Tempo de leitura: 7 minutos

Qual a melhor companhia aérea do Brasil?

Vai voltar a viajar, mas não sabe qual companhia aérea escolher?

Não deixe de acompanhar as pesquisas que definem qual a melhor companhia aérea do Brasil. 

Quer saber a melhor companhia aérea para você? Acompanhe a leitura.

Animated GIF

Já sabe a melhor companhia aérea do Brasil para você?

Com as viagens retornando ao poucos e o setor turístico se movimentando, muitos passageiros querem escolher a companhia aérea que mais preenche suas necessidades.

Ainda bem que existem algumas pesquisas que medem quais as melhores companhias, comparando diversos fatores. As votações têm grande prestígio e podem ajudar o consumidor a fazer a escolha certa!

Como por exemplo, entre as companhias aéreas brasileiras, a LATAM foi considerada a melhor, segundo o ranking mundial elaborado anualmente pela empresa de consultoria britânica Sky Trax World Airlines Awards, considerado o “Oscar” da Aviação Mundial. 

Mas como e quem decide qual é a melhor companhia aérea do Brasil? Acompanhe!

Como é feita a pesquisa para saber qual a melhor companhia aérea do Brasil?

O World Airline Awards, considerado pelo setor como o “Oscar da Aviação”, surgiu em 1999 quando a consultoria britânica SkyTrax  lançou pela primeira vez um questionário global para saber a satisfação do passageiro sobre as companhia. 

A pesquisa é realizada de forma ampla, não sendo feito para pessoas escolhidas pela companhia, e os passageiros pessoas podem escolher qualquer companhia em seu “voto”. 

Desta forma, qualquer companhia do mundo pode vencer este prêmio.

Nas regras do World Airlines Awards é exposto de forma bem clara, que a consultoria não recebe valores pelo evento e não cobram às companhias vencedoras  para utilizarem o selo.

Este é um dos principais motivos para ser um “selo” respeitado mundialmente.

Esta pesquisa em que a LATAM ficou à frente das companhias brasileiras, foi realizada de outubro de 2018 à maio de 2019, sendo respondidos mais de 21 milhões de questionários por passageiros, em mais de 100 nacionalidades diferentes e abrangendo pelo menos 300 companhias aéreas.

Agora você já sabe qual a melhor companhia aérea do Brasil! Quer saber mais sobre as outras melhores empresas aéreas? Acompanhe.

Quais as melhores companhias aéreas brasileiras segundo o “oscar da aviação”?

A pesquisa realizada pela SkyTrax não trata especificamente do Brasil, mas de toda a América do Sul.

De toda forma, conseguimos comparar as companhias aéreas brasileiras entre si e também com as outras companhias da Continente Sul Americano.

Segundo este ranking, as melhores companhias aéreas da América do Sul em 2019 foram:  

1º Lugar LATAM
2º Lugar AZUL AIRLINES
3º Lugar AVIANCA
4º Lugar SKY AIRLINES
5º Lugar AEROLÍNEAS ARGENTINAS
6º Lugar EASYFLY
7º Lugar TAME
8º Lugar GOL
9º Lugar AUSTRAL LÍNEAS AÉREAS
10º Lugar PERUVIAN AIRLINES

Como vemos, as empresas LATAM, AZUL e AVIANCA ocupam os três primeiros lugares da lista.

Lembrando que, como estamos tratando do Ranking da América do Sul, não podemos pensar apenas na experiência que temos nacionalmente, já que a LATAM é uma fusão da Lan (Companhia Aérea Chilena) com a TAM (Companhia Aérea Brasileira), atuando em praticamente em toda a américa latina.

Da mesma forma, a AVIANCA é uma companhia aérea originalmente da Colômbia, que possui operação no Brasil e atua em diversos países latino americanos. 

Também é importante dizer que a AVIANCA entrou com um pedido de recuperação judicial e recentemente de falência, assim não conseguimos saber se estará presente ou como estará no ranking referente à 2020.

Também conseguimos verificar a GOL, bem atrás de suas concorrentes nacionais, ocupando o 8º lugar. 

Qual a melhor companhia aérea do mundo segundo o “oscar da aviação”?

A melhor companhia aérea do mundo, segundo a pesquisa da SkyTrax é a QATAR AIRLINES, que desde de 2012 alterna entre a primeira e a segunda posição, já tendo ficado 4 vezes durante este período como a melhor Companhia Aérea do mundo. 

Podemos observar o ranking dos 10 primeiros lugares do mundo abaixo: 

1º Lugar QATAR AIRWAYS 
2º Lugar SINGAPORE AIRLINES
3º Lugar ANA ALL NIPON AIRWAYS
4º Lugar CATHAWAY PACIFIC AIRWAYS 
5º Lugar EMIRATES
6º Lugar EVA AIR 
7º Lugar HAINAN AIRLINES
8º Lugar QANTAS AIRLINES
9º Lugar LUFTHANSA
10º Lugar THAI AIRWAYS

Como estão as companhias aéreas brasileiras em comparação ao ranking mundial do “Oscar da aviação”?

De acordo com a pesquisa, a melhor companhia aérea brasileira no ranking mundial é a Latam, que ainda possui a 49ª posição entre as melhores companhias do mundo.

Isso demonstra o quanto o serviço prestado pelas companhias aéreas brasileiras ainda é deficiente em comparação ao restante do mundo.

Importante dizer também que a GOL nem mesmo foi listada, pois não está entre as 100 melhores empresas, segundo este ranking. Vejamos abaixo:

49º Lugar LATAM
50º Lugar AZUL
70º Lugar AVIANCA
GOL

Como estão as companhias aéreas brasileiras no Reclame Aqui?

O Reclame Aqui é um importante e popular recurso que pode ser utilizado pelos consumidores para realizar reclamações e expor as empresas aéreas, caso o passageiro tenha problemas com as companhias.

Veja abaixo as pontuações das principais companhia aéreas do Brasil:

NOTA: 7,9 AZUL
NOTA: 7,8 GOL
NOTA: 7,2 LATAM
AVIANCA

No Reclame Aqui não conseguimos puxar uma nota para a Avianca, já que a mesma, como dissemos anteriormente, entrou com um pedido de falência, assim não deve está respondendo seus consumidores e credores.

Interessante observar como em diferentes rankings conseguimos observar diferentes pontuações e colocações na empresa.

No Reclame Aqui, a GOL possui uma pontuação maior que a Latam, que está como a melhor colocada no “Ranking do Oscar da Aviação”.

Também é importante notarmos que nenhuma das empresas possui uma nota realmente boa, sendo o máximo 7,9, o que demonstra quão precário ainda é o atendimento e preocupação das empresas aéreas com os clientes. 

Quantos milhões de passageiros sofrem atrasos de voos ou cancelamento de voos pelas companhias aéreas brasileiras?

Quando observamos o número de passageiros com os voos afetados pelas companhias aéreas brasileiras ficamos assustados com os números:

AZUL 55,6 MIL VOOS CANCELADOS
GOL 18,9 MIL VOOS CANCELADOS
LATAM 10,9 MIL VOOS CANCELADOS
AVIANCA

Importante dizer que puxamos estes dados através das planilhas fornecidas pela ANAC, e você pode acessá-los clicando aqui.

Os números correspondem ao período entre Março de 2017 e Fevereiro de 2018. Infelizmente estes dados não estão atualizados.

De toda forma, conseguimos ver volume de voos cancelados no Brasil pelas companhias nacionais.

Através de estimativas, conseguimos alcançar uma predição de que há mais de 10 milhões de passageiros com voos cancelados ou atrasados anualmente no Brasil.

Isso mais uma vez nos demonstra o quanto estamos longe de alcançar um nível de excelência mundial. 

Por este motivo, você deve buscar os seus direitos e avaliar as companhias no máximo de locais possíveis, para pouco a pouco elas melhorarem seus serviços para atender melhor os consumidores. 

Não se esqueça, se você tiver algum problema com voo atrasado acima de 4h, pode contar com a Resolvvi para te ajudar!

Verifique os seus direitos como passageiro e verifique se você tem direito à uma indenização na Resolvvi.

Caso não seja um dos casos elegíveis à uma indenização no site, mas você tenha se sentido lesado, busque seus direitos de outras formas.

Você tem várias opções, como: entrar no juizado especial sozinho, cadastrar uma reclamação no Reclame aqui, cadastrar uma reclamação no consumidor.gov.br e nas redes sociais.

Não deixe de buscar os seus direitos de passageiro! Lembre-se: passageiro também é consumidor.

Gostou de saber qual a melhor companhia aérea do Brasil? Conta pra gente o que você achou do post!

Jesus Hernández da Resolvvi

Chief Operating Officer na Resolvvi, advogado de formação, Jesus escreve artigos para o Portal Resolvvi sobre os problemas com voo que milhares de passageiros enfrentam todos os dias.

Todos os posts