Tempo de leitura: 10 minutos

Saiba quantos quilos pode levar na bagagem de mão!

Quando começamos a planejar uma viagem com passagens aéreas, não tem como ficarmos sem pensar na questão do limite de peso das malas.

Pensando nesse ponto tão importante, separamos especialmente este artigo para tirar todas as dúvidas em relação a quantos quilos pode levar na bagagem de mão.

Você sabe quantos quilos são permitidos na bagagem de mão?

Vamos apresentar ao longo dos textos as medidas da mala de mão liberada pelas companhias aéreas mais famosas no mercado, como a Avianca, Azul, Emirates, Gol, LATAM Airlines e a Voepass.

Informaremos ainda, sobre algumas dicas de como tornar a sua viagem mais tranquila ao saber o que pode e é recomendado levar na bagagem de mão, diferenças em viagens nacionais e internacionais, quais os itens proibidos e muito mais!

Então se está planejando realizar um passeio e precisa fazer as malas para uma viagem aérea, não perca as nossas dicas e leia o nosso artigo até o final.

Medidas para bagagem de mão

Separamos abaixo, as companhias aéreas mais famosas presentes no mercado. Veja quantos quilos pode levar na bagagem de mão de acordo com os regulamentos dessas diferentes empresas:

Avianca

De acordo com a empresa, nas passagens aéreas convencionais, o passageiro tem direito a uma bagagem de mão, que inclui uma pequena mala e um item pessoal que o usuário pode levar na cabine, claro que é possível personalizar a sua viagem e comprar uma bagagem adicional. 

Para que seu voo seja confortável e feito de forma segura, é importante que a bagagem de mão esteja em conformidade com os requisitos de transporte determinados pela Avianca.

A mala maior deve ter peso máximo de 10 kg, e com as dimensões limites de 55 x 35 x 25 cm (altura, comprimento e largura), incluindo rodas e alças.

Já o artigo pessoal deve respeitar as dimensões máximas de 45 x 35 x 25 cm e ser arrumado sob o banco da frente.

Azul

A companhia Azul também determina que o peso limite de uma bagagem de mão deve ser de 10 kg, enquanto a soma de suas medidas deve ser de, no máximo, 35 x 25 x 55 cm (comprimento, largura e altura).

Esta mala deve ser levada nos compartimentos superiores da aeronave.

O passageiro possui direito a uma mala e uma bolsa menor com objetos pessoais. É importante lembrar, contudo, que este item deverá seguir as especificações informadas, como caber abaixo da poltrona do avião.

As regras para bagagem de mão são definidas e atualizadas pelo órgão regulamentador como a Agência Nacional da Aviação Civil.

Emirates

A Emirates determina que os clientes têm direito a até 10 kg de bagagem de mão, respeitando as restrições de tamanho 55 x 38 x 20 cm (altura, comprimento e largura) em todos os voos que saem do Brasil.

A companhia ainda define que as malas acomodadas na cabine devem ser colocadas embaixo do assento em frente ao passageiro ou em um dos compartimentos superiores, no caso das malas maiores.

As bagagens, em hipótese alguma, devem ser acomodadas atrás das pernas do passageiro, nos corredores e nem em frente às saídas de emergência.

Gol

Todos os passageiros que viajam com a Gol, podem levar gratuitamente uma bagagem de mão e um item pessoal, assim como determinado nas outras empresas. A empresa define como a categoria de item pessoal, objetos como o bolsa, notebook e tablet.

No momento de escolher sua bagagem de mão, é preciso respeitar as seguintes dimensões da mala usada: 35 x 25 x 55 cm (comprimento, largura e altura).

É importante lembrar também, que o peso da sua bagagem não deve ultrapassar 10 kg. A empresa adverte que se a mala escolhida não respeitar as medidas informadas, será necessário despachá-la e descontar o volume da franquia da passagem.

LATAM Airlines

De acordo com os regulamentos da LATAM, a empresa define que todos os passageiros podem transportar a bordo, sem incorrer a custos adicionais, uma mala e um artigo pessoal como bagagem de mão sob os próprios cuidados, independente da tarifa escolhida no momento da compra.

O limite de peso varia conforme a classe escolhida na compra da passagem: na econômica, os passageiros podem levar até 10 kg, enquanto na Premium Economy e na Premium Business, a bagagem de mão pode pesar até 16 kg.

Todos os passageiros da aviação devem respeitar as dimensões máximas das malas de 55 x 35 x 25 cm (altura, comprimento e largura), incluindo bolsos, rodas e alças.

Voepass

A bagagem de mão nada mais é do que o volume acomodado na cabine de passageiros, sem perturbar o conforto e a tranquilidade dos demais passageiros e nem colocar em risco a integridade física de todos a bordo na aeronave.

A Voepass determina que a mala deve ter peso máximo de 10 kg, e as dimensões permitidas são de até 40 x 20 x 55 cm (comprimento, largura e altura).

Quanto à bolsa com artigos pessoais, considerado uma cortesia aos seus clientes, devem também respeitar as medidas máximas de 35 x 20 x 45 cm. A bagagem de mão deve ser acomodada nos compartimentos superiores do avião, enquanto os objetos pessoais sob o assento dianteiro.

Tudo sobre a bagagem de mão

Agora que já falamos sobre as determinações de cada uma das empresas de aviação em relação às bagagens de mão, veja ainda algumas considerações quanto a este tipo de mala para se preparar para a sua próxima viagem!

Quantas malas de mão pode levar?

As companhias aéreas determinam que o passageiro pode levar até uma mala de mão e uma bolsa ou mochila com pequenos objetos pessoais sem custos sobre os devidos compartimentos de bagagem de mão para o avião, desde que ela esteja dentro das regras e respeitem o peso e as dimensões atribuídas pelas empresas. 

As companhias podem exigir que os passageiros despachem volumes que ultrapassem as dimensões ou os limites de peso permitidos a bordo.

Todas essas informações são determinadas especificamente pelas empresas e estão obrigatoriamente descritas no contrato de transporte acordado por ambas as partes.

Por que levar bagagem de mão?

Com a nova regulamentação da Anac, Agência Nacional da Aviação Civil, a única bagagem que pode ser despachada sem nenhum custo adicional passou a ser somente as malas de mão e, por este motivo, se o intuito da viagem é passear por poucos dias e visitar algum lugar a turismo, acomodar todos os seus utensílios e roupas em uma bagagem de mão é prático e se mostra a opção mais econômica.

Até para quem procura viajar por mais tempo ou até a trabalho, utilizar uma mala de mão sem custos adicionais ajuda a gastar menos com as passagens e a companhia aérea, além de poder transportar objetos que podem ser retirados facilmente ao necessitar fazer alguma escala até chegar ao destino.

Para mais informações sobre as bagagens de mãos e quais são os modelos mais populares, confira as 10 melhores mochilas para viagem de 2022!

O que é recomendado levar na bagagem de mão?

Ao despachar malas maiores no avião, todos sabemos que os cuidados utilizados para fazer a sua acomodação são poucos e, por este motivo, as malas de bagagem de mão devem ser usadas para guardar objetos frágeis, importantes, de valor econômico e sentimental ou úteis para a viagem.

Ao planejar o que levar na bagagem de mão, é recomendável que ela seja usada para acomodar equipamentos eletrônicos como tablet, celular e notebook; objetos de uso pessoal como remédios, dinheiro, documentos e chaves; material para leitura ou conforto como máscara para cobrir os olhos, travesseiros de pescoço e;

agasalho. Alguns passageiros até se planejam com precaução em caso de extravio da bagagem.

Quais são os itens proibidos para bagagem de mão?

Para que a viagem seja feita com segurança e muita tranquilidade, é importante saber também quais são os itens proibidos de transportar na bagagem de mão. Entre eles estão os objetos pontiagudos ou cortantes, como a tesoura, canivete ou navalha; instrumentos que possam ferir; substâncias tóxicas, explosivas ou inflamáveis; armas e réplicas de armas.

Apenas agentes públicos autorizados pela Polícia Federal que estejam realizando funções específicas como escolta ou atividade investigatória podem portar uma arma dentro de aeronaves. Os passageiros que não se encaixam nesse perfil só podem transportar esses objetos e munições como bagagem despachada mediante autorização também da Polícia Federal.

Qual a diferença entre as proibições da bagagem de mão nacional e internacional?

A única proibição quanto aos itens levados em uma bagagem de mão em relação aos despachados, é que em voos internacionais não é permitido o transporte de líquidos, géis e pastas em recipientes com mais de 100 ml de volume.

Todos os líquidos e cremes abaixo desse volume devem ser armazenados com folga dentro de um saco plástico transparente vedado de até 1 litro e só é permitido levar uma embalagem dessas por passageiro.

Além dos cremes, o transporte dos alimentos de bebê, xaropes e soros é permitido somente na quantidade necessária para todo o período da viagem de ida, incluindo escalas e conexões, então é sempre importante se programar e planejar bem antes de chegar ao aeroporto.

Saiba quantos quilos pode levar na bagagem de mão e tenha uma viagem tranquila!

Chegamos ao final deste artigo e com a leitura da matéria, vimos sobre as principais dicas de como planejar a sua viagem conforme a quantidade e medida máxima permitida para o transporte de bagagem de mão. Falamos sobre as características e regras seguidas por diferentes empresas, bem como o peso determinado por variadas classes de viagem.

Atente-se sempre aos objetos permitidos e proibidos para o tipo de viagem que você está planejando (internacional ou nacional), e confira as dimensões de bagagem permitida pela companhia aérea da sua escolha para evitar surpresas no dia da viagem.

Por último, saiba que assim como a bagagem de mão possui suas padronizações, as malas de bordo também têm suas dimensões e pesos tabelados no Brasil. Veja mais dicas para um planejamento completo para as suas viagens em as 10 melhores malas de bordo em 2022.

Saiba mais sobre Portal Vida Livre, uma mídia online que analisa uma variedade de produtos da atualidade para apresentar aos usuários a melhor experiência de seleção de mercadorias.

Patricia Autran da Resolvvi

Chief of Marketing Operations e Engenheira de produção de formação, Patricia Autran escreve artigos para o Portal da Resolvvi sobre dicas para os passageiros. Já que adora viajar, conhece os principais truques para sua viagem ser um sucesso.

Todos os posts