Trabalhar como afiliado: 7 dicas para ser um afiliado de sucesso

Roberta Franci, da Resolvvi Escrito por Roberta Franci, da Resolvviem 5 de outubro de 2019
Trabalhar como afiliado: 7 dicas para ser um afiliado de sucesso

Se você curte empreendedorismo digital e tem interesse em trabalhar como afiliado, continue lendo e descubra como ter sucesso nessa área!

Independentemente da sua atuação, escolaridade ou outras características, saiba que é possível atuar com afiliação e ganhar dinheiro na internet por conta própria.

Quer saber mais sobre isso? Veja 7 dicas para se tornar um afiliado de sucesso.

Mas antes, o que é um afiliado digital?

De forma geral, um afiliado é alguém que trabalha com indicação ou promoção de produtos de outras pessoas ou empresas e, em troca disso, recebe comissão para cada venda realizada.

Existem várias plataformas para se tornar um afiliado digital, para isso basta encontrar a ideal para você e escolher entre diversos segmentos de produtos digitais.

Não existe um limite de quantidade de produto ou serviço para indicar, um mesmo afiliado pode fazer a promoção de vários produtos digitais diferentes ou definir um nicho e focar vender estrategicamente em apenas um tipo de produto.

A cada venda realizada, o afiliado recebe comissões e passa a ganhar dinheiro com a afiliação.

Como ser um afiliado de produtos digitais de sucesso?

1. Conheça bem o seu público antes de começar

Antes de sair por aí se inscrevendo em vários programas de afiliados, é importante ter um foco e saber exatamente com quem você está falando.

Para isso, é importante determinar quem é o seu público-alvo. Desta forma, você terá uma ideia clara de quem são os seus leitores e clientes em potencial e será mais fácil direcionar o conteúdo e ações de marketing digital para eles.

Além disso, quando você conhece o seu público, saberá também quais assuntos eles gostariam de ler e quais produtos eles comprariam.

Desta forma, se você escreve sobre turismo e o seu público gosta de pacotes de viagem, então você poderá se tornar afiliado de sites de busca de passagens e hospedagens, por exemplo.

Viu só? Definir o perfil dos seus clientes pode ser complexo, mas investir nisso garante que você venda muito mais com o marketing de afiliados.

2. Defina qual o nicho em que você irá atuar

Se você tem um público que curte dicas de viagem, por que você fica vendendo produtos para pets?

Fica a dica: não adianta se iludir com a porcentagem da comissão, se o produto escolhido não vai interessar aos seus leitores.

Por isso, além de definir o seu público alvo, é necessário também estabelecer o nicho em que você irá atuar.

Para isso, veja algumas dicas que você pode seguir:

  • faça uma lista de todos os temas que você realmente domina;
  • utilize a ferramenta Google Trends para saber qual a procura para os temas escolhidos e analise a viabilidade de cada opção;
  • com esta mesma ferramenta você também pode conferir quais são as principais tendências e apostar em assuntos nestas áreas;
  • faça uma pesquisa da concorrência dentro de cada tema escolhido e avalie o seu diferencial competitivo em relação aos concorrentes;
  • defina uma temática final e estabeleça o seu nicho.

3. Escolha produtos que tenham potencial de venda

Finalmente chegou o momento de definir quais produtos você vai vender. Mas antes, é importante saber escolher os seus produtos digitais.

Como você já viu, fazer parte de um sistema de afiliados que faça sentido para o seu público e segmento é importante, mas além disso é preciso priorizar os produtos que realmente tenham potencial de venda.

Em outras palavras, você deve selecionar produtos que tenham uma melhor aceitação pelo mercado, um bom desempenho de vendas e se o conteúdo do produto é relevante e atraente.

Lembre-se que tudo isso será determinante para o seu público-alvo comprar ou não o produto que você vai vender.

4. Avalie a comissão do produto (mas não se limite a isso)

Definiu uma lista de produtos que você pretende vender? Então, comece a avaliar a comissão oferecida pelo produtor digital. Afinal, esse é um dos pontos  que definirá o seu sucesso como afiliado.

Mas não se limite somente ao valor comissionado, afinal um produto com uma porcentagem alta, pode vender pouco ou quase nada.

Enquanto um produto com porcentagem menor poderá ter uma aceitação melhor do seu público e vender bastante.

Por isso, faça uma análise dos números, mas também avalie a possibilidade de aceitação e venda do produto.

5. Escolha os canais onde você irá divulgar os seus produtos

Ter um site, blog ou loja virtual gera autoridade e credibilidade para o seu público e pode otimizar a sua performance no mercado de afiliados.

No entanto, você não precisa se limitar somente a isso e pode gerar vendas por meio de diversos outros canais. Veja algumas possibilidades onde anunciar como afiliado:

  • Redes sociais: existem diversas redes sociais existentes para você escolher. O importante é analisar as informações sobre cada rede e escolher aquelas onde haja a maior concentração do seu público e otimizar o seu conteúdo e esforços para atingir potenciais clientes;
  • E-mail marketing: se você já possui uma lista de e-mails, ótimo. Se não possui, nem pense em comprar listas. O ideal é criar um formulário no seu site ou blog ou uma página de captura de e-mails e divulgar nas redes sociais para captar os dados dos seus potenciais clientes. Com essa lista em mãos, basta criar um fluxo de nutrição para os contatos e pensar em uma estratégia de vendas com o público através do e-mail;
  • Publicidade paga: por meio do Google Ads, Instagram Ads, Facebook Ads, Pinterest Ads e outros tipos de publicidade paga, você pode escolher as palavras chave de acordo com o produto e comprar tráfego para a sua página de vendas. Essa é uma maneira rápida de conseguir acessos e vendas, no entanto exigirá que você invista dinheiro para obter o retorno desejado;
  • Fóruns ou grupos de discussão: fóruns ou grupos na internet são uma excelente oportunidade para atingir um público altamente segmentado e engajado. Você pode pensar em uma estratégia bem parecida com a das redes sociais e entregar valor para o público através de conteúdo de valor, o que, consequentemente, gerará vendas.

6. Estabeleça uma estratégia de distribuição do conteúdo

Escolher os produtos, criar um site ou blog, perfis em redes sociais e pagar anúncio. Pronto, vou ganhar dinheiro na internet como afiliado e ficar rico, certo? Errado!

Não adianta se dedicar em todos os passos acima e não fazer o principal: investir em divulgação.

Acredite, esse é um dos passos mais importantes, apesar de muitos afiliados ignorarem.

Para fazer uma estratégia de distribuição de conteúdo corretamente, é preciso responder uma única pergunta: como você pretende fazer com que o seu produto chegue até o seu público-alvo?

Existem diversas maneiras de fazer isso, desde criando campanhas arrojadas a criação de conteúdo frequente e de valor em um canal específico, como o blog.

O que vai realmente fazer a diferença é o seu entendimento sobre quais canais são os mais adequados para o público.

Afinal, de nada adianta criar inúmeros perfis em redes sociais ou gastar rios de dinheiro com campanha, se você não consegue dar conta de fazer um excelente trabalho de distribuição de conteúdo em todos os canais onde irá vender como afiliado.

7. Invista em tempo e dedicação

Essa é a dica mais simples, em relação às anteriores.

No entanto, é preciso falar sobre isso e deixar claro que, para otimizar as suas vendas onde você divulgar como afiliado, é preciso investir tempo e dedicação nisso.

Portanto, mantenha todas as suas páginas atualizadas, com informações suficientes sobre o seu produto e sem erros.

Além disso, procure fazer divulgações frequentes, com conteúdo de qualidade e que gere valor para o seu público.

Trabalhar como afiliado: vale a pena mesmo?

Qualquer pessoa pode se tornar um afiliado, afinal é algo bastante acessível e, com bastante dedicação, é possível ter um ótimo retorno e ganhar um bom dinheiro na internet.

Veja as principais vantagens de ser um afiliado de produtos digitais:

  • Seja o seu próprio chefe, além de definir as estratégias, produtos e canais, o tempo de dedicação e os resultados serão todos por sua conta, afinal não terá mais ninguém lhe cobrando resultados, horários ou desempenho. Logo, todo o seu faturamento também será fruto da sua dedicação;
  • Tenha liberdade e autonomia, faça você mesmo a sua jornada de trabalho, de maneira totalmente flexível, e decida seus melhores momentos para trabalhar. Você pode decidir, por exemplo se prefere produzir durante o dia ou durante a noite;
  • Possibilidade de renda extra, pois as comissões são bastante atrativas e podem ir até 70% do valor do produto. Além disso, você tem a possibilidade de decidir qual produto e comissão irá escolher;
  • Trabalhe quando e de onde você quiser, afinal basta apenas um computador conectado à internet e nada mais. Então, se quiser trabalhar de um café, numa praça, shopping ou mesmo durante uma viagem, é completamente possível.

Gostou desse post? Então, aproveite para conferir também a nossa lista dos top 10 programas de afiliados para ganhar dinheiro. Boa leitura!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

10 Comentários

  1. Essas informações são boas, gostei.
    Estamos ai juntos no marketing digital.
    Faz uma visita na minha pagina também depois para
    dar uma força. Abraço.

  2. Parabéns pelo artigo, ajuda bastante e esta bem
    rankeado!

    Eu também trabalho com marketing digital, na parte
    de tráfego.

    Da uma olhada na minha página também, tenho
    certeza de que vai gostar do que vai ver, o que
    ensino não existe em lugar nenhum.

    Abraço.

  3. Olá aqui é a Viviane Da Silva, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

    • Giovanna Damasceno da Resolvvi Giovanna Damasceno da Resolvvi disse:

      Oi, Viviane! Ficamos muito felizes em estar te ajudando. Continue acompanhando nosso blog. Um abraço dos seus amigos da Resolvvi.

  4. Avatar Wendy disse:

    Top demais seu artigo, achei bem completo e explicado. E concordo plenamente com você em relação ao tempo e dedicação, são fatores fundamentais para o sucesso de um afiliado.

    • Giovanna Damasceno da Resolvvi Giovanna Damasceno da Resolvvi disse:

      Que bom que você gostou do nosso conteúdo, Wendy. Continue acompanhando nosso blog, tá? Um abraço dos seus amigos da Resolvvi.

  5. Avatar Felipe Lino disse:

    Adorei as dicas! Bem pensadas. Se os iniciantes seguirem à risca essas dicas, com certeza, serão afiliados de sucesso.

    Obrigado.

    • Giovanna Damasceno da Resolvvi Giovanna Damasceno da Resolvvi disse:

      Ficamos muito felizes que você gostou das nossas dicas, Felipe. Continue acompanhando nosso blog. Um abraço dos seus amigos da Resolvvi.

  6. Avatar Gil Santos disse:

    Conhecer bem seu publico alvo é importante para o sucesso como afiliado digital. Ótimo artigo

  7. Avatar Manu Marques disse:

    O que tem me chamado atenção desde que fiz um curso de marketing de afiliados é a possibilidade de ser dona do meu negócio e ter liberdade e autonomia, tenho gostado muito!