Posso levar comida no avião? Veja como levar alimentos em voos

Patricia Autran da Resolvvi Escrito por Patricia Autran da Resolvviem 30 de maio de 2019
Posso levar comida no avião? Veja como levar alimentos em voos

Os tempos de lanchinhos ótimos no avião acabaram, em especial nos voos de curta distância. Resta aos passageiros a precaução de levar comida no avião para suprir a fome ou para ter uma alternativa mais saudável do que os snacks oferecidos. Por isso, uma das perguntas mais frequentes entre passageiro é: “posso levar comida no avião?”

Além dessa situação bastante comum, há viagens em que nos deparamos com delícias locais irresistíveis, o que nos obriga a trazer um pouco delas para casa.

Em qualquer uma dessas situações, surge a dúvida de como levar alimentos no voo, e é sobre isso que falamos nesse post!

Posso levar comida no avião?

A resposta inicial é “sim”. É possível levar alimentos em voos na bagagem de mão e na bagagem despachada. Entretanto, é preciso observar as medidas e o peso permitido para o transporte.

Em qualquer caso, é preciso que o alimento esteja bem embalado para impedir vazamentos. Há locais que colocam os alimentos em embalagens apropriadas para o transporte aéreo. O bom senso também deve ser acionado: alimentos de cheiro forte podem incomodar os demais passageiros quando transportados na cabine.

De acordo com a ANAC, a alimentação de bebês e os líquidos de dietas especiais podem ser transportados, desde que apresentados no momento de inspeção de segurança. Mas só é permitido o transporte em quantidade suficiente à utilização no período total de voo (incluídas eventuais escalas).

Caso o passageiro possua alguma restrição alimentar (dietas sem glúten, sem lactose, diabéticos etc.), é importante levar algum atestado médico para o transporte de alimentos em voos e assim não ter problemas no momento do embarque.

Quer ter mais controle na hora de organizar as malas? Confira o nosso checklist de viagem!

Existem restrições para o transporte de comida no avião?

Sim, em especial nos voos internacionais. A restrição mais conhecida é a de 100 ml de líquidos na bagagem de mão, mas existem outras que é importante atentar, como o caso dos alimentos.

A maioria dos países possuem normas estabelecidas pelos órgãos públicos locais para o ingresso de alimentos no território, seja para evitar pragas e doenças, seja para prestigiar a produção agropecuária nacional. Por isso, ao levar alimentos em voos, pesquise antes as regras sanitárias do país de destino sobre eventuais restrições.

Ao entrar com alimentos no Brasil, o passageiro deve consultar a Vigilância Agropecuária (VIGIAGRO), presente nos aeroportos internacionais. Alguns produtos agropecuários não podem ingressar no Brasil sem autorização prévia e/ou certificação sanitária. Veja:

  • Frutas e verduras;
  • Leite, queijo, manteiga, iogurte e doce de leite;
  • Carnes “in natura” ou industrializadas, (presunto, enlatados, embutidos, pescado);
  • Mel, própolis, cera;
  • Insetos, bactérias, moluscos e fungos;
  • Comida para animais, ovos, embriões, sêmen, agrotóxicos e produtos veterinários (vacinas, soro, medicamentos, entre outros);
  • Mudas, hortaliças frescas, sementes, madeira e terra;
  • Comida servida a bordo.

Antes de viajar,  é preciso obter a autorização da fiscalização agropecuária. Se você estiver fora do Brasil, procure a Embaixada ou Consulado do Brasil para esclarecer os requisitos para a importação de vegetais, animais, e outros produtos.

Quer entender os seus direitos como passageiro? Confira o nosso Guia de direito dos passageiros!

Posso levar pó de café em viagem internacional?

Sim, é possível levar café solúvel, torrado ou moído. Além disso, você pode trazer ao Brasil outros alimentos, como:

  • azeites de origem vegetal (sólidos ou líquidos);
  • essências vegetais;
  • produtos de origem vegetal industrializados embalados a vácuo;
  • chocolate;
  • pasta de cacau;
  • bebidas em geral;
  • margarina;
  • erva-mate (elaborada e embalada);
  • pó para sorvetes e sobremesas (embalado);
  • glicose;
  • e açúcar refinado e embalado.

Pode levar café na mala despachada? 

Sim, na mala despachada não tem problema! No entanto, na mala de mão, pode ser complicado embarcar com pós em geral, porque os Estados Unidos possuem regras bem rígidas em relação a embarque com produtos em pó!

Como transportar comida no avião em voos nacionais?

O trânsito de alimentos em voos nacionais não possui restrições relevantes, motivo pelo qual é importante observar as regras de cada companhia aérea sobre a bagagem. Não há, por exemplo, a restrição de líquidos, que trata como uma regra geral.

Quanto aos produtos de origem animal, observe se existe o selo do SIF (Serviço de Inspeção Federal, vinculado ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal – DIPOA), pois eles podem circular livremente em território nacional.

O transporte de alimentos em voos deve, portanto, obedecer às normas sanitárias brasileiras e do país de destino, bem como às regras das companhias aéreas. Antes de viajar, informe-se sobre possíveis restrições da companhia aérea que você contratou através do telefone para contato ou próprio site, para não ter problemas na hora do desembarque.

Entendeu a resposta sobre a pergunta “posso levar comida no avião?”

Deseja receber mais dicas sobre os direitos dos passageiros? Basta deixar seu nome e e-mail abaixo:

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

8 Comentários

  1. Avatar João Batista Spigolon disse:

    Posso despachar na mala de viagem internacional, café torrado e moido ? é necessário apresentar algum documento ?

    • Giovanna Damasceno da Resolvvi Giovanna Damasceno da Resolvvi disse:

      Oi, João! Geralmente, você pode sim. Mas é importante checar a regulamentação para voos internacionais, o que vai depender do país e da companhia aérea. Por isso, é importante entrar em contato com a empresa aérea e se certificar, além de registrar a autorização da mesma de alguma maneira, seja gravando a chamada, print da troca de e-mails e etc. Caso tenha outras dúvidas, pode contar com a gente!

  2. Avatar turistando disse:

    muito bom seguirei seu blog fou muito util esse post!

    • Giovanna Damasceno da Resolvvi Giovanna Damasceno da Resolvvi disse:

      Oi, Bom dia! Ficamos muito felizes que você está acompanhando nosso Blog. Já leu nossos últimos conteúdos? Um abraço dos seus amigos da Resolvvi.

  3. gostei do seu blog foi muito util esse post!

  4. Aqui é a Cristiane dias, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

    • Giovanna Damasceno da Resolvvi Giovanna Damasceno da Resolvvi disse:

      Oi, Cristiane. Bom dia! Ficamos muito felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo. Continue acompanhando nosso blog! Um abraço dos seus amigos da Resolvvi.