, sem dúvidas deve colocar o país no roteiro!

Será preciso muitos dias para explorar suas possibilidades, já que de um lado, existem as riquezas naturais e de outro, bastante história!

Para planejar sua viagem, chegue por La Paz, a capital que tem como pano de fundo a montanha Illimani coberta de neve, e pense no que priorizar.

Leia também: Veja os 10 melhores destinos para viajar sozinho

Quais cuidados tomar ao viajar para paises que não precisam de passaporte?

Antes de tudo, se você quer escolher um dos países que não precisam de passaporte para viajar, é preciso ter atenção para alguns pontos.

Em primeiro lugar, a permanência máxima para turistas brasileiros em todos esses países é de 90 dias, e é possível entrar no país apenas com o documento de identidade (RG) atualizado com no máximo 10 anos de emissão.

Apesar disso, fique atento com as demais exigências!

Isso porque países como Paraguai, Uruguai, Peru, Bolívia, Venezuela e Colômbia exigem um certificado internacional de vacinação contra a Febre Amarela, que pode ser retirado nos postos de saúde municipais.

Por fim, há ainda um limite anual de três viagens para Venezuela e Colômbia, e isso sem que o passageiro entre com passaporte.

Além disso, tudo isso é possível em razão do acordo do Mercosul, por meio do qual é possível viajar sem passaporte e conhecer maravilhas da América do Sul sem muita burocracia.

Com a identidade em mãos, você deve se preocupar apenas em traçar os melhores roteiros!

Pronto para viajar? Então, aproveite e baixe o nosso Checklist de Viagem gratuito para organizar a sua próxima viagem sem perder tempo. Confira!

Acompanhe outras leituras sobre passaporte aqui!

Você já conhece a Resolvvi?

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.

Patricia Autran da Resolvvi

Chief of Marketing Operations e Engenheira de produção de formação, Patricia Autran escreve artigos para o Portal da Resolvvi sobre dicas para os passageiros. Já que adora viajar, conhece os principais truques para sua viagem ser um sucesso.

Todos os posts

1 comentário em “Países que não precisam de passaporte para viajar: Conheça 9

  1. Marcela Marcela

    Muito bom!!

Não é possível comentar neste post...