Vai na sua primeira viagem de avião? Veja nossas dicas!

A primeira viagem de avião é um momento com sentimentos mistos. Para além da ansiedade com a nova aventura, você também pode sentir aquele nervosismo da incerteza.

E tá tudo bem! O friozinho na barriga é mais comum do que você imagina. Até porque, como toda nova experiência, temos muito o que aprender e se preparar.

Por isso, nós pensamos em algumas dicas que todo passageiro de primeira viagem precisa saber antes de embarcar.

Ficou interessado? Continue a leitura!

Dicas para primeira viagem de avião

Em primeiro lugar, é essencial que você organize a sua viagem com o máximo de antecedência possível.

mr bean viajando de avião pela primeira vez

Se você vai viajar pela primeira vez, com certeza deve ter dúvidas desde o orçamento até o que comer durante a viagem.

Por isso, organize suas finanças e faça uma viagem que seja condizente com seu orçamento atual!

Quer ter mais controle na hora de organizar as malas? Confira o nosso checklist de viagem!

Economizando na hora de comprar passagens

Como falamos acima, você com certeza vai querer fazer uma viagem dentro do seu orçamento. E se seu plano consiste em economizar nas passagens para aproveitar com passeios, compras e demais gastos, é essencial pesquisar muito antes de comprar a passagem.

Geralmente, a melhor maneira de comprar passagens baratas é ir comparando entre sites especializados e nas plataformas das próprias companhias aéreas.

Escala e conexão

Uma dúvida entre passageiros, principalmente para quem vai na sua primeira viagem de avião, é a diferença entre escala e conexão. Por isso, vamos de esclarecer a diferença entre escala e conexão.

Escala é quando você não precisa sair do avião. Enquanto os outros passageiros sobem e descem, você permanece na sua poltrona até o avião decolar novamente. Aproveite o momento para esticar as pernas!

Já Conexão é quando o passageiro precisa trocar de aeronave. Nesse caso, você irá aguardar na sala de embarque pelo seu próximo voo. Algumas vezes a espera pode ser longa, então certifique-se de quanto tempo vai durar sua conexão e vá preparado com distrações.

Se você não sabe o que fazer no aeroporto enquanto espera longamente seu voo, dá pra encontrar entretenimento e curtir a espera com essas dicas.

Não esqueça que as informações sobre escala e conexão estão em detalhes na sua passagem, por isso cheque com antecedência.

Além do mais, saber se seu voo vai passar por uma escala e ou conexão é crucial antes de comprar a passagem. Algumas empresas barateiam passagens aéreas que passam por muitas conexões, mas você deve estar atento em como isso afeta sua viagem.

Bagagem de mão e bagagem despachada

Claro que, antes de viajar, você precisa saber a diferença entre bagagem de mão e bagagem despachada. Até porque alguns itens devem estar mais próximos de você por praticidade e segurança, e outros podem ir na sua bagagem despachada.

Mas você já sabe a diferença entre bagagem de mão e bagagem despachada?

Em linhas gerais, bagagem de mão é aquela que você, passageiro, leva consigo embaixo da poltrona ou em uma das dependências de guarda-volume da aeronave. O local onde a bagagem de mão será deixada pode variar entre empresas aéreas.

Já a bagagem despachada é aquela que não irá com você. Após sua chegada no aeroporto de destino, você vai precisar buscar sua mala naquelas esteiras enormes.

Além disso, se você tem dúvidas no que pode levar em cada tipo de bagagem, acompanhe essa coleção de postagens da Resolvvi!

Quanto o limite de peso das bagagens de mão e despachadas, é preciso estar ciente que existe uma diferença para voos nacionais e internacionais. E também pode variar em algumas companhias aéreas!

Para voos nacionais, o limite de peso em uma bagagem de mão é de 10kg e 23kg para a despachada.

Ainda é preciso respeitar os limites de altura e largura por mala, tá? Caso você ultrapassa o limite estipulado, é bem possível que receba uma multa.

Por fim, ainda existe um tipo de bagagem diferente das outras, onde o passageiro precisa transportar itens enormes e específicos durante um voo. É o que chamamos de bagagem especial. Existem várias particularidades dos tipos de bagagem especial, que você pode ler aqui.

Mas antes de se preocupar com a mala, existem algumas coisas que você precisa embarcar com segurança e sem ter que passar por imprevistos.

Tempo de antecedência no Aeroporto

É muito comum termos várias dúvidas sobre como viajar. Por isso, vamos continuar ajudando você, passageiro de primeira viagem.

Em primeiro lugar, você sabe com quanto tempo de antecedência deve chegar ao aeroporto?

O tempo de chegada no aeroporto varia entre voos nacionais e internacionais. Se seu destino é em território nacional, chegue uma hora antes do voo. Isso te dá tempo de fazer o check in no próprio aeroporto ou fazer online no caminho.

Em voos internacionais, recomenda-se que o passageiro chegue com duas horas de antecedência.

Já na sala de embarque, é importante que você esteja esperando seu voo com 40 minutos de antecedência. Assim, existe tempo suficiente para você checar se está tudo nos conformes.

Primeira viagem de avião: Documentos para viajar de avião

É claro que você não pode cruzar o Brasil e o globo terrestre sem documentos de identificação!

Para embarcar em voos domésticos, o documento mais solicitado é a carteira de identidade. Porém, é possível viajar com qualquer outro documento oficial com foto, como carteira de motorista e carteira de trabalho.

Você também tem a opção de usar a versão digital de seus documentos com foto para viajar, como o E-título. Nunca ouviu falar de documentação virtual para embarque? Vem ler sobre isso aqui.

Em caso de voos internacionais, você com certeza deve ter em mãos seu passaporte. Alguns países da América latina permitem o embarque de passageiros brasileiros somente com o documento de identidade. Quer saber quais? Clica aqui!

Então não esqueça de, antes de viajar, regularizar seu passaporte direitinho. Se você nunca tirou passaporte, temos um passo a passo no nosso Blog.

Localizando sua passagem aérea

É fundamental saber todas as informações sobre seu voo, não concorda? Felizmente, existe um código localizador de passagem aérea para te ajudar!

Com uma combinação aleatória de letras e números, o código localizador vai te fornecer informações sobre o voo, seus dados e contato de emergência. Uma espécie de “digital” da sua passagem.

O código é fornecido no momento do check in e você pode anotá-lo em um papel, não precisa nem imprimir!

Cartão de embarque: o que é?

Se tem uma coisa que você não pode esquecer, especialmente na sua primeira viagem de avião, é o cartão de embarque. Um equivalente ao seu documento oficial com foto, o cartão de embarque documenta que você pode entrar no avião.

Nele, constam informações básicas e indispensáveis, como o nome do passageiro, número do assento, número do voo, origem e destino, portão e horário de embarque.

E, claro, você precisará acessar a sala de embarque para esperar seu voo. Para entrar na sala, você precisa desse documento! É possível recebê-lo ao fazer o check in, seja online ou pessoalmente, com a empresa aérea.

Primeira viagem de avião: Como fazer o Check in?

Como nas reservas de hotel e pousadas, fazer o checkin antes de usar o serviço é muito importante. Já que o check in funciona como um registro de entrada. E em viagens isso não é diferente!

Em todas as suas viagens, será necessário realizar o check in antes de embarcar, de preferência com alguma antecedência.  Mesmo esta sendo a sua primeira viagem de avião, é bom já ficar atento!

Você pode realizar o check in diretamente com a Companhia aérea, no balcão de atendimento. O atendente vai verificar todos os seus dados, ou seja, suas informações básicas. Nesse momento, sua bagagem será pesada e seu cartão de embarque será emitido.

Também é possível realizar o check in nos totens de autoatendimento dos aeroportos. Atualmente, algumas máquinas ficam espalhadas nos aeroportos facilitando o acesso à informação e otimizando o atendimento aos passageiros.

É importante frisar que os totens não possuem balança para pesar bagagem, então se você estiver com mala que deve ser despachada, se dirija ao balcão de atendimento.

Quanto ao famoso check in online, muito usado entre passageiros, basta entrar no site ou aplicativo da empresa aérea para confirmar os dados do seu voo e imprimir o cartão de embarque.

Detector de metais e raio-x: como funciona?

Você com certeza já ouviu falar de pessoas que sofrem o maior constrangimento nos aeroportos por conta do detector de metais e raio-x.

Isso acontece porque existem itens que são proibidos em malas despachadas!

Antes de entrar na sala de embarque de fato, sua mala passará pelo detector de metais e raio-x para garantir que você não está levando itens que são proibidos por lei.

Para ter certeza do que você pode ou não levar, comunique sua companhia aérea.

Se você desejar levar souvenirs da sua primeira viagem como lembrança aos amigos e familiares, veja nosso post sobre como levá-los na babagem de mão e bagagem despachada.

Primeira viagem de avião: Encontrando o portão de embarque

Este é um dos momentos que você deve mentalizar: quem tem boca, vai à Roma.

O ditado popular faz muito sentido nesse caso, considerando que o número fornecido no seu cartão de embarque pode estar errado!

Por isso, certifique-se com um dos monitores da sua empresa aérea qual seu portão de embarque e se você está no local correto.

Se você tiver vergonha, avise ao monitor da companhia que é a sua primeira vez viajando. Com certeza ele vai compreender sua insegurança.

Também fique atento aos anúncios nos auto-falantes do aeroporto, eles servem para dar avisos sobre mudanças de voos e as informações podem ser úteis para você.

Primeira viagem de avião: O que comer durante o voo?

Com certeza você deve ter imaginado como vai se alimentar durante o voo. Principalmente na sua primeira viagem, as expectativas devem ser altas! Pois bem, infelizmente trazemos más notícias.

Atualmente, poucas empresas aéreas nacionais oferecem lanches durante o voo. O que há alguns anos era uma cortesia do passageiro, hoje é um serviço comercializado durante o voo. Geralmente, você pode pagar por pequenos lanches.

Se seu voo for internacional, a alimentação irá depender da companhia aérea, tempo de voo e classe, entre econômica, executiva e primeira classe.

Se você tiver restrições alimentares, certifique-se de avisar a empresa aérea previamente. Nós temos um blogpost pensando justamente em quem é vegano, vegetariano e alérgico a glúten.

Turbulência e dor no ouvido

Se for sua primeira vez viajando, com certeza você vai sentir alguns desconfortos físicos durante o voo.

O primeiro deles, a turbulência, vai acontecer quando o avião estiver decolando e pousando. Não se assuste. É completamente normal. Quando houver realmente algo preocupante, os comissários de bordo irão te avisar e te orientar no que você deve fazer.

A turbulência pode acontecer também por problemas climáticos, o que irá causar uma trepidação desconfortável. Mas não pense que o avião está instável ou caindo!

Por isso, preste muita atenção nas orientações antes do voo, principalmente quanto ao cinto de segurança. Todas as orientações dada antes do voo são para sua segurança e conforto, por isso são importantes!

E se você sentir dor de ouvido durante o voo, o que é muito comum, sugerimos que você comece a mascar um chiclete ou mastigar um lanchinho. Vai te ajudar a evitar o desconforto!

Como se distrair durante o voo?

Em voos curtos e longos, o tédio pode aparecer. E se você estiver nervoso, a ansiedade pode bater também ao longo do trajeto.

Por isso, existem algumas coisas que você pode fazer ao longo do voo para de distrair. Recomendamos que você tente ler um livro ou assistir uma série que goste.

Nova conexão e quando pegar as malas

Não se esqueça, na conexão você vai precisar trocar de aeronave. Então fique atento às indicações no próprio aeroporto e certifique-se de emitir seu novo cartão de embarque.

Quando suas malas, preste bem atenção. Durante uma conexão, você só vai pegar suas malas no último destino.

Mas não esqueça de cuidar muito bem da sua bagagem de mão. Lembre-se, passageiro de primeira viagem de avião, ela é sua responsabilidade!

E aí, gostou das nossas dicas?

Caso você vá na sua na sua primeira viagem de avião e tenha problemas com seu voo, saiba que pode contar com a gente!

Somos especialistas em solucionar problemas como voo como cancelamentos, atrasos, overbooking, no-show e bagagem extraviada e danificada.


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!