Dicas e vantagens de viajar apenas com bagagem de mão

Roberta Franci, da Resolvvi Escrito por Roberta Franci, da Resolvviem 22 de agosto de 2019
Dicas e vantagens de viajar apenas com bagagem de mão

A mudança nas regras da aviação civil quanto à bagagem de mão deixou muita gente desesperada. Por exemplo, pagar pela mala é um custo a mais, e a promessa de passagens mais baratas não foi cumprida. Para garantir a economia, separamos algumas vantagens para você se empenhar em viajar somente com a bagagem de mão. Se você tem dificuldades, também listamos algumas dicas infalíveis. Confira!

Vantagens de viajar apenas com bagagem de mão

Viajar somente com a bagagem de mão pode ser bom e vai além da economia com a compra do despacho de mala. Já pensou em apenas realizar o check-in online pelo seu celular ou notebook e seguir direto para o embarque? Essa é a primeira vantagem: nada de filas para despacho de malas.

Se você já teve problemas com extravio de bagagem, verá que não corre esse risco quando leva somente a bagagem de mão, que vai com você na cabine da aeronave. Claro que, em voos cheios, a tripulação solicita a gentileza de algumas pessoas despacharem a mala sem custo. Mas você não é obrigado. Por fim, quando chegar ao destino, pode simplesmente se dirigir à saída, sem ter que esperar sua mala chegar na esteira.

Com essas vantagens é bem provável que você queira viajar somente com a bagagem de mão. Mas é possível? Sim.

Dicas para conseguir viajar somente com a mala de mão

Leve o essencial

O supérfluo não faz parte da bagagem de mão. Tenha isso em mente. Para conseguir viajar somente com sua pequena mala, é preciso ser criterioso. Reduzir o tamanho de utensílios e acessórios do dia a dia é essencial.

Vamos pensar nos produtos de higiene pessoal. Shampoo, condicionador, creme de barbear, hidratante, leave-in, nada disso deve ser levado nos potes originais. Eles ocupam muito espaço e aumentam o peso da sua bagagem de mão. Para resolver o problema, use os potes menores que cumprem a mesma função. Existem lojas especializadas que vendem a necessaire já com esses potinhos.

Outra dica boa é que existem produtos que já são vendidos em tamanhos menores, como pasta de dentes. Tenha sempre eles consigo, assim como os produtos de higiene que muitos hotéis oferecem e que são ótimos para viagens. E lembre-se do limite e das especificações para líquidos nas bagagens de mão.

Sabe o secador profissional ou o aparelho de barbear enorme e eficiente? Não é uma boa ideia. A toalha de banho de algodão fofinho pode dar espaço àquela toalha de nadador que ocupa ⅕ do tamanho. Da mesma forma, escolha jóias e bijouterias a dedo, que servem para muitas roupas.

E, por fim, leve apenas a quantidade de roupa necessária. Seja para um final de semana ou 10 dias. Calcule quantas peças serão necessárias para o período e deixe uma pequena sobra para emergência. Aquela blusa maravilhosa que só dá pra usar com uma saia deve ficar em casa. Assim como a camisa social que você usa uma vez a cada 3 meses, porque ela é linda demais para ser vestida sempre.

Diante da necessidade, existem lavanderias disponíveis em quase todos os lugares. Além disso, dá para lavar algumas peças de roupa no banho.

Pense em combinações de peças de roupas

Acima de tudo, para conseguir fazer uma bagagem de mão de até 10 kg, você deve optar por peças de roupas que combinem entre si. É uma das regras mais eficientes, porque as peças que só valem para uma ocasião vão ocupar espaço e podem nem ser utilizadas. Você pode pensar em visuais mais básicos que podem ser utilizados em diversos passeios, por exemplo.

Se tem aquele vestidinho ou camisa que dá pra usar em duas ocasiões, ora com tênis, ora com sapato, ótimo. Já é possível fazer dois looks com eles. Calça jeans ajuda bastante nessa hora, e duas podem ser suficientes. Ou uma calça preta que serve para toda hora. Quer mudar um pouco o visual? Pense em acessórios pequenos, como echarpes e lenços.

Opte por tecidos leves de pouco volume

Todo mundo tem peças de roupas que não amassam e que ocupam pouco volume. Esses tecidos leves são os preferidos dos viajantes frequentes que carregam somente a bagagem de mão, visto que são mais compactos. A escolha dessas roupas mais adequadas para quem tem pouco espaço e peso disponível é fundamental, porque possibilita levar mais peças. Não adianta economizar no número de peças se um casaco ocupará o espaço de outras 10 peças.

Em resumo, tudo que for volumoso deve ser evitado. Se precisar levar algo de frio, que é mais pesado, vista-o, mas não o coloque na bagagem de mão.

Leve sapatos curingas

Cá entre nós, uma prática não recomendada e que muita gente adota é testar o sapato novo na viagem. Péssima ideia. Sapato novo só ocupa espaço, porque ele precisa ser testado e amaciado antes de usar. Você provavelmente não o utilizará. Dessa forma, uma boa dica para viajar com a bagagem de mão é optar por sapatos, sandálias e chinelos que podem ser utilizados à exaustão sem machucar o pé.

A quantidade de sapatos depende do tipo de viagem, mas no geral não é preciso levar mais do que um chinelo, um tênis e um sapato/sandália arrumadinho. Lembre-se de escolher os modelos que combinem com todas as roupas.

Saiba o que usar e o que levar na bolsa de mão

Se você é do tipo que adora bolsas e mochilas, saiba que esse gosto não poderá persistir em sua viagem feita somente com a bagagem de mão. Elas ocupam um espaço precioso que fará falta. Para quem faz questão de viajar com mochila, que tal usá-la como sua bolsa pessoal no voo? Assim não ocupa espaço na mala de mão. Caso queira levar uma bolsa pequena, prefira as maleáveis, que podem ser amassadas.

Se for levar uma bolsa mais rígida, que ela seja sua bolsa de mão. Falando em bolsa pessoal, é nela que devem ir os objetos mais pesados, a câmera fotográfica, o notebook, eventuais livros (leve um apenas, fica a dica) e outros acessórios. Está levando um casaco ou uma peça de roupa mais pesada? Vista ela ou leve-a na mão, para não ocupar lugar nem na bolsa e nem na bagagem de mão.

Escolha uma mala leve

Você tem 10 kg para colocar suas roupas e seus acessórios na mala. Sua mala pesa 4 kg. Péssima ideia. Com 6 kg, você terá muitas dificuldades em arrumar sua bagagem de mão. Por isso, a escolha pela mala ideal também é crucial. Existem algumas malas feitas de material pesado para serem mais resistentes. No entanto, elas “roubam” o pouco peso que você tem. Na hora de comprar uma mala, confira qual o peso dela vazia para não perder muitos quilos. Um bom material, resistente e leve, é fibra de carbono.

E não se esqueça de comprar um tamanho da mala adequado. Existem especificações de bagagem de mão. As companhias aéreas estabelecem limites que, quando ultrapassados, obrigam você a despachar a mala e pagar por isso.

Viajar somente com bagagem de mão é possível e traz algumas vantagens para o viajante. Com uma balança, é só controlar o peso e garantir o essencial na mala. Na hora de voltar, não se esqueça: nada de muitos presentes para não ultrapassar os limites!

Se quiser ficar por dentro dos direitos dos passageiros e outras dicas incríveis, é só deixar o e-mail e o nome abaixo:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários