Quando viajar após a pandemia de coronavírus?

Exija seus direitos sem sair de casa

Você já está se perguntando quando viajar após a pandemia? Acompanhe este conteúdo e tire todas as suas dúvidas sobre como viajar nos próximos meses!

Animated GIF

Em tempos de pandemia, todo e qualquer tipo de locomoção se tornou extremamente difícil, principalmente viajar para outros locais, sejam elas de curta, média ou longa distância, no Brasil ou no exterior.

Apesar do vírus permanecer no Brasil, muitas pessoas já decidiram retomar o ritmo de viagens, de turismo e a trabalho.

E, por consequência, o número de voos realizados diariamente pelas companhias aéreas também começou a subir novamente.

Por exemplo, a Companhia Azul passou a operar novamente com cerca de 500 voos diários, para quase 90 destinos.

Mesmo com o retorno das viagens, ainda fica o seguinte questionamento: quando viajar? É seguro viajar agora?

Pensando nisso, trouxemos algumas informações importantes sobre quando viajar. Para descobrir as respostas, basta continuar a leitura.

Antes de saber quando viajar, você sabe se os voos já retornaram?

Para quem não está aguentando a saudade do friozinho na barriga no momento da decolagem, pode anotar: muitos voos já retornaram.

Diversas companhias aéreas nacionais já retornaram com seus trechos domésticos, focando em realizar apenas viagens nacionais.

Ou seja, é possível visitar outros estados brasileiros, mesmo que para turismo. O que implica, é claro, tomar as precauções recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Apesar disso, é importante lembrar que todos os voos estão operando com capacidade reduzida, ou seja, com o número de passageiros reduzido nas cabines, e também de voos que estão sendo feitos para os destinos ofertados.

Leia também: 5 dicas de como planejar uma viagem internacional

Os voos internacionais também retornaram?

Algumas companhias internacionais, apesar das restrições para que brasileiros ingressem no território estrangeiro, também já retomaram seus voos rumo ao território nacional.

Alguns exemplos são: Aeroméxico, Air Europa e Airfrance

Entretanto, outras companhias internacionais como, por exemplo Alitalia e Iberia, adiaram ainda mais o retorno da operação ao Brasil, sendo a previsão mais otimista de retorno fixada para dezembro de 2020.

Se você deseja saber melhor quando viajar, é muito importante estar atento a disponibilidade de voos e às datas de retorno das rotas nacionais e internacionais.

Isso quer dizer que já posso viajar?

Para quem quer saber quando viajar, fique ligado: a hora é agora! As viagens, principalmente nacionais, já estão liberadas.

Mesmo assim, todo e qualquer cuidado ainda é essencial, já que não existe qualquer previsão concreta sobre vacinas, ou mesmo de diminuição dos focos de contaminação.

Quero viajar, mas quais medidas de segurança foram tomadas?

Se você já começou a viajar ou planeja partir em breve, é preciso estar atento a todas as medidas de segurança tomadas pelas companhias aéreas, e também pelos passageiros.

Na própria operação dos voos, o viajante irá observar mudanças drásticas nos procedimentos de segurança no interior e fora da aeronave.

Dessa forma, é importante entender que a forma de viajar mudou e que a segurança sanitária está mais rígida. Veja abaixo:

Quer saber quando vai viajar? Veja o que mudou nos voos!

Se você não para de pensar em quando vai viajar, prepare-se para passar pelos seguintes procedimentos antes do voo:

  • Análise de temperatura;
  • Distanciamento em filas de embarque;
  • Realização do check-in via internet;
  • Uso obrigatório de máscaras.

quando o passageiro está a bordo da aeronave, é fundamental estar atento aos seguintes pontos:

  • Uma vez acomodado em seu assento, evitar transitar no interior da aeronave;
  • Respeitar o sistema de assentos bloqueados, feito exatamente para manter o distanciamento.

É importante lembrar que as companhias aéreas estabeleceram mudanças fundamentais na operação dos voos, contando com sistemas renovados de ventilação, feitos para remover partículas e bactérias.

Leia também: Qual a melhor companhia aérea do Brasil?

Também, todas as cabines contam com um novo protocolo rigoroso de higiene periódica nas cabines, além de haver a disponibilidade de álcool em gel.

Outras recomendações para viajar com segurança pós pandemia

Além de todas as medidas que mencionamos, o próprio Ministério da Saúde elenca diversos outros cuidados de extrema necessidade para os viajantes, são elas:

  1. Evitar compartilhar objetos de uso particular;
  2. Preferir locais abertos e evitar aglomerações;
  3. Manter a os padrões de higiene, lavando as mãos com frequência e higienizando-as com álcool em gel;
  4. Ao espirrar ou tossir, cobrir com lenço descartável o nariz e a boca, e jogar fora o lenço em seguida.

De modo geral, você irá observar que todos os protocolos são estabelecidos com o intuito de evitar o máximo de contato possível, mantendo os cuidados com os passageiros desde o momento em que chegam aos aeroportos.

Problema com voo? Clique aqui e saiba agora se você pode ser compensado em dinheiro!

Afinal, quando viajar após a pandemia?

Se você quer saber quando viajar após a pandemia, saiba que não existe uma resposta pronta.

Logo, para responder a dúvida, além de pensar nas melhores datas para viajar, é preciso saber para onde viajar.

Isso porque ainda contamos com uma situação de fronteiras fechadas, principalmente na Europa e Estados Unidos, e em diversos outros países que buscam o máximo de controle dos casos de contaminação por Covid-19.

Se você deseja viajar para o exterior, a melhor recomendação é analisar se as fronteiras estão abertas, e caso não estejam, aguardar a liberação gradual de circulação para turismo.

Já para outros destinos estrangeiros que não têm qualquer restrição, é possível escolher com mais calma quando viajar.

Neste último caso, é importante estar muito atento à evolução dos casos no local de destino, analisando se a contaminação está ou não controlada.

Isso quer dizer que devo viajar somente em território nacional?

Se for necessário fazer viagens no momento, o mais seguro e recomendado pelo Ministério da Saúde é viajar em território nacional, escolhendo, sem muitas restrições, as melhores datas para viajar.

Além disso, é fundamental observar, para fazer a escolha, se a data é de baixa ou alta estação, já que isso influencia, e muito, no preço final da viagem.

Como se trata de um momento de bastante cautela, capriche no planejamento da sua viagem e não deixe nenhum ponto de fora.

Qual o melhor destino para viajar após a pandemia?

Saber exatamente quando a pandemia irá acabar e quando viajar ainda é uma questão extremamente difícil. E a situação se complica com as diversas restrições apresentadas por países europeus e os Estados Unidos, que são destinos muito requisitados.

Se você não vê a hora de planejar a próxima viagem, esteja atento a locais que apresentem uma maior facilidade e menos burocracias como, por exemplo, destinos em território nacional.

Isso porque, de acordo com informações do próprio Ministério da Saúde, apesar dos cuidados básicos e essenciais para qualquer viagem, não existe restrição ou recomendações especiais para viagens em território nacional.

Leia também: 5 lugares baratos para viajar no Brasil

Pensando nisso, trouxemos alguns destinos incríveis, com preços acessíveis e que, além disso, não apresentam grandes aglomerações.

1) Jalapão

Para aqueles que buscam aventura e paisagens paradisíacas, Jalapão é o destino!

Situado no estado de Tocantins, o cenário proporciona visitas desde lagoas e fervedouros de águas cristalinas, até aventuras em passeios nas dunas em veículos com tração 4×4.

2) Cânion do Xingó

Se você pensa que precisa viajar até o exterior para ver lindas paisagens de cânions, chegou a hora de conhecer o Cânion do Xingó!

Localizado em Sergipe, o cânion conta com um passeio completo, aliando a paisagem das paredes rochosas com locais e túneis próprios para banho.

Além disso, também é possível fazer uma visita histórica ao Museu de Arqueologia do Xingó.

3) Ilha das Couves

Este paraíso do litoral paulista está situado no município de Ubatuba, e promete, além de um visual extremamente belo, bastante tranquilidade.

Por ser um local em que se busca a preservação,  o trajeto deve ser planejado com a maior antecedência possível, sendo realizado por meio de barco.

Agora você sabe quando e para onde viajar após a pandemia, ou mesmo no atual momento, com as devidas medidas de segurança.

Quer acompanhar as melhores dicas de viagem e entender os direitos do passageiro? Continue lendo o Blog da Resolvvi.