Roteiro de viagem: 10 dicas para fazer seu!

roteiro de viagem
Exija seus direitos sem sair de casa

Já fez seu roteiro de viagem para explorar o Brasil em 2021? Veja nossas 10 dicas para preparar sua viajar com segurança ano que vem.

Com algumas evoluções nas medidas em relação ao Covid-19, é possível observar algumas flexibilizações ao redor do mundo em relação às viagens.

Por exemplo, alguns países já liberaram o retorno dos voos, outros estudam a possibilidade de abertura das fronteiras, mas alguns ainda sentem a necessidade de ações mais rígidas para evitar novas ondas de contaminações.

Para as pessoas que gostam de viajar, cada nova notícia desperta um misto de sentimentos, o que sabemos é que mais cedo ou mais tarde as viagens irão retornar.

Sendo assim, se você é uma dessas pessoas que ama uma viagem, é bom já está preparando seu roteiro de viagem.

Vai voltar a viajar? Veja 10 dicas de como fazer roteiro de viagem

Pensando nisso, decidimos montar um guia com dicas que vão te ajudar no planejamento das suas viagens.

Afinal, ter um planejamento e um roteiro para sua viagem te proporciona não apenas um melhor aproveitamento do destino, como também te ajuda a economizar e não passar sufoco na viagem.

Se você é um desses que não vê a hora de voltar a viajar e aproveitar muito continua a leitura para aprender tudo sobre como fazer seu roteiro de viagem.

1) Qual tipo de viagem você quer fazer?

Se você não tem um lugar que sempre sonhou em conhecer, não faz ideia para onde ir ou está em dúvida entre muitas possibilidades, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a escolher.

Saber qual o tipo da sua viagem é o primeiro passo para elaborar um bom roteiro.

Logo, é importante definir se você vai viajar:

  • sozinho ou acompanhado;
  • se quer um destino para viver aventuras;
  • um lugar tranquilo para descansar;
  • se prefere lugares quentes como praias ou lugares mais frios
  • etc

Todos esses pontos irão impactar diretamente na definição do seu roteiro!

Leia também: 10 melhores destinos para viajar sozinho

2) Defina a data da viagem.

Você deve ter chegado à algumas opções de locais, depois de ter analisado o tipo da sua viagem.

Então, para que seu roteiro seja mais assertivo, antes mesmo de definir o local é importante definir a data da viagem. 

É necessário mencionar que evitar viagens em alta estação, como feriados prolongados e férias escolares, é uma das melhores coisas a se fazer.

Afinal, além de visitar um lugar que certamente estará absolutamente lotado, é provável que você pagará ainda mais por isso.

Leia também: 5 lugares baratos para viajar no Brasil

Porém, algumas pessoas têm mais disponibilidade ou preferem viajar em alta estação, seja para aproveitar alguma comemoração ou estação do ano no destino.

Logo, se esse for seu caso não precisa se preocupar. Nos próximos passos, vamos te dar outras dicas para que sua viagem ocorra dentro dos seus planos, principalmente o financeiro, mesmo sendo em uma data de alta estação.

Em resumo, o importante é decidir a data da viagem com a maior antecedência possível, pois assim você terá tempo para fazer todo o restante do roteiro de viagem com calma.

Animated GIF

3) Pesquise sobre o destino escolhido para fazer o roteiro de viagem

Com o objetivo e a data definidos, você já deve ter chegado à conclusão de qual o local mais adequado para sua próxima viagem.

Porém, para definir o roteiro de viagem, procure saber o máximo de informações possíveis sobre o seu destino de viagem. Com isso, será mais fácil entender se ele atende seus objetivos e se combina com seu estilo.

Pesquise em blogs de viagens, revistas, redes sociais, sites ou converse com pessoas que já viajaram para o lugar que pretende ir. Tudo isso para descobrir quais são os principais pontos turísticos e atrações que o seu destino oferece.

Uma opção é fazer uma lista com todas as informações coletadas. Não descarte nenhuma delas a princípio.

4) Planeje seus dias em seu roteiro de viagem

Para planejar seu roteiro de viagem, busque através informações coletadas as que se referem aos locais para conhecer e programações para fazer no destino.

Uma dica é classificá-los em dois grupos: aqueles você faz questão de conhecer e os que você não se importaria em deixar para a próxima viagem. 

Com base na quantidade de atrações que escolheu, estipule um tempo aproximado que precisará para conhecer todos os lugares. 

Além disso, montar uma planilha no Excel pode ajudar bastante na hora de executar esse item. Você pode dividir os seus dias por período, determinando assim o que fará pela manhã, tarde e noite.

5) Faça um bom planejamento financeiro

Esse é um ponto crucial para que sua viagem seja proveitosa. Geralmente, não dá para montar um roteiro de viagem se levar em consideração a sua disponibilidade financeira.

Sendo assim, é importante utilizar todas as informações sobre seu roteiro de viagem já definidas, como hospedagem, passagens, locomoção na viagem, alimentação, passeios pagos, compras e os imprevistos.

É importante mencionar os imprevistos! Por mais que você se planeje, é possível que eles aconteçam. Então, é importante pensar em quais imprevistos podem acontecer e quanto mais ou menos de recurso você precisaria para sair deles.

Já para viagens internacionais, também é importante observar a variação cambial, gastos com seguro viagens.

Leia também: 5 dicas de como planejar viagem internacional

Uma boa dica para não estourar o orçamento da viagem é calcular os gastos por pessoa e por dia. Ao estabelecer uma quantia máxima diariamente, fica mais fácil controlar os gastos.

Você também pode procurar meios de economizar aproveitando promoções de passagens. Além disso, existem outras práticas que vão te fazer economizar em seu roteiro de viagem:

  • fazendo reservas de hospedagem antecipadas;
  • analisando as opções de transporte público do local;
  • buscando hospedagens mais próximas dos pontos que você quer conhecer;
  • e planejando como será sua alimentação na viagem.

No geral, tudo isso influencia nos gatos que você terá na viagem. Por isso, é muito importante manter o planejamento financeiro e se programar para imprevistos.

6) Fique atendo a documentação

Quando falamos sobre documentação para viagem, existem diversas questões para ficar atento. Por exemplo, se você vai viajar para fora do país, além da emissão de passaporte, muitos países exigem um visto de entrada e cartão de vacinação em dias.

Dentro do Brasil e nos países do Mercosul, é possível viajar portando apenas o seu documento de identidade (RG) ou outro documento oficial com foto.

Leia também: Países que não precisam de passaporte para viajar, saiba quais são!

Crianças menores de 12 anos precisam da autorização de ambos os pais para viagens internacionais, como você pode ver aqui.

Além disso, garantir a segurança e integridade dos seus documentos é super importante para que você não passe complicações na viagem.

Por isso faça cópias de segurança, cópias autenticadas e versões digitalizadas são opções de portar documentos mantendo os originais guardados onde você está hospedado, evitando assim perdas e roubos.

7) Pesquise um bom seguro de viagem

Para alguns destinos e até mesmo para viajar dentro do Brasil, o seguro viagem não é obrigatório.

Porém, mesmo não sendo obrigatório, é super indicado! Pois a assistência médica em alguns países é muito cara, e qualquer atendimento pode custar um dinheiro que você, provavelmente, não estará preparado para pagar.

Se você já tem um plano de saúde, é importante verificar com sua operadora do plano se há cobertura e disponibilidade no destino escolhido.

8) Analise as opções de comunicação do local.

Se a sua viagem for internacional, outra dica muito importante é levar um chip de viagem. Assim, você conseguirá acessar à Internet em qualquer lugar do mundo.

Já se a viagem é nacional você deve pesquisar qual operadora tem cobertura de rede no seu destino.

9) Planeje sua mala

Depois de todo esse esforço para fazer todos o roteiro da viagem, você não vai querer aquela sensação de que esqueceu alguma coisa na hora de viajar não é mesmo? 

Pense nos itens indispensáveis para ter na sua mala, observando o clima do local para onde você vai e também as programações que você planejou.

Não sabe qual a mala mais adequada para sua viagem? No nosso blog temos uma lista completa que ajuda a decidir qual a melhor mala para a sua viagem.

10) Monte um checklist

Pronto! Agora você já está com toda a viagem planejada, mas para que tudo saia conforme planejado, monte uma checklist da sua viagem.

Para isso, você pode fazer uma lista em um caderninho ou baixar grátis a Checklist de viagem que planejamos para você!

Baixe grátis nossa checklist de viagem e planeje sua próxima aventura sem dor de cabeça!