Teste de covid para viajar: Quando devo fazer?

Izabella MotaEscrito por Izabella Motaem 31 de março de 2021
Teste de covid para viajar: Quando devo fazer?
indique e ganhe

Já sabe se precisa de teste de COVID para viajar? Acompanhe a leitura e saiba quando você deve ser testado antes de viajar.

Um procedimento que se tornou frequente na rotina de quem precisa viajar é o teste do COVID-19, o exame RT-PCR.

Tanto para viagens nacionais como para viagens internacionais, o teste de COVID-19 é um procedimento fundamental para evitar a propagação da COVID-19.

No entanto, ainda surgem muitas dúvidas e incertezas sobre quando é necessário teste de COVID-19 para viajar. Quer saber tudo sobre o assunto? Acompanhe.

Leia também:Certificado Internacional de Vacinação: para que serve?

O que é o teste RT-PCR?

Considerado o “padrão de referência”, é o exame que identifica o vírus e confirma a COVID-19 e deve ser realizado no início da doença.

O teste RT-PCR busca detectar o RNA do vírus através da amplificação do ácido nucleico pela reação em cadeia da polimerase.

Quem deve fazer o exame PCR para viajar?

Os testes RT-PCR têm sido indicados para pessoas que apresentam os sintomas da COVID-19, logo no estágio inicial, para identificar o vírus ativo.

Porém, alguns países exigem a apresentação do exame PCR negativo para entrada de pessoas que pretendem viajar para lá, principalmente pela confiabilidade dos resultados.

Ele também é obrigatório para quem está vindo de outros países para o Brasil, e está sendo usado pelas secretarias de saúde no mapeamento da doença pelo País.

Onde fazer o exame PCR de Covid-19?

Hoje o exame PCR é realizado pelos principais laboratórios do Brasil, podendo ou não ser exigido um pedido médico para realização.

Para quem vai viajar para o exterior e precisa realizar o teste para COVID-19, é importante entrar em contato com o laboratório com antecedência para entender o procedimento.

Também já é possível realizar o teste em alguns aeroportos que já possuem laboratórios, como o aeroporto de Guarulhos, Congonhas, Confins e RioGaleão.

Qual o valor do teste PCR?

O valor do teste para covid pode variar de acordo com a cidade e o laboratório, e está em uma faixa entre R$ 270 e R$ 450.

Uma dica para quem vai viajar e precisa do teste é que muitas companhias aéreas estão oferecendo desconto na realização do teste para covid.

Como o exame PCR é feito?

O exame PCR é feito através da coleta do material do paciente pelo swab (cotonete) do nariz e da garganta.

Apesar de ser conhecido pelo incômodo, é um procedimento muito rápido.

Quanto tempo demora o resultado do PCR?

Normalmente, o resultado do exame RT-PCR sai entre 24 a 72 horas após a sua realização.

E para quem vai viajar, o laboratório no aeroporto de Guarulhos promete o resultado dos testes em até 4 horas.

É muito importante checar os requisitos dos testes do país de destino da sua viagem para realizar o seu teste para covid com antecedência.

Para viajar de avião precisa do teste PCR de Covid?

Hoje para voos domésticos no Brasil não é necessário a apresentação do teste de covid para viajar, apenas o uso de máscara é obrigatório.

Já para viagens internacionais, vai depender de cada companhia aérea e do país de destino.

Tenho voo marcado e o resultado deu positivo

Caso seu resultado tenha dado positivo, mesmo estando assintomático é essencial que você entre em contato com o seu médico e com a companhia aérea para remarcar o seu voo.

Quais países exigem teste PCR de Covid-19?

A maioria dos países tem exigido o teste de covid negativo para viajantes do mundo inteiro.

Além disso, muitos países estão apresentando restrições de entrada para brasileiros, como Portugal, por exemplo.

Com a velocidade das mudanças, é muito importante estar atento às atualizações das restrições frequentemente.

Qual a diferença entre os testes RT-PCR e sorológico?

Existem dúvidas dos viajantes também em relação aos tipos de teste de covid existentes para realização. Um bem conhecido é o teste de sorologia.

Diferente do PCR, o teste de sorologia busca identificar se o paciente possui anticorpos para o SARS-CoV-2, e só tem anticorpos quem já esteve em contato com o vírus. Ele é realizado por meio de um exame de sangue.

Teve problema com seu voo durante a pandemia? Saiba como comprovar o cancelamento ou atraso do voo!

Com o cenário de instabilidade, muitos voos estão sendo suspensos durante a pandemia, por isso é importante saber como proceder se você sofrer algum problema com voo em meio a esse período.

Caso o seu problema com voo não tenha sido em decorrência da pandemia, é necessário ter em mãos a Declaração de Contingência para buscar os seus direitos.

Ou seja, para buscar sua indenização pelos danos morais sofridos.

Esse documento é fornecido pela própria empresa aérea, declarando que o acontecido não foi relacionado com a pandemia, e é exigido para voos que ocorreram após a data de 15/03/2020.

A Resolvvi preparou um material especial para quem busca mais orientações de como conseguir a Declaração de Contingência! Você pode acessar preenchendo o nosso formulário abaixo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!