Por quanto tempo uma dívida pode ser cobrada judicialmente?

Débora Mendes da ResolvviEscrito por Débora Mendes da Resolvviem 13 de novembro de 2020
Por quanto tempo uma dívida pode ser cobrada judicialmente?
indique e ganhePowered by Rock Convert

Você sabe por quanto tempo uma dívida pode ser cobrada judicialmente? Acompanhe a leitura e tire suas dúvidas sobre prescrição de dívidas.

Apesar do alto número de consumidores brasileiros endividados, existe um fator importantíssimo e desconhecido pelos devedores: o vencimento da dívida.

Em outras palavras, existem pessoas na situação de endividamento, mas com dívidas que não podem mais ser cobradas, pelo simples fato de ter sido esgotado o prazo de 5 anos para que a cobrança seja feita.

Leia também:Dívida caduca em 5 anos?

Com isso, muitas pessoas continuam a receber cobranças para essas dívidas, mesmo que isso não deva ser feito.

Na verdade, em poucos casos alguns devedores pensam nos seguintes questionamentos: quanto tempo o banco pode cobrar minha dívida judicialmente? E quanto tempo uma dívida pode ser cobrada judicialmente?

Se você deseja saber como a Resolvvi pode te ajudar a não ser mais cobrado sem poder, continue a ler este artigo!

Por quanto tempo o banco pode cobrar minha dívida judicialmente?

De maneira geral, as dívidas podem ser cobradas em até 5 anos, a contar do vencimento da primeira parcela da dívida.

Qualquer dívida que for cobrada depois do prazo de 5 anos é considerada como caduca, ou seja, vencida.

Seu nome está sujo por uma dívida vencida? Você pode ser indenizado! Verifique grátis se seu caso é qualificado.

Em linhas gerais, a dívida vencida é aquela que passa do prazo de 5 anos, no qual pode ser cobrada, pelo simples fato de o banco ou a empresa não terem buscado judicialmente o devedor, para que ele quitasse o valor.

Apesar de a cobrança na Justiça não poder ocorrer após os 5 anos de vencimento da dívida bancária, esta proibição somente é aplicada nos casos em que o consumidor nunca foi acionado pela empresa.

Caso o consumidor já tenha sido processado alguma vez, no período de 5 anos antes do vencimento, este prazo fica completamente suspenso, até que o processo termine.

Ou seja, é como se, ao cobrar judicialmente o devedor, a empresa conseguisse “parar no tempo” a contagem do prazo, influenciando no fator de quanto tempo o banco pode cobrar uma dívida judicialmente.

É importante lembrar ainda que a interrupção do prazo também vale para quando um acordo é fechado com o banco, e não somente para os casos em que a empresa processa o devedor antes dos 5 anos.

O banco pode cobrar minha dívida judicialmente após 5 anos?

Não! A cobrança judicial de dívida, após 5 anos, é completamente inviável.

Isso acontece porque toda e qualquer dívida, não somente as de banco, possuem um tempo de validade em que podem ser cobradas.

Powered by Rock Convert

Neste caso que estamos tratando, o prazo é realmente de 5 anos, que é o tempo que banco pode cobrar sua dívida judicialmente.

É importante lembrar que o fato de o banco não poder lhe processar para cobrar a dívida, não impede que outros meios sejam utilizados para isto.

No caso, são permitidas as chamadas “cobranças amigáveis”, que deverão ser feitas por meio de contato direto com o devedor, buscando o pagamento da dívida por meio de uma negociação.

Leia também:Cobrança abusiva por empresas: Como acontece?

De modo algum o banco pode lhe obrigar a pagar esta dívida, ou fazer ameaças de um eventual processo judicial e negativação do seu nome, pois a dívida já venceu.

Ou seja, não há mais obrigação legal de fazer o pagamento, embora o débito nunca deixe de existir.

Se a dívida já venceu e o banco insiste em lhe cobrar judicialmente, este processo deverá ser imediatamente encerrado.

negociar dívidas

Quais os meus direitos caso o banco continuar negativando meu nome após 5 anos?

O primeiro e principal direito que você tem é o de receber uma compensação financeira por todo o transtorno que passou! Ou seja, uma indenização por danos morais.

Mas, além disso, existem outros pontos que o banco que lhe negativou deve cumprir, e que também são seus direitos:

  • Ter o nome retirado imediatamente de qualquer instituição de proteção ao crédito (SPC e Serasa, por exemplo);
  • Ter o seu score restituído ao valor que era antes de a negativação ter sido feita.

Mas como pedir danos morais por nome negativado indevidamente?

Ao contrário do que muitos consumidores prejudicados pela negativação de seu nome pelo banco pensam, pedir a indenização por danos morais pode ser muito fácil e rápido!

Nesses casos, a Resolvvi pode te ajudar. Para exigir seus direitos, basta clicar aqui e verificar se seu caso é qualificado.

Após saber por quanto tempo uma dívida pode ser cobrada judicialmente, e entender que o período de 5 anos já passou, acompanhe o passo a passo para ser indenizado!

Passo a passo para ser indenizado por uma dívida vencida com a ajuda da Resolvvi

Depois de ter verificado que você tem direito a ser indenizado, nossos especialistas começam a acionar, imediatamente, o banco que lhe prejudicou.

Nesta etapa, são feitos contatos com a empresa, explicando a situação que lhe gerou tanto prejuízo, e buscando ainda uma proposta de acordo rápida e que seja capaz de lhe fazer sentir indenizado.

Além disso, para diminuir os efeitos negativos que o nome sujo lhe gerou, nós pedimos imediatamente que o seu nome seja tirado do SPC e do Serasa, e isso além do pedido de indenização.

Você será constantemente atualizado pelo especialista responsável pelo seu caso, que irá lhe acompanhar e tirar todas as suas dúvidas até o momento em que a indenização for recebida, certo?

E o melhor é que tudo isso, de maneira 100% online, sem audiências e sem burocracia!

Quer saber se você tem direito de limpar seu nome e receber uma compensação em dinheiro? É só clicar abaixo:

Powered by Rock Convert

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

7 Comentários

  1. AvatarTairadisse:

    Tenho uma dívida com a Editora Mundial, eles entraram em contato 2× pra fazer acordo, mas era absurdo não tinha como eu negociar pq as parcelas eram de mais de 500 por mês, eu não tenho emprego com carteira assinada sou diarista não tem condições de ganhar um acordo, a dívida fez 5 anos meu nome já saiu dos órgãos de proteção,agora eles estão mandando msg que vão cobrar a dívida judicialmente

    • Giovanna Damasceno da ResolvviGiovanna Damasceno da Resolvvidisse:

      Oi, Taira. Tudo certo? De acordo com o que você descreveu, a dívida já está prescrita, certo? Nesse caso, passados os 5 anos, a empresa cobradora não tem direito de cobrar judicialmente ou negativar seu nome. No entanto, caso a dívida tenha sido vendida para uma empresa que realiza cobranças, é possível que o tempo tenha aumentado, já que é uma “nova” dívida, por conta da venda para outra empresa. Para qualquer dúvida, basta entrar em contato!

  2. AvatarMarcelodisse:

    Boa tarde. Estão me cobrando uma dívida de 2007. Dizem que é do Santander, realmente usei o limite em 2006, e não consegui pagar. Mas nunca entraram em contato comigo, e agora aparece um assessor fazendo essa cobrança em nome do banco. O que devo fazer?

  3. AvatarDanieldisse:

    Estão me cobrando uma dívida de mais de 10 anos . O que faço pago ?

    • Marcela Albuquerque da ResolvviMarcela Albuquerque da Resolvvidisse:

      Oi, Daniel!

      Se você foi negativado por uma conta já paga, golpe ou fraude, serviço não contratado, dívida vencida a 5 anos ou mais, ou teve o nome negativado indevidamente pela empresa por um serviço que já havia sido cancelado, você pode sim ser indenizado por isso!

      Caso deseje que sigamos com a sua reivindicação, basta cadastrar seu pedido em nosso site que analisamos tudo certinho e lhe damos uma resposta mais direcionada, pode ser?

      Qualquer outra dúvida, é só perguntar! Conte com a gente!