Qual o significado de consignado? Aprenda agora!

significado de consignado
faça justiça com a resolvvi

Quer saber qual o significado de consignado? Confira o nosso artigo e fique por dentro dessa modalidade de empréstimo.

Sem dúvidas você já ouviu muitas propagandas de bancos e instituições financeiras ofertando crédito/financiamento consignado, não foi mesmo?

Isso porque essa modalidade é uma das mais contratadas, principalmente entre os aposentados, pensionistas e funcionários públicos.

No entanto, o que muita gente não sabe é sobre o significado e funcionamento do consignado.

👉 Seu nome está sujo indevidamente? Você tem direitos! Verifique grátis se você pode receber uma indenização.

Pensando nisso, escrevemos este artigo para fornecer as principais informações sobre o assunto.

Ficou curioso(a)? Então atenção à leitura e saiba de tudo!

Qual o significado de crédito consignado?

O ponto principal para entender o significado de crédito consignado é compreender a forma particular de cobrança que ele possui.

Diferente de outras modalidades de empréstimo, o consignado faz a cobrança das mensalidades diretamente do contracheque do beneficiado. Ou seja, por cobrança automática.

Como para conceder um crédito o banco precisa ter confiança no cliente, o crédito consignado é concedido, principalmente, para aposentados, pensionistas ou funcionários públicos, já que esses possuem uma estabilidade a mais no recebimento dos salários.

Portanto, o significado de consignado, segundo o dicionário, é algo que foi afirmado ou declarado, assim como as condições do crédito.

Agora está mais claro? Então é hora de conhecer outras curiosidades do consignado, para além do significado.

Como funciona o crédito consignado?

Bom, como já dissemos, de modo geral, o grande ponto do funcionamento do consignado está na forma com que a cobrança das parcelas acontece.

Portanto, como o valor é cobrado diretamente na folha de pagamento, isso quer dizer que parte do salário do beneficiado já fica comprometida antes mesmo de chegar na conta.

Por isso, para evitar maiores problemas, o essencial é se manter sob um bom planejamento financeiro e se livrar do endividamento.

Para lhe ajudar nessa tarefa, baixe a nossa planilha de planejamento financeiro. Basta deixar o seu e-mail abaixo:

Portanto, se após saber sobre o significado e funcionamento do consignado você ficou interessado em aderir, não deixe de ponderar todos os seus gastos e saber se realmente é viável.

Vale a pena pegar um empréstimo consignado?

Isso chega a ser uma questão pessoal. Entenda:

Se você realmente entendeu o significado e como funciona a cobrança do consignado e tem certeza de que não irá atrapalhar o seu orçamento mensal, então por qual razão não pegar?

Um dos diferenciais dessa modalidade de crédito são os juros baixos no mercado, o que pode ser uma boa saída para muita gente que está precisando de um dinheiro a mais para algum fim.

No entanto, se você achar que os descontos das parcelas no seu salário podem comprometer a sua integridade financeira, é melhor pensar bem antes de tentar pegar o empréstimo.

Do que adiantaria pegar um valor a mais e cair no endividamento por outras dívidas?

Sendo assim, fica claro que valer ou não a pena vai depender muito da realidade de cada um.

Leia também: “Empréstimo consignado não solicitado: Como resolver?”

Vantagens e desvantagens do consignado

Agora iremos expor algumas vantagens e desvantagens do empréstimo consignado. Não deixe de analisar todos os pontos antes de tomar a decisão de pegar um.

vantagens

Começando pelas vantagens, temos três principais, que são:

  • Baixa taxa de juros: possui taxa de juros inferior quando comparada às demais linhas de crédito, o que o pode tornar útil principalmente em situações emergências, como um reparo na casa, por exemplo.
  • Facilidade na contratação: por se tratar de uma linha de crédito mais segura para o banco, já que o pagamento é descontado diretamente do salário do beneficiado, a liberação dessa modalidade de crédito é mais simples e rápida. Um ponto importante é que todas as suas dívidas não ultrapassem os 20% do que você ganha, a menos que esteja financiando imóvel, onde o limite vai para 30%.
  • Prazos longos: nessa modalidade, geralmente, as instituições financeiras oferecem prazos mais longos para pagamento, podendo chegar até 120 meses.

desvantagens

Sabendo do significado de consignado e de suas vantagens, é hora de ficar por dentro das desvantagens.

Porém, antes gostaríamos de lembrar que ainda assim a decisão de pegar ou não o empréstimo deve ser muito bem pensada e vai depender da realidade de cada um.

Portanto, podemos destacar as seguintes:

  • Se ficar desempregado: se você trabalhar na rede privada e perder o emprego, deverá pagar todo o empréstimo de uma vez. Afinal, o ponto principal do consignado é o desconto direto no salário. Sem receber o salário, não há a possibilidade de continuar;
  • O longo prazo: sabemos que você viu esta mesma questão nas vantagens. Mas é isso mesmo, o prazo longo pode ser vantagem ou desvantagem, a depender da situação. Afinal, pode durar anos, e ter aquela quantia descontada do salário por tanto tempo pode se tornar um problema;
  • Não tem como adiar: mensalmente a cobrança será feita, sem possibilidade de adiar. Se ocorrer de você passar por uma situação emergencial e precisar de mais dinheiro do seu salário, infelizmente não conseguirá, já que o desconto é inadiável,
Limpe Seu Nome GIF

Qual o significado de consignado indevido?

Agora entraremos em um assunto não tão agradável que envolve o crédito consignado: a contratação indevida.

Por mais que seja difícil de acreditar, várias são as histórias que ouvimos falar sobre empréstimo consignado não autorizado pelo consumidor.

Essa é uma realidade muito difícil para quem passa por essa situação.

Mesmo tomando todos os cuidados necessários, os golpes e as fraudes são responsáveis por resultar em situações desagradáveis como essa.

Apesar de ninguém estar a salvo de sofrer imprevistos, quem reconhece seus direitos pode exigir justiça da forma mais adequada.

Portanto, para quem sofre com um empréstimo consignado não solicitado, o melhor a fazer é buscar seus direitos.

Dessa forma você pode evitar de arcar com todo o prejuízo por não saber que tem direito de contestar essa situação.

Por isso, existem algumas coisas que você pode fazer, caso esteja nessa posição.

Em primeiro lugar, abrir uma denúncia na Delegacia do Consumidor (DECON) pode ser uma boa opção caso o motivo do empréstimo seja por fraude da empresa;

Outra coisa que você pode fazer é formalizar uma reclamação no PROCON ou entrar no Juizado Especial.

Cadastrar uma reclamação do ReclameAqui também pode ser muito importante, já que o site ajuda consumidores ao redor do Brasil com problemas que envolvem.

Consignado indevido e danos morais

Agora que você também sabe o significado, saiba também que é possível pedir dano moral nos casos de empréstimo consignado indevido.

Segundo o ordenamento jurídico brasileiro não é suficiente a devolução de valores indevidamente descontados das vítimas.

Isso porque cair nesse tipo de golpe traz inúmeros prejuízos para a vida do consumidor

Portanto o CDC determina a devolução em dobro do valor que foi indevidamente cobrado. 

Para que se obtenha êxito ao recorrer à uma ação na justiça, é necessário obter provas consistentes.

prova de má fé da instituição financeira será de suma importância, além da prova efetiva do dano sofrido.

Procurar a Defensoria Pública nesses casos é uma boa solução.

Mas como dissemos anteriormente, em casos mais sérios pode ser que, em razão do golpe, você ainda sofra com uma negativação em seu nome.

Então o consumidor tem direito de receber dano moral por um empréstimo consignado indevido.

Se você não sabe exigir uma reparação por dano moral por causa do empréstimo consignado indevido, nós podemos ajudar a resolver o seu problema!

Basta avaliar seu caso grátis em nosso site. Tudo é feito de forma online, sem burocracias e você só paga pelo serviço se ganhar!

Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.