Veja quando pedir danos morais por nome negativado indevidamente

Bruno Arruda da Resolvvi Escrito por Bruno Arruda da Resolvviem 9 de novembro de 2020
Veja quando pedir danos morais por nome negativado indevidamente
indique e ganhePowered by Rock Convert

Descubra agora se você pode pedir danos morais por nome negativado indevidamente e como resolver esse problema de uma vez por todas.

Animated GIF

O problema de pessoas negativadas no Brasil já algo é bem conhecido, mas o que muitas pessoas não sabem é muitas dessas negativações ocorrem de maneira indevida.

Ou seja, essas pessoas ficam com nome sujo e passam a sofrer alguns problemas como restrições à crédito e financiamentos negados.

Problemas envolvendo nome negativado indevidamente podem acontecer por muitos motivos, como pela negativação em razão de dívidas já pagas, por cobranças de serviços não contratados, e até mesmo por fraudes.

Entretanto, sendo vítima de alguma das situações citadas acima, você pode recorrer os danos morais por nome negativado indevidamente.

Dessa forma a empresa que te negativou deverá limpar seu nome, tendo a reparação em seu score dessa negativação indevida, e pagar uma compensação em dinheiro pelo erro cometido.

Como posso ficar com nome negativado indevidamente?

Primeiro é importante explicar melhor o que é um nome negativado indevidamente.

Pois bem, o nome negativado ocorre quando você possui alguma dívida em seu nome e não realiza esse pagamento.

Dessa forma, a empresa inscreve seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito como o Serasa, SPC e Quod, o que significa que seu nome está sujo e você terá dificuldade para conseguir linhas de crédito, por exemplo.

No entanto, também pode acontecer outra situação infeliz, para além da inadimplência, que é a negativação indevida. Isso acontece quando o seu nome fica sujo de maneira injusta, e pode acontecer pelos seguintes motivos:

Uma conta ou acordo já pago

Quando o consumidor teve uma dívida, foi negativado pela mesma, mas realizou o pagamento para quitar essa dívida e limpar seu nome, e mesmo assim o nome continuou negativado.

O prazo para que a empresa limpe seu nome é de até 5 dias úteis após o pagamento da dívida.

Descobriu que está com o CPF negativado indevidamente por uma conta que já pagou? Nós podemos te ajudar! Verifique grátis agora mesmo e descubra se seu caso é qualificado a uma indenização.

Golpe ou fraude

Quando alguém utiliza de forma ilegal os dados do consumidor em alguma transação ou dívida e isso resulta em sua negativação.

É importante lembrar que empresa tem a obrigação de evitar fraudes em seu sistemas, então é também dela a responsabilidade pelo uso dos seus dados.

Por isso, você também possui direito a indenização por danos morais por nome negativado indevidamente.

Serviço não contratado

Quando o consumidor é negativado pela empresa por uma cobrança indevida, relativa a um serviço que não foi contratado.

Dívida vencida de 5 anos ou mais

Quando a dívida do consumidor que deu origem a negativação já possui uma data de vencimento de mais de 5 anos atrás, e mesmo assim o nome continua negativado;

Se você passou por qualquer uma destas situações, você foi vítima de uma negativação indevida.

Quer saber o que pode ser feito nesses casos e como você pode pedir danos morais por nome negativado indevidamente? Acompanhe!

Powered by Rock Convert
nome negativado

Posso pedir danos morais por nome negativado indevidamente?

Você sabia que pode receber uma indenização em dinheiro por danos morais por ter tido o nome negativado indevidamente? Para isso, basta saber se seu problema se encaixa nas situações que explicamos acima!

Além da compensação em dinheiro, você tem o direito de limpar seu nome, e melhorar o seu score de crédito com a reparação da negativação.

Quer saber como conseguir sua indenização? Não deixe de conferir o próximo tópico.

Como pedir danos morais por nome negativado indevidamente?

Agora que você já sabe que possui o direito de pedir danos morais por nome negativado indevidamente.

No entanto, também é importante saber como pedir os danos morais. A notícia boa é que é muito mais fácil do que você imagina!

Em primeiro lugar é preciso saber que serão necessárias algumas provas simples, que podem variar de acordo com os tipos de casos listados mais acima.

Porém, independente da situação, é necessário o comprovante de negativação.

O comprovante de negativação pode ser basicamente uma captura de tela, ou print, do site/aplicativo de alguns dos órgãos de proteção ao crédito onde consta a negativação, como o Serasa, SPC ou Quod.

Nessa captura deve aparecer: o nome da empresa, valor e data da dívida. De preferência que apareça o CPF do consumidor e o número do contrato.

Atenção: não pode ser utilizado como comprovante a carta de negativação, pois ela apenas informa que o nome será negativado futuramente.

Detalhando um pouco melhor sobre quando é preciso de outras provas a mais nos respectivos tipos de casos:

  1. Conta ou acordo já pago: Nesses casos é preciso também da fatura/boleto da dívida e do comprovante de pagamento da dívida ou acordo;
  2. Dívida vencida de 5 anos ou mais: Aqui, além do comprovante da negativação, também é preciso do comprovante de origem da dívida, para que seja provado que de fato a mesma possui mais de 5 anos de vencimento;

Em qualquer caso que você tenha sido vítima de uma negativação indevida, a Resolvvi pode lhe ajuda a limpar seu nome, aumentar seu score e conseguir uma indenização em dinheiro pelo transtorno enfrentado.

Quer saber como a Resolvvi vai buscar seu direito? Acompanhe!

Como a Resolvvi vai conseguir meus danos morais por nome negativado indevidamente?

Na Resolvvi o processo é todo online, não é preciso comparecer a nenhuma audiência, e o cliente só paga se ganhar, uma taxa de 30% do valor da indenização em dinheiro.

Para buscar a indenização por danos morais por nome negativado indevidamente pela Resolvvi, basta entrar no site e verificar se seu caso é qualificado.

Primeiramente, há uma avaliação do seu caso no próprio site, para saber se de fato é uma negativação indevida e se você possui o direito de ser indenizado.

Para isso, você envia as provas pelo próprio site, e assina todos os documentos de forma digital.

É importante ressaltar que sempre há uma tentativa de acordo com a empresa, para que seu problema seja solucionado de forma mais rápida possível.

O acompanhamento do caso é feito pelo site da Resolvvi e há uma equipe de especialistas a postos para tirar qualquer eventual dúvida do seu caso.

Agora você sabe se pode ou não pedir danos morais por nome negativado indevidamente. Quer contar com a ajuda da Resolvvi? É só clicar abaixo:

Powered by Rock Convert

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

7 Comentários

  1. Avatar film izle disse:

    I really liked your blog post. Really Cool. Leonard Yueh

  2. Avatar 4k film izle disse:

    Great blog.Thanks Again. Great. Greg Zeleny

  3. Avatar erotik disse:

    I believe this is among the most significant info for me. Brenn Glendon Edgardo