Voo atrasou e perdeu a conexão? Entenda seus direitos!

Patricia Autran da Resolvvi Escrito por Patricia Autran da Resolvviem 8 de janeiro de 2021
Voo atrasou e perdeu a conexão? Entenda seus direitos!
indique e ganhePowered by Rock Convert

Seu voo atrasou e perdeu a conexão? Entenda agora seus direitos, o que fazer nesses casos e quando você pode ser indenizado por atraso de voo.

Infelizmente, ser prejudicado por um voo que atrasou é muito comum em aeroportos não apenas do Brasil, mas de todo o mundo.

Muitas vezes, um atraso em um voo pode ainda gerar a perda de conexão de outro voo, gerando transtornos ainda maiores.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), 6,9% dos voos realizados em 2017 sofreram atrasos superiores a 30 minutos e 2,4% sofreram atrasos nos voos superiores a 60 minutos. São milhões de passageiros prejudicados.

Seu voo atrasou e perdeu a conexão para o destino seguinte? Teve que ficar horas esperando no aeroporto? Como todo consumidor, os passageiros têm direitos, e é importante estar ciente deles.

Você pode, inclusive, ter direito a uma indenização pelo atraso de voo que gerou a perda de conexão. Acompanhe.

> Verifique se tem direito a uma indenização em 1 minuto.

O que acontece quando o voo atrasa e o passageiro perde a conexão?

Durante uma viagem, é muito comum que passageiros escolham realizar uma ou mais conexões em outras cidades antes de chegarem no seu destino final.

Essa alternativa pode ser a única disponível, na falta de voos diretos para o destino final, ou, de forma mais comum, como uma maneira de conseguir passagens aéreas mais baratas.

Leia também: Como comprar passagens aéreas em promoção?

No caso de viagens com conexão, um pequeno atraso em um voo pode fazer com que o passageiro perca a sua conexão, gerando, consequentemente, bastante atraso na chegada ao seu destino final.

Por essa razão, voos com conexão merecem atenção redobrada, pois o que seria um problema corriqueiro, pode acabar virando um enorme transtorno ao viajante que sofre perda de conexão por atraso de voo.

Voo atrasou e perdeu a conexão? Entenda seus direitos agora mesmo!

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que, de acordo com a ANAC, qualquer alteração no voo deve ser comunicada com pelo menos 72h de antecedência pela companhia aérea.

Isso significa que a companhia tem o direito de realizar mudanças no seu voo dentro desse limite de tempo.

A ANAC é responsável por supervisionar a atividade de aviação civil no Brasil e estabelecer as condições gerais a serem aplicadas ao transporte aéreo regular de passageiros, doméstico e internacional.

Leia também: Quais as regras da ANAC para atraso de voo?

‍Por meio da Resolução 400/2016 da ANAC, são apontados os direitos dos passageiros e deveres das Companhias Aéreas nos casos de voo atrasado.‍

1) Acesso à informação

Primeiramente, é direito do passageiro o acesso à informação. É dever da companhia fornecer informações como o status do voo, se está no horário ou se irá atrasar, por exemplo.

Dessa forma, caso o voo venha a ser cancelado, os passageiros devem ser informados imediatamente.

‍Se o voo atrasou, é dever da companhia aérea manter os passageiros informados acerca do status do voo, com atualizações com a possível previsão de partida a cada 30 minutos.

Powered by Rock Convert

2) Assistência material

‍Além disso, outro direito do passageiro é a assistência material, que acontece através de comunicação, alimentação e acomodação ao passageiro prejudicado.

Com o objetivo de minimizar o desconforto dos passageiros enquanto aguardam, é obrigação da empresa aérea se dispor aos passageiros, atendendo às suas necessidades imediatas

É importante ressaltar que, em casos de conexão perdida, o atraso total só é contabilizado e a companhia só tem a obrigação de fornecer assistência sobre todo o trajeto se todos os trechos foram comprados juntos!

Em caso de trechos de conexão comprados separadamente, é recomendado que se tome o cuidado de deixar bastante tempo entre o pouso programado de um voo e o embarque de outro.

Isso acontece porque, se houver um problema que impossibilite o embarque no próximo voo comprado separadamente, a companhia não terá nenhuma obrigação.

E se meu voo atrasou e eu perder a conexão, quais meus direitos?

De acordo com a ANAC, a assistência material deve ocorrer de acordo com o tempo de espera, contado a partir do momento em que houve o atraso.

  • ‍A partir de 1 hora: a companhia aérea deve fornecer meios de comunicação para os passageiros, como internet e telefone;
  • A partir de 2 horas:  alimentação (voucher, lanche, bebidas, etc);
  • A partir de 4 horas: acomodação ou hospedagem (se for o caso) e transporte do aeroporto ao local de acomodação. Se você estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e desta para o aeroporto.
⚠ IMPORTANTE: Mesmo se a companhia cumpra com essas obrigações, se você chegar ao seu destino final com 4h ou mais de atraso, você tem grandes chances de ter direito a uma indenização.

Verifique se tem direito a uma indenização em 1 minuto.

Direitos dos passageiros em caso de atraso de voo superior a 4 horas

Se estiver no aeroporto de partidaSe estiver em aeroporto de escala ou conexão
Receber o reembolso integral, incluindo a tarifa de embarque. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.Receber o reembolso integral e retornar ao aeroporto de origem, sem nenhum custo. A empresa deverá oferecer assistência material.
Remarcar o voo para data e horário de sua conveniência, sem custo. Nesse caso, a empresa poderá suspender a
assistência material.
Permanecer na localidade onde ocorreu a interrupção e receber o reembolso do trecho não utilizado. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.
Embarcar no próximo voo da mesma empresa, se houver disponibilidade de lugares, para o mesmo destino. A empresa deverá oferecer assistência material.Embarcar no próximo voo da mesma empresa ou de outra empresa aérea, para o mesmo destino, sem custo, se houver disponibilidade de lugares. A empresa deverá oferecer assistência material.
Concluir a viagem por outra modalidade de transporte (ônibus, van, táxi, etc). A empresa deverá oferecer assistência material.
Remarcar o voo, sem custo, para data e horário de sua conveniência. Nesse caso, a empresa poderá suspender a
assistência material.
Fonte: ANAC

Além disso, se um voo atrasou 4 horas ou mais, o passageiro tem direito de ser reacomodado em um voo de sua escolha.

‍A reacomodação deve ser feita de acordo com o desejo do passageiro, e pode ser tanto em voo da mesma companhia aérea, com data e horário que sejam convenientes ao passageiro ou no próximo voo de outra companhia aérea que tenha a mesma rota, se houver lugares livres.

Quer saber tudo o que a ANAC determina para problemas com voo? Você pode ler o material completo aqui.

‍Voo atrasou e perdeu a conexão? Você pode ter direito a uma compensação!

Se seu voo atrasou, você perdeu a conexão e chegou com 4 horas ou mais de atraso ao seu destino final, você tem grandes chances de ter direito a uma compensação.

Isso mesmo! Mesmo se a companhia cumpra com suas obrigações, se você chegar ao seu destino final com 4h ou mais de atraso, é possível buscar uma indenização por danos morais.

Para casos de 4 a 8 horas de atraso, é essencial comprovar que houve algum transtorno ou perda de compromisso. Em caso de mais de 8 horas de atraso na chegada ao destino final, comprovar o atraso com as passagens ou os cartões de embarque dos voos.

A Resolvvi, por exemplo, já recuperou mais de 13 milhões de reais em indenizações para passageiros que sofreram problemas com voos. Foram mais de 2.000 passageiros indenizados e muitos outros aguardam por suas compensações.

As indenizações, em geral, ficam entre 2 a 6 mil reais por passageiro maior de idade, podendo ser maior, a depender do transtorno sofrido.

Você pode verificar se tem direito a uma indenização clicando aqui. Leva menos de 1 minuto e é grátis!

Se o seu caso for qualificado a uma indenização, você pode cadastrar um pedido de indenização na Resolvvi. É totalmente online, sem audiências e sem riscos: você só paga a taxa de serviço (30% do valor recebido) se for compensado.

Caso você não ganhe, você não precisa pagar nada e a Resolvvi arca com todos os custos operacionais envolvidos. Até hoje, mais de 98% dos casos finalizados tiveram sucesso.

Tem dúvidas se o seu caso é qualificado a uma compensação? Verifique agora.

Quer saber mais sobre como a Resolvvi funciona? Entenda.

Powered by Rock Convert

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!