Remédios para viagem: a sua saúde deve ir na mala!

Giovanna Damasceno da Resolvvi Escrito por Giovanna Damasceno da Resolvviem 15 de janeiro de 2020
Remédios para viagem: a sua saúde deve ir na mala!

Antes de organizar suas malas, considerando todas as peças de roupas, eletrônicos e itens de higiene que vai precisar, você costuma lembrar de levar remédios para viagem?

Da mesma forma que nos preocupamos com o número de casacos que levaremos para uma viagem no inverno, também precisamos nos preparar para eventuais problemas de saúde. Por isso, vamos te ajudar a organizar um kit de primeiros socorros personalizado para você levar na sua próxima aventura.

É importante lembrar que em alguns destinos, o acesso às farmácias, hospitais e postos de saúde pode ser demorado, ou mesmo inviável. Então é bem melhor prevenir e evitar maiores transtornos.

Higiene é preventivo e fundamental

Pode parecer bobagem, mas a melhor maneira de evitar alguma infecção ou contaminação é estar atento aos seus itens de higiene.

Uma forma de evitar infecções por contato é ter um tubo de álcool em gel ou antisséptico tópico afim sempre por perto. Imagina ficar doente no meio da viagem por ter esquecido um simples produto como esse? O álcool em gel também pode evitar a contaminação do vírus da gripe. 

Se seu destino for uma localidade muito poluída ou com muita poeira, como um deserto, prepare máscaras descartáveis e lenços para cobrir a região do nariz e boca, evitando uma crise alérgica. Além do indispensável filtro solar para os dias quentes, evitando queimaduras de sol que podem ficar mais sérias e causar até mesmo dor.

Também fique atento se o seu destino de viagem é uma região com muitos mosquitos. Além do desconforto físico e estético das picadas, muitos mosquitos transmitem doenças sérias. Por isso, ande abastecido com repelentes e roupas que cubram todo o corpo.

Vacinas: por que tomar?

Você já sabe que precisa estar com as vacinas em dia se for visitar certas localidades? Não apenas em destinos internacionais, mas alguns voos domésticos exigem a declaração de vacinas específicas em épocas de epidemia para dar entrada na cidade.

Sendo assim, informe-se sobre que vacinas você precisa tomar antes de viajar e com quanto tempo de antecedência. Não se esqueça de ter em mãos as documentações para atestar que você está imune às doenças em epidemia.

Para documentar que você se preocupou com sua imunização, a Anvisa exige que o viajante emita o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Para ter o documento em mãos, é preciso uma certa burocracia. Mas a gente te ajuda!

Para conseguir o modelo de certificação, fique tranquilo ao saber que isso não vai ser tão difícil. O consulado da África do Sul disponibilizou um arquivo que pode ser impresso e assinado pelo seu médico.

A vacina contra a febre amarela costuma ser a mais requerida entre os consulados. Mas para estar por dentro de todas as vacinas necessárias em diferentes países, basta acessar o site da CIVP e consultar as doenças em epidemia.

A imunização prévia é um assunto sério e você pode ser impedido de viajar por isso, então não pode dormir no ponto, tá?

Que remédios para viagem devo levar?

Lembre-se que também é recomendável ter remédios emergenciais na bagagem de mão. Sendo eles os anti-inflamatórios, antitérmicos, anti-alérgicos e remédios que tratam náuseas. Se você costuma enjoar durante o voo ou sentir enxaquecas durante exposição constante ao sol, entenda como será bem melhor já ter esses remédios por perto em uma necessaire. 

Também fique atento ao escolher os remédios e fórmulas. Só compre para sua viagem os medicamentos que você já teve experiências positivas. Não vai adiantar se prevenir com tanta atenção, mas escolher um remédio que pode te dar uma reação alérgica ou efeito colateral.

Se você quer estar verdadeiramente preparado, fale com seu médico sobre antibióticos recomendados para verminoses e infecções mais comuns, como as urinárias. 

Kit de primeiros socorros com remédios para viagem

Um dos itens indispensáveis na hora de viajar é montar seu kit de primeiros socorros. Você pode adquirir o seu em qualquer farmácia ou também pode montá-lo de acordo com suas preferências.

Nos kits é essencial ter:

  • Frascos de água oxigenada, soro fisiológico e álcool;
  • Agulhas esterilizadas;
  • Algodão;
  • Ataduras elásticas, de crepom e de gaze;
  • Bandagem;
  • Barra de sabão;
  • Bolsa de água quente;
  • Bolsa para compressa de gelo;
  • Compressas limpas;
  • Esparadrapo tipo micropore;
  • Gaze estéril;
  • Cotonetes;
  • Lanterna;
  • Luvas descartáveis para procedimentos;
  • Pinça pequena;
  • Protetor solar;
  • Repelente contra insetos;
  • Sachê de toalhas antissépticas;
  • Seringa 20 ml;
  • Soro fisiológico;
  • Spray antisséptico;
  • Termômetro;
  • Tesoura sem ponta.

Lembrando que, de acordo com a ANAC, você pode ter medicamentos em sua bagagem de mão. Mas é preciso seguir algumas regras, como manter os remédios em embalagens plásticas transparentes muito bem fechadas, de até no máximo 100ml.

Doenças crônicas: como levar os remédios para viagem?

Considerando que alguns viajantes tomam remédios em quantidades superiores às toleradas pela ANAC, ou mesmo sabem da dificuldade de comprar remédios em alguns países, é preciso tomar algumas precauções.

No caso de doenças crônicas, é estritamente necessário que o viajante tenha em mãos a receita médica do medicamento. Se a quantidade na mala for superior à 1l, em embalagens de até 100ml, o viajante deverá ter uma declaração do seu médico que será apresentada no aeroporto.

Se a viagem for longa e você for portador de alguma doença crônica, e está ciente da dificuldade de adquirir medicamentos no seu local de destino, converse com seu médico. Uma orientação médica com certeza vai te ajudar a viajar preparado e tranquilo.

E então, gostou das nossas dicas de levar remédios para viagem? 

Esperamos que depois desse post, sua próxima viagem seja com muita atenção a saúde. Quer saber mais sobre os seus direitos de passageiro? Clique aqui! 


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!