Nome sujo: Saiba como consultar

nome sujo

Ter o nome sujo na praça ou ter fama de mau pagador é um rótulo que ninguém quer carregar. Porém, o buraco é um pouquinho mais embaixo do que ser só “alguém que não paga o que deve”.

A forma popular de chamar alguém que teve o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, é a realidade de muitos brasileiros.

Em pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito – SPC Brasil, em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL, cerca de 48% dos brasileiros tiveram o nome negativado nos últimos 12 meses.

A preocupação é tanta que, em recente votação no senado, foi aprovado um projeto de lei que proíbe a inscrição de nomes nas listas de negativação durante a pandemia.

Se essa é uma realidade comum para os brasileiros, o que você pode fazer para saber se seu nome está sujo?

Acompanhe nossas dicas para limpar nome sujo e suas alternativas como consumidor nesses casos.

negociar dívidas

Como posso ser prejudicado por nome sujo?

Carregar a fama de mau pagador não é a única consequência de quem está com o nome negativado.

Isso acontece porque muitas empresas, como bancos e outras instituições financeiras, verificam o CPF de quem tenta abrir uma conta ou solicitar crédito, por exemplo.

Além de impedir novas contas bancárias e linhas de crédito, existem outras atividades comuns do dia-a-dia que podem ser prejudicadas por conta de um nome negativado, como:

  • Impedir contratações, dependendo da empresa;
  • Barrar posse em concurso público do setor bancário;
  • Cancelamento de cheque e de cheque especial;
  • Matrícula em universidades privadas;
  • Rompimento de negócios que estavam em andamento;
  • Impedir aluguel de imóveis.

Dessa forma, fique atento: é muito difícil que você consiga um empréstimo com o nome sujo.

Se você quer passar bem longe e evitar qualquer tipo de contratempo nos seus planos por conta de uma dívida, é importante saber também como consultar seu score de crédito.

Como saber se meu nome está sujo?

Uma das melhores formas de assumir o controle da sua vida financeira é ter total consciência do seu fluxo de gastos e das suas dívidas em curso.

Para isso, lançamos a pergunta: Você sabe o que é score de crédito?

Se não sabe a resposta, continue a leitura!

O que é score de crédito?

Já ouviu falar de uma pontuação que determina quem é um bom ou mau pagador? O score de crédito é justamente isso. A nota, que varia entre 0 e 1.000, indica quais as chances de um consumidor pagar suas contas em dia.

A métrica é utilizada por diversas instituições financeiras para medir a confiabilidade de um consumidor em assumir um crédito, por exemplo.

Se você já quis solicitar um empréstimo e foi recusado com a justificativa de score baixo, saiba que é possível acompanhar o número de forma online.

Como consultar nome sujo?

Quer saber como consultar o nome sujo gratis? Para isso, você vai precisar saber sua pontuação de score de forma, e isso pode ser feito de forma online e gratuita.

Basta acessar o site do Serasa Experian e realizar um cadastro, através do número do seu CPF, para calcular a pontuação do score. 

No site, também é possível acompanhar possíveis negociações de dívidas em curso de forma totalmente online, negociando parcelas, calculando juros e identificando a melhor possibilidade para sair da negativação.

Outra alternativa é acompanhar suas finanças através do Boa Vista SCPC. Lá, é possível verificar todas as movimentações financeiras do seu CPF através da ferramenta Radar Pessoal.

Além disso, o site do SPC também oferece consulta de dívidas feitas em seu nome online e presencial, porém, o serviço é pago.

Descobriu que seu nome estava sujo injustamente? Saiba agora mesmo como exigir seus direitos e receber uma compensação em dinheiro! É só clicar aqui e verificar grátis.

Como limpar nome sujo?

Limpar o nome negativado requer, acima de tudo, algum nível de organização e planejamento para priorizar o pagamento da dívida.

Para isso, o primeiro passo é entrar em contato com a empresa onde a dívida foi feita e negociar o pagamento. Assim, o consumidor irá sair das listas de proteção ao crédito.

Felizmente, existem empresas terceirizadas especializadas em negociar as dívidas, oferecendo descontos e juros baixos.

Outra possibilidade é aproveitar as campanhas “limpa nome”, onde são oferecidos condições especiais para regularizar a situação do consumidor.

Ao mesmo tempo, não caia na pegadinha da prescrição. Ou seja, mesmo que o nome saia da lista de inadimplentes após 5 anos, a conta não deixa de existir e a empresa ainda poderá entrar na justiça para realizar a cobrança.

Descobri que meu nome estava sujo injustamente, o que fazer?

Pode parecer absurdo, mas é possível que uma empresa cometa o erro de cadastrar um consumidor nos órgãos de proteção ao crédito sem ele ser um devedor.

Essa prática leva o nome de nome negativado indevidamente, e pode ser extremamente prejudicial, interferindo na vida financeira do consumidor prejudicado.

dívida_vencida

Sendo vítima desse erro, o consumidor pode buscar algumas soluções.

A primeira é procurar a empresa envolvida e exigir a inscrição do nome nas listas de proteção ao crédito, como o Serasa e SPC.

Além disso, também é possível pedir uma indenização por danos morais por conta do nome sujo indevidamente.

Portanto, é importante levar a sério o controle das suas finanças. E isso inclui ficar de olho no seu score e nos órgãos de proteção ao crédito.

Quer saber mais sobre direito do consumidor e dicas de finanças? Continue acompanhando o Blog da Resolvvi.

3 thoughts on “Nome sujo: Saiba como consultar

  1. Tou sendo negativado em um banco e não sei porque não comprei nada em MEU nome a não ser a moto que tou com meus boletos todos em dia é tou sendo negativado, será porque?

  2. Já paguei a dívida no dia 30/00, e esta empresa ainda fica me cobrando. Isso é Inaceitável, pois paguei uma dívida de dez anos atrás, e ainda ficam me importunando com SMS e emails. Que Horror!

    1. Oi Eliane, tudo certo? Você ainda está com o nome sujo por conta da dívida? Se sim, nós podemos te ajudar a limpar seu nome e ainda receber uma compensação em dinheiro. Tudo é feito de forma 100% online, sem audiências e sem burocracias. A melhor parte é que você só paga a taxa de serviço quando receber sua indenização pelo erro da empresa. Quer verificar se seu caso é qualificado? Clica aqui e verifica grátis agora mesmo.

Comments are closed.