Tive o meu voo cancelado pela Avianca: e agora?

Jesus Hernández da Resolvvi Escrito por Jesus Hernández da Resolvviem 30 de abril de 2019
Tive o meu voo cancelado pela Avianca: e agora?

Como você deve ter visto nos noticiários, a Avianca Brasil entrou com um pedido de recuperação judicial em dezembro de 2018 e, desde então, paira a dúvida sobre como ficarão os voos já comprados com a empresa. Recentemente a empresa reduziu sua frota de 43 aviões para apenas 7, o que ocasionou em centenas de voos cancelados pela Avianca em diferentes regiões do país, causando um grande receio nas pessoas que compraram bilhetes para viajar nos próximos meses.

Avianca Brasil e Avianca Internacional não são a mesma empresa

O primeiro ponto importante a esclarecer é que a Avianca Brasil e a Avianca Internacional são duas empresas diferentes. No Brasil, a Avianca Brasil opera os voos nacionais e a Avianca opera os voos internacionais. Inclusive, possuem Razão Sociais e CNPJ diferentes. A primeira está registrada como “OCEANAIR” e a segunda como “AEROVIAS DEL CONTINENTE AMERICANO”.

E por que isto é importante? Porque a empresa que está em Recuperação Judicial é a Avianca Brasil (OCEANAIR), logo se você possui um voo internacional a ser realizado pela empresa, não deve e preocupar, pois a Avianca não está em recuperação judicial e não está cancelando em massa seus voos.

Entretanto, alguns voos internacionais da empresa foram cancelados recentemente, não por motivos de recuperação judicial, mas para “adequar a malha aérea”. Os voos são referentes aos que partiam de Guarulhos com destino a Santiago do Chile, Miami e Nova York.

Caso o seu voo seja internacional da Avianca e não se refira a um destes destinos, deverá ocorrer regularmente.

Como sei se meu voo foi/será cancelado?

Existe uma lista que a Avianca Brasil está atualizando constantemente com os voos que foram cancelados. Colocamos esta lista ao final do texto atualizada. A empresa também disponibilizou um link onde o passageiro pode verificar a situação do seu voo. Você também pode entrar em contato pelo telefone com a companhia: 0800-286-6543 ou se dirigir ao guichê do aeroporto mais próximo.

Caso o seu voo não esteja na lista dos voos cancelados, por hora você não precisa se preocupar. Pois até o momento ele está confirmado para ocorrer normalmente. Aconselhamos você a apenas verificar a lista com uma certa frequência até a data do voo, pois há rumores que a frota da Avianca Brasil será novamente reduzida, o que ocasionaria mais cancelamentos.

Voos cancelados pela Avianca: o que fazer?

Caso o seu voo esteja na lista ou você tenha recebido uma notificação da empresa, avisando sobre o cancelamento. É muito importante que você conheça os seus direitos!

Cancelamentos de voos informados com mais de 72 horas do horário do voo:

Primeiro, o passageiro deverá verificar se já foi reacomodado pela Avianca Brasil em algum outro voo.  

Caso tenha sido reacomodado em outro voo e este não altere em mais de 30 minutos o horário de chegada ao destino final, a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil entende que a Avianca Brasil terá cumprido as regras e não caberá nenhuma reclamação por parte do passageiro.

Caso o passageiro tenha sido apenas avisado do cancelamento ou visto seu nome na lista e não tenha sido reacomodado em nenhum outro voo. Poderá optar pelas opções de:

  • Reembolso integral: todo o valor pago com a passagem, incluindo a taxa de embarque.
  • Remarcação do voo para data e horário de sua conveniência: sem nenhum custo.
  • Embarcar no próximo voo da companhia: para o mesmo destino.
  • Embarcar em voo de outra companhia aérea: caso essa seja a melhor opção, sem nenhuma taxa adicional por isto.

Observação: há diversos relatos tratando que a Avianca Brasil apenas oferece a possibilidade de reembolso integral da passagem, devido à recuperação judicial. Entretanto isto não está de acordo com as regras da ANAC. Apesar de estar nesta situação, a Avianca Brasil deve seguir as regras e oferecer as opções listadas acima para os seus passageiros.

Cancelamentos de voos informados com menos de 72 horas do voo:

Caso o passageiro não seja informado sobre o cancelamento do seu voo e não tenha visto seu voo na lista de voos cancelados até 72 horas anteriores ao seu voo ou mesmo tenha se dirigido ao aeroporto e somente então recebeu a notícia que seu voo foi cancelado. O passageiro também possuirá as opções de reembolso integral, reacomodação em outro voo da Avianca Brasil ou de outra companhia.

Caso opte por reacomodação em outro voo, enquanto espera seu novo voo, a Avianca Brasil deverá prestar auxílio da seguinte forma:

  • A partir da 1ª hora: Comunicação (internet ou telefone);
  • A partir da 2ª hora: Alimentação;
  • A partir da 4ª hora: Hospedagem e traslado (transporte do aeroporto ao hotel ou semelhante).

Observação: caso o passageiro esteja na cidade em que reside, a Avianca apenas será obrigada a lhe oferecer transporte de volta para sua residência e o de ida ao aeroporto, quando no embarque para o próximo voo.

A Avianca cancelou meu voo e não me ofereceu as opções, o que posso fazer?

Caso a empresa cancele o seu voo e não lhe ofereça as opções acima, você deve exigir seus direitos.

  1. Você pode cadastrar sua reclamação no site consumidor.gov.br ou do Procon!
  2. Caso o seu cancelamento tenha ocorrido com 72 horas anteriores ao voo e tenha causado um atraso superior a 4 horas no destino final, você pode cadastrar um pedido de indenização com Resolvvi.

Se quiser dar uma olhada na lista atualizada até o dia 29/04/2019, é só clicar aqui.

Para continuar sabendo dos direitos dos passageiros, basta deixar o nome e o e-mail abaixo:

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Avatar Leidice disse:

    Comprei uma passagem para congonhas, (site submarino)não consigo entrar em contato com eles
    Já tentei todos os tels que encontro no Google ??