Tempo de leitura: 14 minutos

Viajar com crianças: dicas para uma viagem tranquila e divertida

Descubra como viajar com crianças de forma tranquila e divertida com nossas dicas para escolher o destino ideal, o que levar na mala e como entreter as crianças durante a viagem. Além disso, confira os melhores lugares para viajar com crianças no Brasil e no mundo.

Fazer uma viagem em família é mesmo uma maravilha, não é verdade?

E quando se trata de uma viagem com filhos, se torna uma experiência ainda melhor.

Afinal, apresentar novas culturas e lugares aos pequenos pode gerar ótimas lembranças de infância.

No entanto, viajar com crianças e bebês, principalmente de avião, requer alguns cuidados especiais, tanto na preparação quanto durante a viagem.

Por outro lado, isso não precisa se tornar uma dor de cabeça! 

Pensando nisso, nós separamos algumas dicas para viajar com crianças , para te ajudar nessa organização e tornar a experiência ainda mais prazerosa.

A partir de que idade a criança pode viajar de avião?

A idade mínima que a criança deve ter para embarcar em um avião varia de acordo com a política interna de cada companhia aérea.

Porém, no geral, viagem com bebês pode acontecer a partir dos 7 dias de vida.

Antes disso, tanto o bebê quanto a mãe precisam de autorização médica. 

Por outro lado, a recomendação médica é de que crianças com menos de dois meses de vida não façam viagens de avião.

Isso porque, além da pressão, bebês muito novos ainda estão desenvolvendo o sistema imunológico, e a aeronave, por ser um local fechado, pode facilitar a transmissão de algumas doenças.

Criança paga passagem de avião?

Para voos nacionais, crianças com menos de 2 anos normalmente não pagam passagem se estiverem acomodadas no colo de um adulto.

Nos casos de cobranças, o valor é referente a 10% do preço da passagem, como normalmente é cobrado para voos internacionais.

Para isso, porém, a criança deve ir no colo dos pais, dos responsáveis ou de um acompanhante maior de 12 anos (nesse caso, ambos acompanhados de uma pessoa maior de 18 anos).

Vale ressaltar que só é permitida uma criança de colo por passageiro adulto pagante.

Acima dos 2 anos, é obrigatório que os pequenos sejam acomodados em um assento e os valores das passagens variam entre 50% e 75% do preço total da tarifa.

Muitas companhias oferecem facilidades para viagem com crianças pequenas, como as opções de comida especial e berço desmontável.

No entanto, nem sempre estas informações são amplamente divulgadas e é preciso solicitá-las com alguma antecedência.

Além disso, para voos de longa duração, é recomendável dar preferência a horários em que os pequenos costumam dormir mais (normalmente viagens noturnas), respeitando o ritmo da criança para evitar desgastes no trajeto.

Leia também: Guia completo da ANAC para viagem de menor desacompanhado

Quais os documentos necessários para viajar com crianças?

Ao escolher os destinos para viajar com crianças é preciso estar atento(a) à documentação necessária.

Para voos internacionais, independentemente da idade da criança, o passaporte pode ser indispensável.

Além disso, de acordo com a exigência do país de destino, o visto também pode ser uma exigência.

Caso a viagem para o exterior ocorra na presença de ambos os pais, basta que eles levem os documentos exigidos pelo país de destino, não sendo necessária a autorização para viajar com a criança.

Por outro lado, se a criança estiver acompanhada de apenas um dos pais, é necessária uma autorização do genitor que não vai embarcar.

O documento assinado deve ser apresentado em 2 vias originais, com firma reconhecida em cartório.

Para que menores de idade viagem acompanhados de terceiros, ambos os pais devem autorizar.

Já para voos nacionais, caso a criança não possua passaporte, a certidão de nascimento ou RG são suficientes na hora do embarque. 

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, menores de 12 anos precisam estar acompanhados de, pelo menos, um dos pais ou parentes maiores de 18 anos. 

Para menores viajando com os avós ou com os tios, por exemplo, é possível comprovar o parentesco com a certidão de nascimento e um documento de identidade do acompanhante.

Já no caso de não existir grau de parentesco, é necessária uma autorização judicial (com firma reconhecida) para que ele ou ela embarque com outro acompanhante. 

👉 Teve problema com voo cancelado ou atrasado na sua última viagem? Exija seus direitos e receba uma indenização de até R$10 mil

Antes de viajar, as crianças devem ir ao pediatra

Antes de qualquer viagem, independente da idade da criança, é importante levá-la ao pediatra para verificar se está tudo bem com sua saúde.

Nesse sentido, se estiver com o nariz constipado, por exemplo, é melhor evitar levá-la no avião, pois essa condição pode aumentar a dor no ouvido durante a decolagem e a aterrissagem. 

No entanto, mesmo sem sintomas aparentes, o cuidado com os ouvidos é um ponto chave quando se trata de segurança em viagens com crianças.

A dor de ouvido durante o voo ocorre, muitas vezes, pelo retardo da compensação da pressão de dentro do ouvido e de dentro do avião. Com isso, surge a dor no ouvido que na maioria das vezes é aguda. A criança pode ficar inquieta e chorar” Stênio Ponte, otorrinolaringologista da clínica OtorrinoDF

Por isso, se possível, consulte também um otorrinolaringologista

Além disso, também é importante portar a carteira de vacinação, sobretudo para o caso de o(a) pequeno(a) adoecer no local de destino.

Dicas para viajar com crianças

Agora que você já está por dentro das principais exigências, é hora de ficar por dentro de outras dicas para viajar com seus filhos.

Por isso, prepare o print, que vem muita coisa interessante por aí, tá?

A escolha do destino

É possível que a esta altura você já tenha uma viagem marcada.

Porém, se ainda estiver por decidir o próximo destino, aqui vão algumas dicas de atrações para crianças em viagens a diversos estados do Brasil:

  • Beach Park, no Ceará: considerado o maior parque aquático da América Latina, o Beach Park possui mais de 18 atrações para toda a famíla e conta com um hotel e três resorts, possibilitando uma confortável hospedagem para famílias com crianças. Fica a apenas 35k de Fortaleza;
  • Beto Carrero World, em Santa Catarina: o Beto Carrero World é o maior parque temático da América Latina e conta com mais de 100 atrações para toda a família, 4 shows diários e está localizado na cidade de Penha, a 60km de Blumenau;
  • Parque da Mônica, em São Paulo: este parque tem como foco as crianças menores e conta com 22 atrações, que vão de acordo com a faixa etária dos pequenos, e também com shows dos personagens do Gibi;
  • Praias em Maragogi, Alagoas: a cidade ficou conhecida como o “caribe brasileiro” por suas praias com águas cristalinas que, na maré baixa, rendem um belo passeio de barco para fazer com os pequenos.

E aí, gostou dos destinos? Então confira a seguir as nossas dicas sobre o que levar na mala em viagem com crianças.

O que levar na bagagem ao viajar com crianças?

Viajar com filhos pequenos exige uma bagagem de mão para qualquer tipo de imprevisto, com itens como:

  • roupas extras;
  • lanches leves;
  • itens para distração das crianças(como brinquedos e livros);
  • fraldas (para crianças que ainda a usam).

No entanto, é recomendável não tornar a mala de mão muito pesada e prestar atenção também nas medidas permitidas para o embarque, que geralmente é de 10kg.

Quanto à bagagem despachada, você poderá despachar, geralmente, até 23 kg, incluindo bagagem especial, como carrinhos de bebê.

Por isso, na hora de fazer a mala, selecione itens que realmente são essenciais, como:

  • roupas e calçados (na quantidade suficiente para os dias de viagem);
  • brinquedos leves;
  • trocadores, cueiros, fraldas de boca e toalha de banho (sem exageros);
  • repelente (nunca se sabe se no destino tem mosquitos, não é verdade?);
  • protetor solar (sobretudo quando o destino for o litoral);
  • produtos de higiene (se quiser economizar espaço na mala, você pode optar por comprar no local de destino);
  • remédios (se for com prescrição médica, é importante estar com a receita, para o caso de a companhia solicitar).

Saiba também que é permitido embarcar com alimentação para bebês (como mamadeiras, lata de leite e papinhas) na bagagem de mão, mas apenas nas quantidades que serão utilizadas durante o voo.

De acordo com a Anac, você deve apresentar os alimentos no momento da inspeção, ou seja, na hora do raio X da mala de mão.

Embarque e acomodação

Ainda que pessoas com crianças de colo tenham preferência na hora de entrar no avião, o ideal é que o embarque ocorra depois de todo mundo.

Isso porque, quanto menos tempo a criança ficar dentro do avião, menor a chance de ela se irritar.

Caso tenha outro acompanhante viajando junto, ele pode embarcar na fila prioritária e acomodar as malas antes.

Se a criança é de colo, procure ficar no primeiro assento, pois tem mais espaço para os pés.

Se for um pouco maior, prefira os assentos em que o apoio de braço levanta, assim a criança poderá deitar no seu colo.

Dependendo da companhia aérea, pode ser solicitado, antes do embarque, um bebê conforto, mas geralmente o serviço é pago.

Se a empresa não disponibilizar esse serviço, levar uma almofada pode ser uma estratégia para deixar a criança mais confortável no colo ou no próprio assento. 

Caso tenha sido comprada uma passagem para a criança, o bebê conforto geralmente é um direito e pode ser acomodado no assento.

Durante o voo

Uma boa maneira de deixar o ambiente confortável para os pequenos é diminuindo a luminosidade, pois as chances de pegar no sono com mais facilidade aumentam. 

Além disso, evite dar cafeína ou chocolate para as crianças pouco antes do vôo, pois são substâncias as deixam mais agitadas.

É importante redobrar a atenção durante a decolagem e a aterrissagem.

Os bebês, principalmente, podem sofrer mais nesses momentos por conta da pressão no ouvido.

Se o bebê ainda mama no peito, a sucção pode fazer com que ele se sinta mais confortável, a mamadeira ou a chupeta também ajudam a aliviar a pressão.

Para crianças um pouco maiores, mastigar algo pode ajudar a aliviar a pressão.

Quanto à troca de fraldas, normalmente os banheiros dos aviões dispõem de trocadores, mas no caso da aeronave não ter um local reservado para tal missão, é possível solicitar ajuda da tripulação para trocar a criança.

Por fim, ao chegar ao destino, é só fazer daquele momento uma boa lembrança para o seu(a) pequeno(a), sempre levando em conta que as atrações para eles devem ser priorizadas em seu roteiro!

Gostou das nossas dicas para viajar com crianças? Então não deixe de acompanhar o Portal Resolvvi para continuar sabendo como planejar as suas viagens das melhores maneiras!

Sofreu um problema com voo? Você pode ser indenizado(a)!

Se você buscou por dicas para viajar com crianças, deve ser um apaixonado(a) por viagens, sim?

Por isso, não deixaremos de falar sobre os seus direitos em casos de problemas com voos!

Você sabia que você pode ser indenizado(a) em algumas situações problemáticas que pode ter enfrentado na sua viagem aérea?

Nesse sentido, confira a lista abaixo com as principais situações que podem gerar dano moral ao passageiro:

  • Cancelamento de voo por parte da companhiaQuando você não é informado com antecedência de 72h e/ou se o cancelamento atrasar a sua chegada ao destino final em 4 ou mais horas;
  • Atraso de voo: Quando o problema atrasar a sua chegada ao destino final em 4 ou mais horas, mesmo que você tenha recebido assistência material;
  • Bagagem extraviada: Segundo o entendimento dos tribunais, cabe indenização caso a mala permaneça extraviada por mais de 3 dias;
  • Overbooking no voo: Se o problema fizer com que a sua chegada ao destino atrase em 4 ou mais horas.

Portanto, se você passar por uma dessas situações dentro das condições mencionadas, não deixe de contar com a Resolvvi para fazer justiça!

Avalie seu caso grátis em nosso site e nós te ajudaremos a dar entrada no pedido de indenização de forma online e sem burocracia.

Além disso, você só pagará pelo serviço se ganhar!

Porém, para que tudo ocorra da melhor forma, é muito importante contar com provas como:

  • E-mails de confirmação da compra dos bilhetes;
  • Declaração de voo atrasado ou cancelado (que você pode solicitar junto à companhia);
  • RIB (Relatório de Irregularidade de Bagagem), no caso de bagagem extraviada;
  • Bilhetes dos voos cancelados ou atrasados e dos novos, se houver.

Afinal, o mais importante é não se deixar sair perdendo!

Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.

Perguntas frequentes sobre viajar com crianças

É seguro viajar de avião com crianças?

Sim, é seguro. As companhias aéreas têm protocolos de segurança específicos para crianças, e os aviões são equipados com cintos de segurança especiais para os pequenos. No entanto, é importante lembrar que cada criança é única e pode ter necessidades específicas. Por isso, é recomendável conversar com o pediatra antes da viagem e verificar as políticas da companhia aérea em relação a voos com crianças.

Preciso de algum documento específico para viajar com crianças?

Sim, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou o passaporte da criança na hora do check-in. Além disso, também os adultos/acompanhantes podem precisar comprovar o parentesco ou apresentar uma permissão firmada em cartório.

Como escolher o destino ideal para viajar com crianças?

Ao escolher um destino para viajar com crianças, é importante considerar as atividades disponíveis e a infraestrutura do local. Parques temáticos, praias com águas calmas, museus interativos e parques ao ar livre são boas opções. Também é importante verificar a acessibilidade para carrinhos de bebê e a disponibilidade de fraldários e trocadores.

Como entreter as crianças durante a viagem?

Levar brinquedos, jogos, livros e dispositivos eletrônicos pode ajudar a entreter as crianças durante a viagem. Além disso, é importante planejar pausas para que as crianças possam esticar as pernas, ir ao banheiro e se alimentar. Se possível, escolha voos noturnos ou horários em que as crianças costumam dormir.

Posso levar alimentos e medicamentos para crianças na bagagem de mão?

Sim, é permitido levar alimentos e medicamentos para crianças na bagagem de mão, desde que estejam dentro das quantidades permitidas e não sejam proibidos pelas autoridades locais. É recomendável levar apenas o suficiente para a duração da viagem e verificar as políticas da companhia aérea em relação a alimentos e medicamentos na bagagem de mão.

Patricia Autran da Resolvvi

Chief of Marketing Operations e Engenheira de produção de formação, Patricia Autran escreve artigos para o Portal da Resolvvi sobre dicas para os passageiros. Já que adora viajar, conhece os principais truques para sua viagem ser um sucesso.

Todos os posts