Tempo de leitura: 8 minutos

Entenda como a tecnologia e o direito são áreas complementares na Resolvvi

Já ouviu alguém reclamando que a justiça é lenta e burocrática? Infelizmente, existe um estigma que buscar seus direitos pode ser algo demorado e inacessível. Porém, iniciativas como a Resolvvi usam de tecnologia e direito para facilitar o trabalho de advogados e com isso ajudar consumidores.

É através de software para advogados e outras tecnologias que isso pode acontecer. Quer saber como a Resolvvi uniu tecnologia e direito? Acompanhe.

Como tecnologia e direito se tornaram áreas complementares nos últimos anos

Não é novidade que o sistema judiciário brasileiro é muitas vezes visto como ineficiente e inacessível, prejudicando diretamente a sociedade por esses problemas.

De acordo com o relatório Justiça em Números de 2017, do Conselho Nacional de Justiça, o tempo de tramitação de um processo judicial é de 2 anos e 6 meses.

Ou seja, a resolução de um problema com uma empresa, por exemplo, pode não ser resolvido com facilidade e rapidez que o consumidor pode precisar.

Além do mais, o tempo médio da duração de um processo colabora com a ideia de que entrar na justiça é burocrático, e que há demora na resolução.

Não há dúvidas que toda a cadeia processual precisa ser mais eficiente e otimizada. É aí onde tecnologia e direito caminham lado a lado.

Soluções como Inteligência artificial e automação usando programação não estão na moda a toa! Na verdade, já existe no mercado software para advogados.

Aos poucos, o direito tradicional está cedendo espaço para as benefícios que essas abordagens trazem para a área.

Como a Resolvvi uniu tecnologia e direito

Na Resolvvi, queremos que o pedido de indenização do nosso cliente seja resolvido da maneira mais rápida possível.

Com certeza o cliente não quer passar pela experiência negativa de lidar com a demora e a burocracia. Por isso, é nosso papel fazer da ineficiência estrutural da justiça a oportunidade para mostrar como buscar os direitos pode ser diferente.

Para que isso aconteça, temos que ter uma operação jurídica rápida, e fazer com que nossos advogados parceiros gerenciem toda essa demanda sem perder qualidade.

Como unir tecnologia e direito foi importante para automatizar o trabalho dos advogados?

Para encarregar-se de um pedido de indenização, o advogado tem um trabalhão! 

Ele precisa, a partir do relato, provas do cliente e conhecimento da lei, expressar todo o dano sofrido que, via de regra, varia muito de caso para caso. Além disso, também precisa protocolar petições, réplicas e apelações ao longo do processo.

Porém, muitos desses serviços são braçais e repetitivos, tomando um tempo valioso dos nosso advogados.

Pensando no volume de casos que recebemos e na importância de automatizar o processo, a Resolvvi desenvolveu um robô para ajudar nossos advogados a não perder tempo com a parte maçante do trabalho.

Nosso robô ou bot é responsável por construir petições personalizadas para cada problema dos clientes de forma automática.

Ainda no cadastro, nosso cliente Resolvvi consegue descrever todo o seu problema em nossa plataforma, anexar provas essenciais, responder perguntas sobre especificidades do caso, como determinar se estava com menores de idade ou gestantes, dentre outros detalhes.

O  nosso robô tem acesso a todos esses dados de um lado e tem acesso a uma gama de lógica jurídica do outro.

Com um pouco de código, princípios de inteligência artificial, e sabendo todos os detalhes da experiência negativa do cliente, o robô sabe como construir as peças jurídicas sem ter um advogado por perto. 

Leis do código do consumidor são colocadas nos locais necessários dependendo do problema, e até valores propostos pelo dano moral e/ou material são calculados e descritos na petição.

Isso não resolve somente a confecção repetitiva de documentos, mas também as decisões que devem ser ou não colocadas em determinada situação. Por exemplo, já determinando pormenores do pedido de indenização.

Apesar de gerar de forma automática, é importante deixar claro que o documento sempre é revisado atentamente pelo advogado especializado e responsável pelo caso.

Ou seja, nosso bot é um exemplo claro que a mistura entre tecnologia e direito dá muito certo. Considerando que nossa solução reúne o melhor de tecnologia com a expertise dos profissionais da Resolvvi.

Ele não substitui o advogado!

Tecnologia e direito não quer dizer que os advogados serão substituídos!

Primeiro de tudo, além de ser o mais gratificado, o advogado é a peça mais fundamental para a automação, pois é ele quem cria os templates de base com variáveis e decisões lógicas que o bot irá usar para fazer os documentos.

Ele também entra assim que o robô constrói a petição. O bot prepara um documento gerado que pode ser editado pelo advogado usando a plataforma Google Docs.

Outra característica importante é a transparência e dinamicidade da automação, já que os outros advogados também podem ter acesso ao mesmo documento gerado, pois é criado de forma compartilhada.

Em alguns casos, o processo parece mais uma revisão. Já em outros casos o advogado pode adicionar outras informações pertinentes e específicas ao caso.

O melhor de tudo é que, quando surgem casos mais específicos, mas que se adequam a uma certa lógica, isso é se torna uma nova “qualidade” do bot. Ou seja, fazendo com que nos documentos seguintes a nova qualidade pode passar ser utilizada como nova função.

O que a automação de documentos entrega de valor para o advogado?

Primeiro de tudo, o advogado gasta sua energia com a parte que mais importa e tem valor: argumentar!

Perder tempo com trabalho braçal e repetitivo é chato para qualquer um, além de ser um tempo que pode ser aproveitado para aprimoramento em outras habilidades.

A possibilidade de dedicar um maior tempo analisando e ajustando as partes cruciais dos documentos faz o advogado entregar soluções mais fundamentadas e completas. Além disso, outros pontos extremamente positivos podem ser destacados:

  • Padronização
    Uma petição gerada de forma automática não tem ambiguidades de formatação. Tudo é padronizado, desde fontes e tamanhos, até semântica e o tom de voz dos textos.

    Quando algo nos modelos de texto é alterado, todos os novos gerados por qualquer um dos advogados já estará atualizado, fazendo que todos os nossos advogados sempre construam documentos consistentes e com escala.
  • Menos erros humanos
    Automatizar documentos também reduz os erros humanos, um bot bem feito sempre repete sua lógica da qual é proposto de forma igual.

    Ele não erra termos pré determinados ou dados pessoais de um cliente.

    Por outro lado, se um advogado montar dezenas de documentos desses de forma manual, mesmo que com o máximo de atenção, a chance de algo sair errado é maior.
  • Ajuda o advogado a pensar de maneira analítica
    Quando o advogado entende os princípios de funcionamento de um robô que ajuda no seu trabalho, fica mais fácil de contribuir no próprio desenvolvimento da tecnologia desenvolvida.

    Toda a base de conhecimento e a maioria das decisões jurídicas e lógicas que o robô de petições do nosso robô tem é por conta de feedbacks e categorização de leis e argumentos modelados pelos próprios advogados.

    Os advogados parceiros da Resolvvi estão preparados para lidar com a tecnologia que se torna cada vez mais imersiva no dia a dia do seu trabalho.

Muito mais que documentos automáticos

Atualmente, a Resolvvi não conta apenas com petições automáticas. Esse bot tem irmãos!

Temos um robô que realiza o pagamento de boletos de DARE – Documentos de Arrecadação de Receitas Estaduais de forma automática, também tirando trabalho repetitivo do advogado.


Ainda facilitando o trabalho do advogado, temos também um robô que coleta as atualizações de cada processo nos diários de justiça dos tribunais de forma automática.

Usamos tecnologia e direito para automatizar prazos e deixar o cliente mais pertinho de tudo o que tá acontecendo, tudo direto no nosso produto e pelos nossos canais de comunicação.

Mas isso é assunto para outros posts, certo? A Resolvvi está sempre pensando e desenvolvendo software para advogados.

E aí, gostou de saber como a Resolvvi tá usando automação para melhorar a eficiência de sua operação e o dia a dia do trabalho do advogado? Combinar tecnologia e direito certamente dá muito certo!

Tudo isso tem como objetivo entregar uma experiência rápida e única para nossos clientes!

Conta aqui embaixo o que você achou.

Bruno Arruda da Resolvvi

Bruno é o fundador e CEO da Resolvvi, uma empresa inovadora no setor de resolução de conflitos. Com uma visão empreendedora e paixão por encontrar soluções eficazes, tem experiência e conhecimento em direito e tecnologia.

Todos os posts