Quem tem nome sujo pode abrir conta corrente?

Bruno Arruda da Resolvvi Escrito por Bruno Arruda da Resolvviem 26 de setembro de 2020
Quem tem nome sujo pode abrir conta corrente?
indique e ganhePowered by Rock Convert

Você sabe dizer se quem tem nome sujo pode abrir conta corrente? Entenda agora tudo sobre estar negativado e quais os direitos de quem está no cadastro de inadimplentes.

Hoje a inadimplência é um dos problemas mais comuns entre os brasileiros, em 2019 alcançamos um recorde de 63 milhões de brasileiros em situação de inadimplência, o que representa mais de 40% da população adulta do país com dívidas atrasadas e negativas, ou seja, com nome sujo.

No entanto, o que muitas pessoas não sabem, é que estar com nome sujo pode trazer muitos problemas para a sua vida financeira.

Como, por exemplo, dificuldades para conseguir crédito e abrir conta corrente em alguns bancos, dentre outros problemas.

Neste artigo, iremos explicar se quem tem nome sujo pode abrir conta corrente, mas antes iremos falar melhor sobre o que significa estar negativado.

Afinal, o que significa estar negativado?

Em primeiro lugar, antes de explicar um pouco melhor como quem tem o nome negativado pode abrir uma conta corrente, é importante saber o que exatamente é estar negativado.

Ou, como muitos chamam, com o nome sujo, e que você saiba os principais motivos que levam alguém a estar nessa situação.

Estar negativado, ou com o nome sujo, significa que a pessoa teve seu nome registrado como inadimplente em birôs de crédito como SPC e Serasa.

Leia também: Como consultar CPF negativado?

Como eu posso ficar com nome sujo?

Isso pode acontecer quando não se paga alguma conta, ou dívida por empréstimo, financiamento ou cheque especial.

Ou seja, quando não se cumpre com uma obrigação financeira assumida por algum serviço utilizado ou contratado ou por algum produto consumido.

Porém, é importante lembrar que existem muitas casos em que a pessoa é negativada e fica com o nome sujo de maneira indevida.

Isso acontece não de forma justa, já que nesses casos a dívida ou conta já foi paga ou o serviço nunca nem sequer contratou o serviço.

Logo, nessa situação, o consumidor possui direito de limpar seu nome e buscar uma compensação financeira.

Quer saber se seu problema com nome negativado indevidamente tem direito a uma compensação em dinheiro? Clique aqui.

Dessa forma, uma vez que seu nome esteja negativado, você pode ter alguns problemas como a diminuição da pontuação de score, além de:

  • dificuldade para financiar imóveis e carros;
  • aumento da possibilidade de ter um crédito negado;
  • rompimento de contratos;
  • não poder abrir conta corrente em algumas instituições financeiras.

Quem tem nome sujo pode ou não abrir conta corrente?

Pois bem, estar com o nome sujo por si só não é um fator que impossibilita a pessoa a abrir uma conta corrente.

Porém, é importante saber que o banco em questão não é obrigado a aprovar uma nova solicitação de abertura de conta corrente.

Da mesma forma, também pode negar a solicitação de alguns serviços específicos, principalmente relacionados a liberação e uso de crédito.

Com isso, o critério para aprovar a abertura de uma conta corrente é totalmente do banco.

Powered by Rock Convert

Por isso, para que se tenha mais chances de conseguir abrir mesmo estando com o nome sujo, o ideal é buscar instituições que já trabalham com esse tipo de público, e principalmente por contas digitais, que tendem a ser menos restritivas com seus clientes.

Leia também: Posso pedir cartão de crédito com o nome sujo?

Alguns bancos que oferecem essa possibilidade são: Conta Digital do Nubank (NuConta), BMG, BS2, Banco Inter, e outros mais.

Porém, é importante deixar claro que estamos falando de abertura de conta corrente, serviços relacionados ao crédito podem ser negados pelos mesmos bancos por conta do nome sujo.

negociar dívidas

Estou com nome sujo e quero abrir uma conta corrente, ainda tenho direitos?

Mesmo com o nome sujo, o consumidor ainda possui alguns direitos e é importante saber quais são.

Pois bem, primeiro é importante saber que o antes de seu nome ficar sujo, você deve ser notificado por isso.

Logo, se houver nenhuma comunicação anterior à negativação do seu nome, você pode entrar com uma ação de danos morais, que resulta em uma indenização em dinheiro

Também é possível ser indenizado em dinheiro por danos morais se a negativação do nome for indevida, ou seja, se seu nome ficar sujo de forma injusta, e a Resolvvi pode lhe ajudar com isso.

Essa indenização em dinheiro só não é possível se o consumidor já estiver negativado por outras dívidas anteriores e ainda em aberto.

O consumidor pode ser cobrado pela dívida, mas sem que seja causado nenhum constrangimento ou ameaça.

Ou seja, é ilegal entrar em contato com familiares e amigos sobre a dívida, realizar ligações fora do comercial, coagir, fazer algum tipo de exposição ao consumidor e interferir no seu trabalho ou lazer.

Leia também: Cobrança indevida por empresas: como acontece?

Por quanto tempo meu nome pode ficar sujo?

Além disso, o nome só pode ficar sujo por 5 anos, contando a partir da data de vencimento da dívida, depois desse período a dívida continua e ainda pode haver cobrança, mas o nome deve ficar limpo.

Também é importante saber que após o pagamento da dívida, a empresa tem até 5 dias úteis para limpar o nome do consumidor.

Do contrário, se não fizer isso, o consumidor tem direito a receber uma indenização em dinheiro por danos morais.

Existem linhas de crédito e empréstimo para quem tem nome sujo?

Sim, é possível sim conseguir um empréstimo se estiver com o nome sujo.

No entanto, não é algo que é possível em toda instituição e as condições e taxas desse crédito tendem a ser bem piores do que as ofertadas para quem está com o nome limpo.

Algumas instituições como o Banco do Brasil e o Agibank ofertam crédito para quem está com o nome negativado, explicamos melhor sobre isso, clicando aqui.

Posso ficar com nome sujo sem estar devendo?

Sim, é possível ficar com nome sujo mesmo sem estar devendo, é o que chamamos de nome negativado indevidamente ou nome sujo injustamente.

Os motivos principais que causam isso são, a negativação por uma conta já paga, algum tipo de golpe ou fraude utilizando o seu CPF e em casos de cobranças indevidas por um serviço que você nunca contratou.

Se você teve o nome sujo por algum desses motivos, você foi vítima de uma negativação indevida, e você pode buscar a Resolvvi para limpar seu nome e buscar uma indenização em dinheiro por isso.

Powered by Rock Convert

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!